Política de Privacidade
Introdução
A presente Política de Privacidade explica o que fazemos com os seus dados pessoais, quando se mostra interessado em subscrever os nossos formulários de contacto, newsletter, blog, materiais ricos ou se estiver a visitar o nosso site.
Descreve de que modo recolhemos, utilizamos e tratamos os seus dados pessoais e, ao fazê-lo, de que modo cumprimos as nossas obrigações legais em relação a si. A sua privacidade é importante para nós e estamos empenhados em proteger e salvaguardar os direitos da privacidade dos seus dados.
A presente Política de Privacidade aplica-se aos dados pessoais dos nossos Utilizadores do Site, Subscritores, Clientes, Fornecedores e outras pessoas que possamos contactar, a fim de saberem mais sobre os nossos serviços ou sobre quem indicam como contacto de emergência.
Para efeitos da legislação aplicável em matéria de proteção dos dados [incluindo, entre outros, o Regulamento Geral de Proteção dos Dados [Regulamento (UE) 2016/679] (“RGPD”)], a empresa responsável pelos seus dados pessoais (“Link&Grow” ou “nós”) pode ser contactada pelo seguinte email dpo@linkandgrow.pt.
Cumpre salientar que, ocasionalmente, poderemos alterar a presente Política de Privacidade. Se pretender manter-se atualizado, visite esta página, dado que todas as alterações serão publicadas aqui.
Caso não esteja satisfeito com algum aspeto da nossa Política de Privacidade, poderá beneficiar de direitos jurídicos e, quando pertinente, os mesmos serão igualmente descritos.
Secção abreviada “Visão Geral”
Que tipo de dados pessoais recolhemos?
DADOS DO SUBSCRITOR: A fim de proporcionar os melhores conteúdos possíveis adaptadas a si, precisamos de proceder ao tratamento de determinadas informações sobre si. Apenas pedimos informações que irão genuinamente ajudar-nos a ajudá-lo, tais como o seu nome, idade, dados de contacto, informações corporativas tais como nome empresa, cargo, budget para marketing digital, interesses em marketing digital.
Na medida em que acede ao nosso site, também recolheremos determinados dados seus.
DADOS DO CLIENTE: Se for um cliente da Link&Grow, precisamos de recolher e utilizar informações sobre si ou as pessoas da sua empresa no âmbito da nossa prestação de serviços, tais como: número de contribuinte da empresa, morada fiscal, NIB para emissão de faturas e designação fiscal da empresa.
Na medida em que acede ao nosso site, também recolheremos determinados dados seus.
DADOS DO FORNECEDOR: Necessitamos de uma pequena quantidade de informação dos nossos Fornecedores, a fim de assegurar que tudo funciona corretamente. Precisamos de dados de contacto de pessoas relevantes na sua empresa, para que possamos comunicar consigo. Também precisamos de outras informações, tais como os seus dados bancários para que possamos pagar-lhe os serviços que presta (caso isso faça parte das disposições contratuais celebradas entre nós).
Na medida em que acede ao nosso site, também recolheremos determinados dados seus.
UTILIZADORES DO SITE: Recolhemos uma quantidade limitada de dados dos utilizadores do nosso site, que utilizamos para nos ajudar a melhorar a sua experiência quando utiliza o nosso site e para nos ajudar a gerir os serviços que prestamos. Tal inclui informação sobre o modo como utiliza o nosso site, a frequência com que acede ao mesmo e as horas em que o nosso site é mais popular.
As nossas bases jurídicas para o tratamento dos seus dados.
Como recolhemos os seus dados pessoais?
DADOS DO SUBSCRITOR: Existem duas formas principais através das quais recolhemos os seus dados pessoais:
- Diretamente de si;
- De terceiros.
Na medida em que acede ao nosso site ou lê ou clica num e-mail da nossa parte, podemos também recolher certos dados automaticamente ou através de si.
DADOS DO CLIENTE: Existem duas formas principais através das quais recolhemos os seus dados pessoais:
- Diretamente de si;
- De terceiros e outras fontes limitadas (por exemplo, meios de comunicação online e offline).
Na medida em que acede ao nosso site ou lê ou clica num e-mail da nossa parte, podemos também recolher certos dados automaticamente ou através de si.
DADOS DO FORNECEDOR: Recolhemos os seus dados pessoais durante o decurso do nosso trabalho consigo.
Na medida em que acede ao nosso site ou lê ou clica num e-mail da nossa parte, podemos também recolher certos dados automaticamente ou através de si.
UTILIZADORES DO SITE: Recolhemos os seus dados automaticamente através de cookies quando visita o nosso site, em consonância com as definições de cookies do seu navegador. Também recolheremos dados seus quando nos contacta através do site, por exemplo utilizando a funcionalidade de chat.
Como utilizamos os seus dados pessoais?
DADOS DO SUBSCRITOR: A principal razão para utilizar os seus dados pessoais é ajudá-lo a encontrar conteúdos e soluções em marketing digital que possam ser adequadas para si ou sua empresa. Quanta mais informação tivermos sobre si, o seu conjunto de competências e as suas ambições, mais personalizado se poderá tornar o nosso serviço. Quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais, também podemos utilizar os seus dados pessoais para fins como marketing, definição de perfis e monitorização da diversidade. Quando apropriado, procuraremos obter o seu consentimento para levar a cabo algumas destas atividades.
DADOS DO CLIENTE: A principal razão para utilizar informações sobre Clientes é assegurar que as disposições contratuais entre nós podem ser devidamente aplicadas de modo a que a relação se desenrole sem problemas.
DADOS DO FORNECEDOR: As principais razões para utilizar os seus dados pessoais são assegurar que as disposições contratuais entre nós podem ser devidamente aplicadas de modo a que a relação se desenrole sem problemas e para cumprir as obrigações legais.
UTILIZADORES DO SITE: Utilizamos os seus dados para nos ajudar a melhorar a experiência de utilização do nosso site, por exemplo analisando os critérios da sua pesquisa recente para nos ajudar a apresentar-lhe soluções que pensamos serem do seu interesse. Se também for um Subscritor ou Cliente da Link&Grow, poderemos utilizar dados da sua utilização dos nossos sites para melhorar outros aspetos das nossas comunicações ou serviço relativos a si.
Tenha em atenção que as comunicações para e do Pessoal da Link&Grow, incluindo e-mails, poderão ser analisadas como parte de investigações internas ou externas ou litígio.
Com quem partilhamos os seus dados pessoais?
DADOS DO SUBSCRITOR: Salvo indicação da sua parte em contrário, poderemos partilhar as suas informações com elementos internos à Link&Grow e terceiros associados, tais como os nossos prestadores de serviços quando consideremos que tal nos ajudará a prestar-lhe o melhor serviço possível.
DADOS DO CLIENTE: Salvo indicação da sua parte em contrário, poderemos partilhar as suas informações com elementos internos à Link&Grow e terceiros associados, tais como os nossos prestadores de serviços quando consideremos que tal nos ajudará a cumprir os seus objetivos.
DADOS DO FORNECEDOR: Salvo indicação da sua parte em contrário, poderemos partilhar as suas informações com os nossos prestadores de serviços e empresas a quem prestamos serviços.
UTILIZADORES DO SITE: Salvo indicação em contrário da sua parte, poderemos partilhar as suas informações com prestadores de serviços de análise da rede, plataformas de automatização de marketing e serviços de redes sociais para garantir que os anúncios que recebem são dirigidos a si.
De que modo salvaguardamos os seus dados pessoais?
A proteção das suas informações é importante para nós, razão pela qual aplicamos medidas apropriadas concebidas para prevenir o acesso não autorizado e a utilização indevida dos seus dados pessoais.
Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais?
Se num período de dois anos não tivermos tido um contacto relevante consigo (ou, quando apropriado, com a empresa com ou para a qual está a trabalhar), apagaremos os seus dados pessoais dos nossos sistemas, salvo se considerarmos de boa-fé que a legislação ou outra regulamentação nos obriga a conservá-los (por exemplo, devido às nossas obrigações para com as autoridades fiscais ou em relação a um litígio antecipado).
De que forma pode aceder, alterar ou remover os dados pessoais que nos forneceu?
Mesmo que já estejamos na posse dos seus dados pessoais, continua a ter vários direitos em relação aos mesmos. Para ficar a conhecê-los, contacte-nos. Procuraremos tratar do seu pedido sem atraso indevido e, em todos os casos, em conformidade com os requisitos de qualquer legislação aplicável. Tenha em atenção que poderemos manter um registo das suas comunicações para nos ajudar a resolver quaisquer questões suscitadas por si.
Direito de se opor: Se estivermos a utilizar os seus dados por considerarmos que tal é necessário para os nossos interesses legítimos e não concordar, tem o direito de se opor. Responderemos ao seu pedido no prazo de 30 dias (embora em determinados casos nos possa ser permitido prorrogar este prazo). Regra geral, apenas discordaremos de si se forem aplicáveis determinadas condições limitadas.
Direito de retirar consentimento: Caso tivermos obtido o seu consentimento para proceder ao tratamento dos seus dados pessoais para determinadas atividades (por exemplo, para a definição do perfil da sua adequação para certas funções) ou consentimento para efeitos de marketing para si, pode retirar o seu consentimento em qualquer altura.
Pedidos de Acesso do Titular dos Dados (PATD): Para que fique claro, tem o direito de nos pedir, em qualquer altura, que confirmemos as informações de que dispomos sobre si e poderá pedir-nos para alterar, atualizar ou apagar essas informações. Chegados a este ponto, poderemos satisfazer o seu pedido ou, adicionalmente, proceder a uma das seguintes ações:
- Poderemos pedir-lhe para verificar a sua identidade ou pedir mais informações sobre o seu pedido;
- Caso possamos legalmente fazê-lo, poderemos recusar o seu pedido, mas explicaremos as razões para o fazer.
Direito ao apagamento: Em determinadas situações (por exemplo, caso tenhamos procedido ilicitamente ao tratamento dos seus dados), tem o direito de nos pedir que “apaguemos” os seus dados pessoais. Responderemos ao seu pedido no prazo de 30 dias (embora em determinados casos nos possa ser permitido prorrogar este prazo) e apenas discordaremos de si se forem aplicáveis determinadas condições limitadas. Se concordarmos com o seu pedido, apagaremos os seus dados, mas presumiremos geralmente que preferirá que mantenhamos uma nota do seu nome no nosso registo de pessoas que preferem não serem contactadas. Desta forma, reduziremos as hipóteses de ser contactado no futuro quando os seus dados são recolhidos em circunstâncias não relacionadas. Caso prefira que não o façamos, pode dizê-lo.
Direito à portabilidade dos dados: Se assim o pretender, tem o direito de transferir os seus dados de nós para outro responsável pelo tratamento. Colaboraremos nessa transferência – transferindo diretamente os seus dados para si ou fornecendo-lhe uma cópia num formato de leitura automática de uso corrente.
Direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo: Tem também o direito de apresentar uma reclamação à sua autoridade de controlo local.
Se os seus interesses ou requisitos se alterarem, pode cancelar a subscrição de parte ou da totalidade do conteúdo de marketing (por exemplo, e-mails sobre marketing digital ou posts informativos da Link&Grow), clicando na hiperligação de cancelamento da subscrição que consta do e-mail.
Quem é responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais no site da Link&Grow?
A Link&Grow controla o tratamento dos seus dados pessoais no(s) seu(s) site(s).
O que são os cookies e como os utilizamos?
Um “cookie” é um pequeno ficheiro de dados que é armazenado no disco rígido do seu computador. São utilizados por quase todos os sites e não prejudicam o seu sistema. Utilizamo-los para rastrear a sua atividade a fim de nos ajudar a assegurar que obtém uma experiência com o número mais reduzido possível de problemas quando visita o nosso site. Podemos usar as informações dos cookies para assegurar que lhe apresentamos opções adaptadas às suas preferências na sua próxima visita. Também podemos usar cookies para analisar o tráfego e para fins publicitários.
Se pretender verificar ou alterar o tipo de cookies que aceita, pode normalmente fazê-lo nas definições do seu navegador.
Como recusar cookies
Caso não pretenda receber cookies que não sejam estritamente necessários para executar funcionalidades básicas do nosso site, pode optar pela autoexclusão alterando as definições do seu navegador.
A maior parte dos navegadores aceitará cookies, mas se pretender que não recolhamos dados desta forma pode optar por aceitar todos ou alguns ou recusar cookies nas definições de privacidade do seu navegador. Contudo, recusar todos os cookies significa que poderá não ser capaz de usufruir plenamente de todas as funcionalidades do nosso site. Cada navegador é diferente e, portanto, deve verificar o menu “Ajuda” do seu navegador para ficar a saber como alterar as suas preferências de cookies.
Para mais informações gerais sobre cookies, incluindo como desativá-los, consulte a aboutcookies.org. Também encontrará informações sobre como apagar cookies do seu computador.
Versões extensas pormenorizadas das secções
Que tipo de informações pessoais recolhemos?
Pretende saber em mais detalhe que dados recolhemos sobre si? Segue-se uma análise mais pormenorizada das informações que poderemos recolher. As informações descritas abaixo são, obviamente, adicionais a quaisquer dados pessoais cujo tratamento somos obrigados por lei a fazer numa determinada situação.
DADOS DO SUBSCRITOR: Dependendo das circunstâncias relevantes e das leis e requisitos locais aplicáveis, poderemos recolher a totalidade ou parte das informações listadas a seguir para nos permitir oferecer-lhe oportunidades de emprego adaptadas às suas circunstâncias e interesses. Em algumas jurisdições, temos limitações no processamento de alguns dos tipos de dados descritos abaixo. Nestes casos, não processaremos os dados em tais jurisdições:
- Nome;
- Idade/data de nascimento;
- Estado civil;
- Dados de contacto;
- Dados da pessoa de referência;
- Estatuto de imigração (no caso de necessitar de uma autorização de trabalho);
- Nacionalidade/cidadania/local de nascimento;
- Informação sobre os seus interesses e necessidades relativamente ao marketing digital, recolhidas diretamente e inferidas, por exemplo a partir de artigos lidos no nosso site;
- Informação suplementar que optar por partilhar connosco;
- Informação suplementar que as suas pessoas de referência optem por partilhar connosco sobre si;
- Endereço de IP, datas, horas e frequência com que acede aos nossos serviços.
Tenha em atenção que a lista acima de categorias de dados pessoais que poderemos recolher não é exaustiva.
Na medida em que acede ao nosso site também recolheremos determinados dados seus.
DADOS DO CLIENTE: Os dados que recolhemos sobre Clientes são na verdade muito limitados. Normalmente, precisamos apenas de ter os seus dados de contacto ou os dados de contactos individuais da sua empresa (tais como nomes, números de telefone e endereços de e-mail), para nos permitir assegurar que a nossa relação se desenrola sem problemas. Também possuímos informação relacionada com o seu envolvimento online com perfis de Subscritores e outro material publicado pela Link&Grow, que utilizamos para assegurar que as nossas comunicações de marketing dirigidas a si são relevantes e oportunas. Poderemos também possuir informação que alguém na sua empresa tenha optado por partilhar connosco. Em determinadas circunstâncias como, por exemplo, quando se relaciona com a nossa equipa financeira. Se, por qualquer motivo, necessitarmos de quaisquer dados pessoais suplementares, será informado.
Na medida em que acede ao nosso site também recolheremos determinados dados seus.
DADOS DO FORNECEDOR: Não recolhemos muitos dados sobre Fornecedores – apenas temos de assegurar que a nossa relação se desenrola sem problemas. Recolheremos os dados para os nossos contactos na sua empresa, tais como nomes, números de telefone e endereços de e-mail. Também recolheremos dados bancários, para que possamos pagar-lhe. Poderemos também possuir informação que alguém na sua empresa tenha optado por partilhar connosco. Em determinadas circunstâncias como, por exemplo, quando se relaciona com as nossas equipas Financeira.
Na medida em que acede ao nosso site também recolheremos determinados dados seus.
UTILIZADORES DO SITE: Recolhemos uma quantidade limitada de dados dos Utilizadores do nosso Site, que utilizamos para nos ajudar a melhorar a sua experiência quando utiliza o nosso site e para nos ajudar a gerir os serviços que prestamos. Tal inclui informações como a forma como utiliza o nosso site, a frequência com a qual acede ao mesmo, o seu tipo de navegador, a localização a partir da qual consulta o nosso site, a língua que escolhe para o visualizar e as horas em que o nosso site é mais popular. Se nos contactar através do site utilizando, por exemplo, a funcionalidade do chat, recolheremos qualquer informação que nos forneça como, por exemplo, o seu nome e dados de contacto.
Como recolhemos os seus dados pessoais?
DADOS DO SUBSCRITOR: Recolhemos dados pessoais do SUBSCRITOR de três formas principais:
- Dados pessoais que você, o subscritor, nos fornece;
- Dados pessoais que recebemos de outras fontes;
- Dados pessoais que recolhemos automaticamente.
Dados pessoais que nos fornece
A Link&Grow necessita de conhecer certas informações sobre si para prestar um serviço adaptado. Tal permitir-nos-á oferecer-lhe as melhores oportunidades e deverá economizar-lhe tempo ao não ter de andar a percorrer informações sobre trabalhos e serviços que não são pertinentes para si.
Existem diversas formas de partilhar as suas informações connosco. Tudo depende daquilo que se adequa a si. Estas poderão incluir:
- Introduzir os seus dados no site da Link&Grow ou através do formulário de blog, newsletter, pedido de contacto ou landing pages de conteúdos;
- Participar num concurso através de um canal de uma rede social como o Facebook ou Twitter;
- Participar numa campanha através de um canal de uma rede social como o Facebook ou Twitter;
- Participar numa campanha através dos motores de pesquisa como Google Adwords ou Bing Ads.
Dados pessoais que recebemos de outras fontes
Também recebemos dados pessoais sobre subscritores de outras fontes. Dependendo das circunstâncias relevantes e das leis e requisitos locais aplicáveis, estes poderão incluir dados pessoais recebidos nas seguintes situações:
As suas pessoas de referência poderão divulgar informações pessoais sobre si;
Os nossos Clientes poderão partilhar connosco informações pessoais sobre si;
Se der um “gosto” na nossa página de Facebook ou “seguir-nos” no Twitter, Linkedin, Pinterest ou Instagram receberemos informações pessoais desses sites;
Se nos for referenciado através de um fornecedor, este poderá partilhar connosco informações pessoais sobre si.
Dados pessoais que recolhemos automaticamente
Na medida em que acede ao nosso site ou lê ou clica num e-mail da nossa parte, quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais, podemos também recolher os seus dados automaticamente ou através de si.
DADOS DO CLIENTE: Recolhemos dados pessoais do Cliente de três formas:
- Dados pessoais que recebemos diretamente de si;
- Dados pessoais que recebemos de outras fontes;
- Dados pessoais que recolhemos automaticamente.
Dados pessoais que recebemos diretamente de si
Receberemos dados diretamente de si de duas formas:
- Caso nos contacte de forma proactiva, normalmente por telefone ou e-mail;
- Caso o contactemos por telefone ou por e-mail ou, de um modo geral, através da atividade comercial dos nossos consultores.
Dados pessoais que recebemos de outras fontes
Quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais, poderemos procurar informações sobre si ou os seus colegas noutras fontes, normalmente através da diligência devida ou outras informações do mercado, incluindo:
- Um terceiro de estudo de mercado e mediante a análise de meios de comunicação online e offline (que poderemos fazer nós próprios ou contratar outras empresas para o fazerem por nós);
- A partir de listas de participantes em eventos relevantes;
- A partir de outras fontes limitadas e terceiros (por exemplo, dos nossos Subscritores na medida em que nos forneçam os seus dados para atuar como pessoa de referência para eles).
Dados pessoais que recolhemos através do nosso site
Na medida em que acede ao nosso site ou lê ou clica num e-mail da nossa parte, quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais, podemos também recolher os seus dados automaticamente ou através de si.
UTILIZADORES DO SITE: Quando visita o nosso site existem certas informações que poderemos recolher automaticamente, quer decida utilizar ou não os nossos serviços. Tal inclui o seu endereço IP, a data, horas e frequência com que acede ao nosso site e a forma como navega o respetivo conteúdo. Também recolheremos dados seus quando nos contacta através do site utilizando, por exemplo, a funcionalidade de chat.
Recolhemos os seus dados automaticamente através de cookies, em consonância com as definições de cookies do seu navegador. Se também for um Subscritor ou Cliente da Link&Grow, poderemos utilizar dados da sua utilização dos nossos sites para melhorar outros aspetos das nossas comunicações consigo ou dos serviços que lhe prestamos.
Como utilizamos os seus dados pessoais?
Após obtermos os seus dados, utilizamo-los depois de várias formas.
DADOS DO SUBSCRITOR: Normalmente utilizamos os dados do Subscritor da seguinte forma:
Atividades de marketing
Periodicamente, poderemos enviar-lhe informação que consideramos ser do seu interesse. Em especial, poderemos ter a necessidade de utilizar os seus dados para as finalidades listadas abaixo, quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais. Tenha em atenção que se trata de uma lista não exaustiva. Para:
- Enviar-lhe materiais ricos, conteúdos do seu interesse relacionados com marketing digital, dados de relatórios, promoções, ofertas, eventos;
- Apresentar excertos promocionais dos seus dados no(s) site(s) da Link&Grow como uma história de sucesso (apenas quando tivermos obtido o seu consentimento expresso para fazê-lo);
- Prestar-lhe informação sobre certos descontos e ofertas a que tem direito devido à sua relação com a Link&Grow.
Necessitamos do seu consentimento para alguns aspetos destas atividades que não são abrangidas pelos nossos interesses legítimos (em especial, a recolha de dados através de cookies e o fornecimento de marketing direto através de canais digitais) e, dependendo da situação, iremos solicitá-lo através de uma opção de inclusão ou soft-opt-in.
O consentimento soft-opt-in é um tipo específico de consentimento que se aplica quando se tenha previamente envolvido connosco (por exemplo, enviando um currículo ou outro registo disponível sobre um material rico ou um diagnóstico gratuito ao marketing digital da sua empresa). Nos termos do consentimento soft-opt-in, consideraremos que o seu consentimento foi dado, a menos que ou até que se autoexclua.
Se não concordar com a nossa abordagem de marketing, tem o direito de retirar o seu consentimento em qualquer altura e pode ficar a saber mais sobre como fazê-lo em baixo. Ninguém é perfeito, ainda que o tentemos ser. Queremos que saiba que mesmo que se tenha autoexcluído das nossas comunicações de marketing através do nosso centro de preferências, é possível que os seus dados possam ser recuperados através de fontes públicas numa campanha não relacionada com marketing. Tentaremos certificar-nos de que isso não acontece, mas caso aconteça, pedimos desculpa. Apenas o faremos nas circunstâncias em que tenha voltado a autoexcluir-se.
Todo o nosso marketing se baseia naquilo que pensamos que irá servir melhor os nossos Clientes e Subscritores, mas estamos conscientes de que não vamos acertar sempre. Poderemos utilizar os seus dados para lhe apresentar anúncios da Link&Grow e outro conteúdo noutros sites como, por exemplo, o Facebook. Se pretender que não utilizemos os seus dados desta forma, desative a opção “Cookies Publicitários” (consulte a nossa Política de Cookies). Mesmo no caso de ter desativado os cookies publicitários, continua a ser possível que visualize um anúncio da Link&Grow, mas neste caso não foi direcionado para si pessoalmente, mas sim a uma audiência anónima.
Ajudar-nos à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito
Em circunstâncias raras, poderemos utilizar os seus dados pessoais para nos ajudar à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito.
Definição de perfis
Embora presentemente todas as nossas atividades de marketing digital envolvam a tomada de decisões humanas durante o processo, poderemos no futuro utilizar tecnologias totalmente automatizadas, tais como sistemas especializados ou aprendizagem automática para realizar um processo de envio de emails do início ao fim, quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais.
Quando apropriado, procuraremos obter o seu consentimento para levar a cabo parte ou a totalidade destas atividades.
Tem o direito de retirar esse consentimento em qualquer altura.
DADOS DO CLIENTE: Utilizamos informações do Cliente para:
- Atividades de Marketing;
- Ajudar-nos à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito
Seguem-se mais alguns pormenores sobre cada uma delas:
Atividades de marketing
Sujeito a quaisquer leis e requisitos locais, não procuraremos, por via de regra, o seu consentimento quando enviamos materiais de marketing como o nosso Índice de Competências Global para um endereço postal ou de correio eletrónico empresarial.
Se não concordar com esta situação, tem o direito de autoexcluir-se da receção de materiais de marketing da nossa parte.
Tenha em atenção que em determinadas jurisdições nas quais operamos, cumprimos requisitos da legislação local adicionais em matéria de atividades de marketing.
Ajudar-nos à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito
- Em circunstâncias raras, poderemos utilizar os seus dados pessoais para nos ajudar à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito.
DADOS DO FORNECEDOR: Compreendemos que provavelmente estará ocupado e não pretende que o contactemos sobre todo o tipo de coisas. Para encontrar o equilíbrio certo, apenas utilizaremos as suas informações:
- Para armazenar (e atualizar quando necessário) as suas informações na nossa base de dados, para que possamos contactá-lo em relação aos nossos contratos;
- Para oferecer-lhe serviços ou para obter apoio e serviços da sua parte;
- Para cumprir determinadas obrigações legais;
- Para ajudar-nos a direcionar campanhas de marketing apropriadas;
- Em circunstâncias raras, para ajudar-nos à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito.
Poderemos utilizar os seus dados pessoais para estas finalidades, caso consideremos necessário fazê-lo para os nossos interesses legítimos.
Não iremos, por via de regra, procurar o seu consentimento ao enviar mensagens de marketing para um endereço postal ou de correio eletrónico empresarial.
Se não concordar, em determinadas circunstâncias tem o direito de se opor.
Tenha em atenção que em determinadas jurisdições nas quais operamos, cumprimos requisitos adicionais da legislação local.
UTILIZADORES DO SITE: Utilizamos os seus dados para nos ajudar a melhorar a experiência de utilização do nosso site analisando, por exemplo, os seus critérios recentes de pesquisa de conteúdos, para nos ajudar a apresentar-lhe os melhores temas e matérias que pensamos serem do seu interesse.
Com quem partilhamos os seus dados pessoais?
Quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais, poderemos partilhar os seus dados pessoais de várias formas e por várias razões com as seguintes categorias de pessoas:
- Autoridades fiscais, de auditoria ou de outro tipo, quando considerarmos de boa-fé que a legislação ou outra regulamentação nos obriga a partilhar estes dados (por exemplo, devido a um pedido de uma autoridade fiscal ou em relação a um litígio antecipado);
- Terceiros prestadores de serviços que desempenham funções em nosso nome (incluindo consultores externos, parceiros de negócios e conselheiros profissionais como advogados, auditores e contabilistas, funções de apoio técnico e consultores informáticos que realizam testes e trabalho de desenvolvimento nos sistemas de tecnologia da nossa empresa);
- Terceiros prestadores de serviços informáticos e de armazenamento de documentos externalizados, nos casos em que disponhamos de um contrato de tratamento apropriado (ou proteções similares);
- Plataformas e fornecedores de tecnologia de marketing;
- Na eventualidade de a Link&Grow ser objeto de fusão com ou de aquisição por parte de outra empresa ou sociedade no futuro (ou no caso de estar em conversações significativas para tal possibilidade), poderemos partilhar os seus dados pessoais com os (potenciais) novos proprietários da empresa ou sociedade.
De que modo salvaguardamos os seus dados pessoais?
Estamos empenhados em adotar todas as medidas razoáveis e apropriadas para proteger as informações pessoais que possuímos de utilização indevida, perda ou acesso não autorizado. Fazemo-lo mediante a criação de um conjunto de medidas técnicas e organizacionais adequadas. Estas incluem medidas para lidar com qualquer suspeita de violação de dados.
Caso suspeite de uma utilização indevida, perda ou acesso não autorizado às suas informações pessoais, informe-nos imediatamente.
Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais?
Iremos apagar os seus dados pessoais dos nossos sistemas se não tivermos tido qualquer contacto relevante consigo (ou, quando apropriado, com a empresa com ou para a qual está a trabalhar) num período de dois anos (ou durante um período mais longo se considerarmos de boa-fé que a legislação ou os reguladores relevantes nos obrigam a conservar os seus dados). Decorrido esse período, é provável que os seus dados deixem de ser relevantes para as finalidades para as quais foram recolhidos.
Para os Subscritores cujos serviços são prestados através de uma empresa terceira ou outra entidade, “contacto relevante” consigo significa contacto relevante com a empresa ou entidade que presta os seus serviços. Nos casos em que somos notificados que tal empresa ou entidade já não tem a referida relação consigo, não iremos conservar os seus dados por mais de dois anos a partir desse momento ou, caso seja mais tarde, durante o período de dois anos a partir do momento em que tenhamos posteriormente um contacto relevante diretamente consigo.
Quando indicamos “contacto relevante”, queremos dizer, por exemplo, comunicação entre nós (verbal ou escrita) ou quando se envolve ativamente com os nossos serviços online. Se for um Subscritor, consideraremos tratar-se de um contacto relevante consigo o envio do seu currículo atualizado para o nosso site ou a participação numa das nossas formações online. Consideraremos igualmente um contacto relevante se comunicar connosco sobre potenciais funções, tanto por comunicação verbal quanto escrita ou se clicar em qualquer uma das nossas comunicações de marketing. A sua receção, abertura ou leitura de um e-mail ou outra mensagem digital da nossa parte não contará como contacto relevante – tal apenas ocorrerá nos casos em que clicar ou responder diretamente.
De que forma pode aceder, alterar ou remover os dados pessoais que nos forneceu?
Um dos principais objetivos do RGPD é proteger e esclarecer os direitos dos cidadãos da UE e das pessoas na UE no tocante à privacidade dos dados. Tal significa que possui vários direitos relativamente aos seus dados, mesmo quando nos tenham sido fornecidos por si. Os mesmos estão descritos mais pormenorizadamente a seguir.
Para ficar a conhecer esses direitos, contacte-nos. Procuraremos tratar o seu pedido sem atrasos indevidos e, em qualquer caso, no prazo de um mês (sujeito a quaisquer prorrogações permitidas por lei). Tenha em atenção que poderemos manter um registo das suas comunicações para nos ajudar a resolver quaisquer questões suscitadas por si.
Direito de se opor: este direito permite-lhe opor-se ao tratamento da nossa parte dos seus dados pessoais quando o façamos por uma das seguintes razões: (i) os nossos interesses legítimos; (ii) para nos permitir executar uma tarefa no interesse público ou exercer autoridade oficial; (iii) para lhe enviar materiais de marketing direto; e (iv) fins científicos, históricos, de investigação ou estatísticos.
As categorias “interesses legítimos” e “marketing direto” acima são as mais suscetíveis de se aplicarem aos nossos Utilizadores do Site Subscritores, Clientes e Fornecedores. Se a sua objeção disser respeito ao tratamento da nossa parte dos seus dados pessoais por considerarmos que é necessário para os nossos interesses legítimos, devemos atuar de acordo com a sua objeção pondo termo à atividade em causa, salvo se:
- Pudermos demonstrar que temos motivos legítimos obrigatórios para o tratamento que se sobrepõem aos seus interesses;
- Estamos a proceder ao tratamento dos seus dados para a declaração, o exercício ou a defesa de um direito.
Se a sua objeção estiver relacionada com marketing direto, devemos atuar de acordo com a sua objeção pondo termo a esta atividade.
Direito de retirar o consentimento: Caso tenhamos obtido o seu consentimento para proceder ao tratamento dos seus dados pessoais para determinadas atividades (por exemplo, para os nossos acordos de marketing ou definição de perfis automática), poderá retirar este consentimento em qualquer altura e deixaremos de realizar a atividade específica que anteriormente consentiu, salvo se considerarmos existir uma razão alternativa para justificar o tratamento continuado da nossa parte dos seus dados para esta finalidade, caso no qual informá-lo-emos sobre esta condição.
Pedidos de Acesso do Titular dos Dados (PATD): Poderá pedir-nos, em qualquer altura, que confirmemos as informações de que dispomos sobre si e poderá pedir-nos para alterar, atualizar ou apagar essas informações. Poderemos pedir-lhe para verificar a sua identidade e mais informações sobre o seu pedido. Se lhe concedermos acesso às informações que possuímos sobre si, não cobraremos esse acesso, salvo se o seu pedido for “manifestamente infundado ou excessivo”. Se nos pedir cópias adicionais destas informações, poderemos cobrar-lhe um custo administrativo razoável, quando tal for legalmente permitido. Nos casos em que nos seja legalmente permitido, poderemos recusar o seu pedido. Se recusarmos o seu pedido, será sempre informado sobre os motivos porque o fizemos.
Tenha em atenção que em determinadas jurisdições nas quais operamos, cumprimos requisitos da legislação local adicionais em matéria de pedido de acesso dos titulares dos dados e poderemos recusar o seu pedido em conformidade com essa legislação.
Direito ao apagamento: Em determinadas circunstâncias, tem o direito de pedir que apaguemos os seus dados pessoais. Normalmente, a informação deve observar um dos seguintes critérios:
- Os dados já não são necessários para a finalidade para a qual originalmente os recolhemos e/ou tratámos;
- Quando tendo sido dado anteriormente, retirou o seu consentimento para procedermos ao tratamento dos seus dados e não existe outra razão válida para que os continuemos a tratar;
- Os dados foram ilicitamente objeto de tratamento (ou seja, de uma forma que não cumpre o RGPD);
- É necessário que os dados sejam apagados, a fim de cumprirmos as nossas obrigações legais enquanto responsável pelo tratamento; ou
- Se procedemos ao tratamento dos dados por considerarmos que é necessário fazê-lo para os nossos interesses legítimos, opõe-se ao tratamento e não somos capazes de demonstrar razões imperativas legítimas para o nosso tratamento continuado.
Tenha em atenção que em determinadas jurisdições nas quais operamos, cumprimos requisitos da legislação local adicionais em matéria do direito dos titulares dos dados ao apagamento e poderemos recusar o seu pedido em conformidade com essa legislação.
Apenas poderemos recusar satisfazer o seu pedido por uma das seguintes razões:
- Para exercer o direito de liberdade de expressão e informação;
- Para cumprir obrigações legais ou para executar uma tarefa de interesse público ou o exercício de uma autoridade oficial;
- Por motivos de saúde pública no interesse do público;
- Para fins de arquivo, investigação ou estatísticos;
- Para o exercício ou a defesa de um direito.
Ao cumprir um pedido válido de apagamento de dados, adotaremos todas as medidas práticas razoáveis para apagar os dados relevantes.
Direito de restringir o tratamento: Em determinadas circunstâncias, tem o direito de restringir o tratamento que fazemos dos seus dados pessoais. Tal significa que apenas podemos continuar a armazenar os seus dados e não poderemos realizar mais atividades de tratamento com os mesmos até: (i) que uma das circunstâncias listadas a seguir esteja resolvida; (ii) o seu consentimento; ou (iii) seja necessário tratamento adicional para a declaração, o exercício ou a defesa de um direito, a proteção dos direitos de outra pessoa ou motivos de interesse público importante da UE ou de um Estado-Membro.
As circunstâncias nas quais tem direito a pedir que a restrição do tratamento dos seus dados pessoais são:
- No caso de contestar a exatidão dos dados pessoais que tratamos sobre si. Neste caso, o tratamento da nossa parte dos seus dados pessoais será restringido pelo período durante o qual a exatidão dos dados é verificada;
- No caso de se opor ao tratamento dos seus dados pessoais para os nossos interesses legítimos. Nesta situação, pode pedir que os dados sejam restringidos enquanto verificamos os nossos fundamentos para o tratamento dos seus dados pessoais;
- Caso o tratamento que fazemos dos seus dados seja ilícito, mas preferir restringir o tratamento que fazemos dos mesmos em vez do respetivo apagamento;
- Caso já não precisemos de proceder ao tratamento dos seus dados pessoais, mas necessita dos dados para a declaração, o exercício ou a defesa de um direito.
Caso tenhamos partilhado os seus dados pessoais com terceiros, estes serão notificados sobre o tratamento restringido, salvo se tal for impossível ou implicar um esforço desproporcionado. Iremos, naturalmente, notificá-lo antes de levantar qualquer restrição ao tratamento dos seus dados pessoais.
Direito de retificação: Tem igualmente o direito de pedir que retifiquemos quaisquer dados pessoais inexatos ou incompletos que possuímos sobre si. Caso tenhamos partilhado esses dados pessoais com terceiros, estes serão notificados sobre a retificação, salvo se tal for impossível ou implicar um esforço desproporcionado. Quando apropriado, também lhe revelaremos a que terceiros divulgámos os dados pessoais inexatos ou incompletos. Nos casos em que consideremos que é razoável não satisfazermos o seu pedido, explicaremos os motivos da decisão.
Direito à portabilidade dos dados: Se assim o pretender, tem o direito de transferir os seus dados pessoais entre responsáveis pelo tratamento. Com efeito, tal significa que pode transferir os dados para outra plataforma online. Para permitir que o faça, iremos fornecer-lhe os seus dados num formato de leitura automática de uso corrente protegido por palavra-passe, para que possa transferir os dados para outra plataforma online. Em alternativa, poderemos transferir diretamente os dados por si. Este direito à portabilidade dos dados aplica-se a: (i) dados pessoais que tratamos automaticamente (ou seja, sem qualquer intervenção humana); (ii) dados pessoais fornecidos por si; e (iii) dados pessoais que tratamos com base no seu consentimento ou para cumprir um contrato.
Direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo: Tem também o direito de apresentar uma reclamação à sua autoridade de controlo local.
Se pretender exercer algum destes direitos ou retirar o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais (caso o consentimento seja a nossa base jurídica para tratar os seus dados pessoais). Tenha em atenção que poderemos manter um registo das suas comunicações para nos ajudar a resolver quaisquer questões suscitadas por si.
Pode, em qualquer altura, pedir para cancelar a subscrição de alertas de emprego.
É importante que a informação pessoal que possuímos sobre si seja precisa e atual. Informe-nos caso haja alterações nas suas informações pessoais durante o período em que conservamos os seus dados.
Quem é responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais no site da Link&Grow?
Pode ficar a saber que entidade da Link&Grow é responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais e onde está situada.
Como armazenamos e transferimos os seus dados a nível internacional?
Pretende saber mais sobre como armazenamos e transferimos os seus dados a nível internacional? A fim de lhe prestar o melhor serviço e realizar as finalidades descritas na presente Política de Privacidade, os seus dados poderão ser transferidos:
- Entre terceiros (tais como consultores ou outros Fornecedores da atividade da Link&Grow);
- Para Clientes estrangeiros ou para Clientes no seu país que poderão, por sua vez, transferir os seus dados a nível internacional;
- Para um prestador de armazenamento na cloud;
- Para outros terceiros, conforme referido aqui.
Queremos garantir que os seus dados são armazenados e transferidos de uma forma segura. Por conseguinte, apenas transferiremos dados fora do Espaço Económico Europeu ou EEE (ou seja, os Estados-Membros da União Europeia, juntamente com a Noruega, a Islândia e o Listenstaine) quando tal seja conforme com a legislação em matéria de proteção de dados e os meios de transferência proporcionem garantias adequadas em relação aos seus dados, por exemplo:
- Mediante um contrato de transferência de dados, que incorpore as cláusulas contratuais-tipo atuais adotadas pela Comissão Europeia para a transferência de dados pessoais por parte dos responsáveis pelo tratamento dos dados no EEE a responsáveis pelo tratamento e subcontratantes em jurisdições que careçam de leis de proteção de dados adequadas;
- Mediante a adesão ao quadro do Escudo de Proteção da Privacidade UE-EUA para a transferência de dados pessoais de entidades na UE para entidades nos Estados Unidos da América ou qualquer acordo equivalente relativo a outras jurisdições;
- Transferindo os seus dados para um país onde a Comissão Europeia registou a constatação de um nível de proteção adequado relativamente aos níveis de proteção dos dados desse país através da sua legislação;
- Quando tal seja necessário para a celebração ou execução de um contrato entre nós e um terceiro e a transferência seja no seu interesse para efeitos desse contrato (por exemplo, se precisarmos de transferir dados fora do EEE para cumprir as nossas obrigações ao abrigo desse contrato no caso de ser nosso Cliente);
- Caso tenha consentido a transferência de dados.
Para assegurar que os seus dados pessoais recebem um nível adequado de proteção, aplicámos procedimentos apropriados com os terceiros com quem partilhamos os seus dados pessoais para garantir que a sua informação pessoal é tratada por parte desses terceiros de uma forma consistente e que respeita a lei da proteção de dados
Política de cookies
O que é um cookie?
Um “cookie” é um arquivo de informação que é armazenado no disco rígido do seu computador e que regista a sua navegação num site para que, quando volta a visitar esse site, possa apresentar opções personalizadas com base na informação armazenada sobre a sua última visita. Também podemos usar cookies para analisar o tráfego e para fins publicitários e de marketing.
São utilizados por quase todos os sites e não prejudicam o seu sistema. Se pretender verificar ou alterar o tipo de cookies que aceita, pode normalmente fazê-lo nas definições do seu navegador. Também fornecemos informações sobre este aspeto na nossa página de preferências de Marketing no site da Link&Grow.
Como utilizamos os cookies?
Utilizamos cookies para fazer duas coisas:
- Para rastrear a sua utilização do nosso site. Tal permite-nos compreender a forma como utiliza o site e rastrear eventuais padrões que surjam individualmente ou de grupos maiores, o que nos vai ajudar a desenvolver e melhorar o nosso site e serviços em resposta ao que os nossos visitantes querem e necessitam;
- Para nos ajudar a anunciar-lhe empregos que pensamos ser do seu interesse. Espera-se que isso signifique que passe menos tempo a percorrer páginas sem fim e que consigamos arranjar-lhe o emprego que deseja mais rapidamente.
Os cookies são:
- Cookies de sessão: estes apenas são armazenados no seu computador durante a sua sessão Web e são automaticamente apagados quando fecha o navegador – normalmente, armazenam uma ID de sessão anónima permitindo-lhe navegar um site sem ter de iniciar sessão em cada página, mas não recolhem nenhuma informação do seu computador; ou
- Cookies persistentes: um cookie persistente é armazenado como um ficheiro no seu computador e mantém-se quando fecha o seu navegador Web. O cookie pode ser lido pelo site que o criou quando volta a visitar esse site. Utilizamos cookies persistentes do Google Analytics e para personalização (ver abaixo).
Os cookies podem ser categorizados como se segue:
- Cookies estritamente necessários: Estes cookies são essenciais para lhe permitir utilizar o site de forma eficaz, tal como quando se candidata a um emprego e, portanto, não podem ser desativados. Sem estes cookies, os serviços que lhe são disponibilizados no site não podem ser prestados. Estes cookies não recolhem informação sobre si que possa ser utilizada para marketing ou lembrar onde esteve na Internet.
- Cookies de desempenho: Estes cookies permitem-nos monitorizar e melhorar o desempenho do nosso site. Por exemplo, permitem-nos contabilizar as visitas, identificar fontes de tráfego e ver que partes do site são mais populares.
- Cookies de funcionalidade: Estes cookies permitem que o nosso site se lembre das escolhas que faz (tais como o seu nome de utilizador, língua ou região onde está) e fornecem funcionalidades melhoradas. Por exemplo, poderemos fornecer-lhe notícias ou atualizações pertinentes para os serviços que utiliza. Estes cookies também podem ser utilizados para lembrar alterações que fez ao tamanho do texto, tipo de letra e outras partes das páginas Web que pode personalizar. Podem igualmente ser utilizados para prestar serviços que solicitou, tais como visualizar um vídeo ou comentar num blogue. A informação que estes cookies recolhem é normalmente anonimizada.
- Cookies de personalização: Estes cookies ajudam-nos a anunciar dados de potenciais oportunidades de emprego que pensamos ser do seu interesse. Estes cookies são persistentes (enquanto estiver registado connosco) e significam que quando inicia sessão ou volta ao site pode ver anúncios de empregos similares aos empregos que navegou anteriormente.
O quadro no Anexo 2 lista os cookies que utilizamos na sua jurisdição, a razão pela qual os utilizamos e que tipo de cookies são.
Interesses legítimos
As nossas bases jurídicas para o tratamento dos seus dados
Interesses legítimos
O artigo 6.º, n.º 1, alínea f), do RGPD é aquele que é pertinente neste caso – afirma que podemos proceder ao tratamento dos seus dados caso seja “necessário para efeito dos interesses legítimos prosseguidos [por nós] ou por terceiros, exceto se prevalecerem os interesses ou direitos e liberdades fundamentais do titular [você] que exijam a proteção dos dados pessoais.”
Não consideramos que alguma das seguintes atividades prejudique seja de que forma for as pessoas – de facto, ajudam-nos a oferecer-lhe um serviço mais adaptado e eficiente e, portanto, todos ganham! Contudo, tem efetivamente o direito de se opor ao nosso tratamento dos seus dados pessoais nesta base.
Tenha em atenção que em determinadas jurisdições nas quais operamos, nalguns casos poderá ser aplicável uma base jurídica diferente ao tratamento de dados.
DADOS DO SUBSCRITOR: Consideramos ser razoável esperar que, se está à procura de conteúdos ou serviços de marketing digital, numa página relacionada ou site, não se importa que recolhamos e de outro modo utilizemos os seus dados para oferecer-lhe ou prestar-lhe os nossos serviços de marketing digital. Temos de fazê-lo para podermos funcionar como uma empresa rentável e para o ajudar a si e a outros Subscritores a encontrarem os conteúdos e serviços de marketing digital que melhor se adequam ás suas necessidades.
Queremos oferecer-lhe conteúdos sobre marketing digital adaptados e artigos relevantes para ler, a fim de o ajudar a saber mais sobre marketing digital ou a escolher o melhor prestador de serviços. Por conseguinte, consideramos ser razoável proceder ao tratamento dos seus dados para garantir que lhe enviamos o conteúdo mais apropriado.
Também consideramos ser útil na sua procura de conhecimento participar na nossa formação especializada online ou nalguns dos nossos serviços mais interativos, caso tenha tempo. Fazem parte da nossa oferta de serviços enquanto empresa e ajudam a diferenciar-nos num mercado competitivo e, portanto, utilizar os seus dados por esta razão faz parte dos nossos interesses legítimos.
Temos de garantir que a nossa atividade se desenrola sem problemas, para que possamos continuar a prestar serviços a Subscritores. Por conseguinte, também precisamos de utilizar os seus dados para as nossas atividades administrativas internas, tais como tratamento de salários e faturação, quando pertinente.
Temos as nossas próprias obrigações nos termos da legislação, cujo cumprimento é um interesse legítimo nosso! Se considerarmos de boa-fé que é necessário, poderemos partilhar os seus dados para efeitos de deteção de criminalidade, cobrança de impostos ou litígio antecipado.
DADOS DO CLIENTE: A fim de assegurar que lhe prestamos o melhor serviço possível, armazenamos os seus dados pessoais e/ou os dados pessoais de contactos individuais na nossa empresa, bem como conservamos registos das nossas conversas, reuniões, empregos registados e colocações. De tempos a tempos, também lhe poderemos pedir que realize um inquérito de satisfação do cliente. Pensamos ser algo razoável – consideramos que estas utilizações dos seus dados são necessárias para os nossos interesses legítimos enquanto empresa que lhe presta vários serviços de marketing.
DADOS DO FORNECEDOR: Utilizamos e armazenamos dados pessoais de pessoas da sua empresa para facilitar a receção de serviços da sua parte enquanto um dos nossos Fornecedores. Também possuímos os seus dados financeiros, para que lhe possamos pagar os serviços prestados. Consideramos que todas essas atividades são necessárias no âmbito dos nossos interesses legítimos enquanto beneficiário dos seus serviços.
Consentimento
Em determinadas circunstâncias, somos obrigados a obter o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais relativamente a certas atividades. Dependendo daquilo que exatamente estamos a fazer com a sua informação, este consentimento será consentimento de inclusão ou consentimento de soft opt-in.
O artigo 4.º, n.º 11, do RGPD indica que o consentimento (inclusão) é “uma manifestação de vontade, livre, específica, informada e explícita, pela qual o titular dos dados aceita, mediante declaração ou ato positivo inequívoco, que os dados pessoais que lhe dizem respeito sejam objeto de tratamento”. Em linguagem simples, isto significa que:
- Tem de dar-nos o seu consentimento livremente, sem qualquer tipo de pressão da nossa parte;
- Tem de saber aquilo que está a consentir – por conseguinte, certificar-nos-emos de que lhe fornecemos informação suficiente;
- Deve ter controlo sobre a que atividades de tratamento dá consentimento ou não. Facultamos estes controlos mais específicos no nosso centro de preferências de privacidade;
- Deve ter um ato positivo inequívoco na transmissão do seu consentimento – é provável que forneçamos uma quadrícula para assinalar de modo a que este requisito seja cumprido de forma clara e não ambígua.
Iremos manter registos dos consentimentos dados por si desta forma:
- Como já referimos, nalguns casos, poderá apoiar-se num consentimento de soft opt-in. É-nos permitido fazer marketing de produtos ou serviços que estejam relacionados com os serviços de recrutamento que prestamos, contanto que não se autoexclua ativamente dessas comunicações.
- Tenha em atenção que em determinadas jurisdições nas quais operamos, cumprimos requisitos da legislação local adicionais em matéria de consentimento para receber materiais de marketing.
- Conforme referimos, tem direito a retirar o seu consentimento a essas atividades. Pode fazê-lo em qualquer altura e as informações sobre como o fazer podem ser encontradas aqui.
Declarar, exercer ou defender direitos
Poderá ser por vezes necessário processarmos dados pessoais e, quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais, dados pessoais sensíveis em relação ao exercício ou defesa de direitos. O artigo 9.º, n.º 2, alínea f do RGPD permite este processamento quando este “for necessário à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito num processo judicial ou sempre que os tribunais atuem no exercício da sua função jurisdicional”.
Tal pode surgir, por exemplo, nos casos em que tenhamos a necessidade de obter aconselhamento jurídico em relação a procedimentos legais ou caso sejamos obrigados por lei a conservar ou a divulgar determinada informação como parte de um processo jurídico.
Anexo 1 – Como nos contactar
A entidade da Link&Grow responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos Utilizadores do site, Subscritores, Clientes, Fornecedores e Pessoas de referência dos Subscritores será o DPO da Link&Grow.
Como nos pode contactar:
- Para solicitar para aceder, alterar ou remover os dados pessoais que nos forneceu;
- Caso suspeite de uma utilização indevida, perda ou acesso não autorizado às suas informações pessoais;
- Para retirar o seu consentimento ao tratamento dos seus dados pessoais (caso o consentimento seja a base jurídica ao abrigo da qual tratamos os seus dados pessoais);
- Quaisquer comentários ou sugestões relativos à presente Política de Privacidade
Pode escrever-nos para o seguinte endereço:
Rua da Boavista 291 3º Andar 4050-102 Porto
Telefone: +351937366484
Em alternativa, pode enviar-nos um e-mail para: dpo@linkandgrow.pt
De que forma nos pode contactar para atualizar as suas preferências de marketing?
Pode enviar-nos um e-mail para: dpo@linkandgrow.pt ou clicando na hiperligação de cancelamento da subscrição em qualquer e-mail de marketing que lhe enviemos.
Anexo 2 – Lista de Cookies
- AddThis
- DoubleClick
- Google Analytics
- GA Audience
- Google Tag Manager
- Facebook Connect
- Facebook Custom Audience
- Hotjar
- Facebook Pixel
- Tawk.to
- RD Station
Glossário
- Subscritores – inclui todos os contactos que subscrevem formulários de conversão presentes no website ou landing pages desenvolvidas pela Link&Grow tais como: subscrição de blog, newsletters, materiais ricos, diagnósticos, etc.
- Clientes – embora a designação seja suficientemente esclarecedora, esta categoria abrange clientes e outros a quem a Link&Grow presta serviços no decurso da sua atividade.
- Apagar – embora faremos todos os esforços para apagar permanentemente os seus dados pessoais assim que o período de conservação terminar ou quando recebermos um pedido válido seu para o fazer, alguns dos seus dados poderão continuar a existir nos nossos sistemas como, por exemplo, se estiverem a aguardar serem substituídos. No nosso caso, estes dados foram colocados fora de utilização, o que significa que, embora ainda existam no nosso sistema de arquivo, estes não podem ser imediatamente acedidos pelos nossos sistemas operacionais, processos ou Pessoal.
- Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) – um instrumento legal da União Europeia que visa harmonizar as legislações europeias em matéria de proteção de dados. Tem uma data de aplicação efetiva em 25 de maio de 2018 e quaisquer referências ao mesmo devem ser interpretadas em conformidade para incluir qualquer legislação que o implementa.
- Pessoal – inclui colaboradores e estagiários envolvidos diretamente na atividade da Link&Grow (ou quem aceitou uma oferta para se envolver), assim como determinados trabalhadores envolvidos na atividade de prestação de serviços à Link&Grow (apesar de não serem considerados colaboradores). Para estas finalidades, incluímos também colaboradores da Link&Grow envolvidos em trabalho nas instalações dos Clientes. Os contratantes independentes e os consultores a realizar serviços para a Link&Grow são abrangidos pela definição de um “Fornecedor” para efeitos da presente Política de Privacidade.
- Fornecedores – refere-se a parcerias e empresas (incluindo comerciantes individuais) e trabalhadores atípicos como contratantes independentes e trabalhadores por conta própria, que prestam serviços à Link&Grow. Nalgumas circunstâncias, a Link&Grow subcontratará os serviços que presta a Clientes a fornecedores terceiros que realizam os serviços em nome da Link&Grow. Neste contexto, os fornecedores que sejam contratantes individuais, trabalhadores por conta própria ou colaboradores de fornecedores serão tratados como fornecedores para efeitos de proteção de dados. Tenha em atenção que, neste contexto, a Link&Grow exige que os Fornecedores comuniquem as partes relevantes desta Política de Privacidade (nomeadamente as secções dirigidas aos Subscritores) aos seus colaboradores.
- Utilizadores do Site – qualquer pessoa que aceda a algum dos sites da Link&Grow.