6 Tendências de Marketing Digital para apostar em 2021
Já conhece as tendências de Marketing Digital para 2021? Todos os anos surgem novas orientações que têm por base, em primeiro lugar, as preferências e comportamentos do público e, em segundo, as mais recentes tecnologias. Aliando umas e outras saberá que tipo de experiências as pessoas mais procuram e quais os recursos para lhas proporcionar.
Numa área tão competitiva como o Marketing Digital, o sucesso está em ir ao encontro do que o público deseja em cada momento. Para isso, estar sempre atualizado é essencial.
Conheça aquelas que, para nós, algumas das principais tendências de Marketing Digital para 2021.
6 Tendências de Marketing Digital para 2021
1) Marketing de Conversação
O Marketing de Conversação dá primazia ao contacto direto e imediato com os clientes. Através de plataformas de chat e chatbots garante respostas imediatas e pessoais, adequadas às necessidades do consumidor. É uma estratégia que envolve os clientes em tempo real e, ao mesmo tempo, potencia a conversão. Por exemplo:
– Uma mensagem de chat pode desencadear o envio de um email;
– Uma mensagem no Instagram pode incluir um link para o download de um ebook.
Os clientes procuram cada vez mais uma comunicação imediata e personalizada. O Marketing Conversacional é a melhor forma de corresponder a estas expectativas.
Vejamos o sucesso do WhatsApp enquanto canal utilizado por muitas marcas para estabelecerem uma comunicação mais direta com os seus seguidores. Através da criação de grupos, é possível falar com várias pessoas em tempo real e responder a questões, trocar ideias e partilhar informações.
As tendências de Marketing Digital para 2021 assentam essencialmente numa humanização do espaço digital.
2) Pesquisa por imagem
A pesquisa por imagem é cada vez mais comum, sendo por isso uma das tendências do Marketing Digital para 2021.
Por exemplo, os utilizadores recorrem cada vez mais à pesquisa por imagem para saberem onde podem comprar produtos iguais ou semelhantes a alguma referência que tenham. Naturalmente, este tipo de pesquisa é vantajoso para sites de e-commerce. Se é o seu caso, mantenha o catálogo de produtos sempre atualizado e otimize as imagens para SEO.
Segundo a Gartner, as empresas cujos sites estiverem preparados para a pesquisa visual e áudio verão as suas receitas de e-commerce aumentar 30%. Isto leva-nos ao terceiro ponto na lista das tendências de Marketing Digital para 2021.
3) Conteúdos áudio
Tal como as imagens, o áudio tem-se popularizado como forma de pesquisa e é uma das fortes tendências do Marketing Digital para 2021. Já sabemos que a pesquisa por voz está em crescimento (especialmente nos dispositivos móveis), mas há outras fortes tendências relacionadas com áudio que não podemos deixar de referir:
- Podcasts: Por serem de “fácil consumo” (pode realizar outras tarefas enquanto os ouve), os utilizadores procuram cada vez mais conteúdos áudio. Os podcasts têm um forte potencial de visibilidade: as pessoas ouvem e quando gostam recomendam. Conteúdos gratuitos e de valor são sempre cativantes.
- Versão áudio do conteúdo escrito: Muitas vezes basta incluir num site ou blog uma versão áudio do texto escrito para conseguir mais adesão. É mais prático do que ler e permite abranger pessoas que, de outra forma, estariam excluídas (invisuais, por exemplo).
4) Privacidade do consumidor
O avanço do Marketing Digital passa obrigatoriamente pelo Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD) sendo, por isso, uma das tendências para 2021.
É certo que, para personalizar as experiências dos utilizadores, é necessário ter acesso a alguns dos seus dados. Só dessa forma as empresas poderão conhecer as suas preferências, hábitos, horários, entre outros.
Mas se até 2018 a gestão e manutenção destes dados não era regulada, atualmente as empresas têm de apostar na transparência. Esta é uma tendência que irá manter-se, já que as exigências dos utilizadores também cresceram nesta matéria. A confiança nas marcas é algo cada vez mais valorizado.
5) Inteligência artificial
A inteligência artificial, da qual ouvimos falar há décadas, é agora uma das tendências de Marketing Digital para o ano de 2021. A inteligência artificial e o “Machine Learning” têm como objetivos analisar as preferências e comportamentos dos utilizadores para melhorar as suas experiências. Seguem 2 exemplos:
- Gestão de dados: A enorme quantidade de dados que as empresas recolhem torna a sua análise muito complexa e demorada. Através da inteligência artificial e “Machine Learning”, o processo de análise é simplificado. A análise e gestão dos dados permite identificar padrões e interpretar tendências. Assim, é possível chegar a conclusões efetivamente relevantes para o negócio.
- Chatbots: Nestes chats, é simulada a experiência de comunicar com uma pessoa real, quando, de facto, se trata de um programa de computador. Isto permite entregar às pessoas experiências cada vez mais personalizadas e qualificadas, pois o programa vai-se aperfeiçoando à medida que aumenta o número de interações.
6) Marketing de Conteúdo
Entre as tendências de Marketing Digital para 2021 não podíamos deixar de referir o Marketing de Conteúdo. Tem sido uma das principais tendências dos últimos anos e continuará a sê-lo em 2021.
É disponibilizando conteúdo de qualidade que as empresas mostram o seu know how profissional. É com conteúdo relevante que respondem às dúvidas das pessoas e conquistam a sua confiança ao longo do tempo. Através do conteúdo partilhado em diferentes canais é possível encaminhar os potenciais clientes ao longo da sua jornada de compra.
O Google destaca páginas de sites de empresas com os conteúdos que melhor respondam às pesquisas dos utilizadores. Na era da informação, o conteúdo é rei e determina o sucesso de uma marca! É uma das tendências do Marketing Digital para 2021 e, arriscamos dizer, manter-se-á nos próximos anos.
Acompanhar as tendências é fundamental para a sua estratégia de Marketing Digital. Quer ter mais visibilidade online? O primeiro passo é estar atento às exigências do público, que vão mudando a cada ano.
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