10 Coisas que Precisa de Saber Sobre o Novo Facebook Search
O motor de busca da Facebook, o Search FYI, foi lançado no final do passado mês de Outubro e, de acordo com a Facebook, já indexou mais de 2 triliões de posts dos seus utilizadores. Basicamente, tudo o que seja postado publicamente está agora disponível através de pesquisa.
Aqui estão 10 coisas que precisa de saber sobre o novo Facebook Search, Search FYI.
1. As sugestões de pesquisa agora são personalizadas e mais oportunas
Aquando do anúncio do Search FYI, a Facebook promete que “à medida que escreve, vamos realçar as coisas que estão a acontecer agora para que possa seguir histórias populares enquanto elas se desenrolam.” Ainda não se sabe nada sobre como a Facebook auto populariza os resultados à medida que se escreve, mas podemos apostar que existe um algoritmo muito semelhante ao do Google Autosuggest.
2. Os resultados do Facebook Search agora incluem posts públicos assim como posts de amigos
A Facebook está a trabalhar em tornar post públicos tendenciais em resultados de pesquisa, assim se estiver à procura de informação sobre eventos atuais ou tópicos trend, provavelmente vai encontrar posts dos média ou de influenciadores lado a lado com posts de pessoas que conhece.
3. Os resultados do Facebook Search são classificados de 4 formas
Quando pesquisa, os resultados são classificados como: Top, Mais recentes, Pessoas e Fotos, permitindo ver os resultados de qualquer uma dessas formas.
4. Existem cerca de 200 fatores em jogo para o search ranking dentro do Facebook
Irá receber uma página de resultados personalizada com base em 200 fatores incluindo “o que gosta” e “com quem está relacionado”, o que pesquisou e informação sobre a sua identidade.
5. Atualizar os resultados de pesquisa nos dispositivos móveis
Uma grande característica no Twitter é a capacidade de “puxar para baixo” nos dispositivos móveis para atualizar o conteúdo de topo do feed. O Facebook também adicionou esta funcionalidade aos seus resultados de pesquisa.
6. Pode encontrar posts públicos ligados a um link específico
“Quando um link é amplamente partilhado no Facebook, está muitas vezes ligado a uma conversa pública interessante”, diz a Facebook. Com o novo Facebook Search, um clique irá exibir os posts públicos mais populares ligados a um link específico, permitindo aos utilizadores “saltar” para as conversas desses posts.
7. O Facebook mostra o número de pessoas que falam de um determinado link
Quando um post popular aparece em relação ao link pesquisado, será apresentado um indicador “People Talking” que o informará sobre quantas pessoas estão a discuti-lo em posts públicos dentro do ecossistema da Facebook.
8. Com a nova pesquisa ressurgem todos os históricos de posts
A função de pesquisa do Facebook é capaz de trazer “à tona” conteúdo antigo para que seja possível encontrar posts antigos. Isto claro que levanta questões de privacidade, contudo as pessoas que não queriam que posts futuros apareçam nas pesquisas podem simplesmente torná-los privados.
9. A tag Search FYI vai mantê-lo informado dos updates
A Facebook criou a tag Search FYI para manter os utilizadores informados sobre novas características ou updates. Mantenha-se atualizado sobre lançamentos de outras linguagens, novas funções ou outras melhorias em relação ao Facebook Search.
10. O Facebook Search está atualmente disponível para iPhone, Android e Desktop
As novas funcionalidade do Facebook Search estão disponíveis em inglês US para iPhone, Android e Desktop. Tenha em mente que se não consegue ainda pesquisar posts no novo motor de busca, pode aparecer nos resultados de pesquisa de pessoas que já têm acesso.
Já experimentou o Facebook Search desde o último update? Experimente e diga-nos a sua opinião!
Autor: Sónia Coelho
Consultora Júnior de Inbound Marketing