O Google Analytics é mais uma tecnologia do gigante norte-americano que pode ajudar a medir o funcionamento e os resultados da sua presença online. A plataforma recolhe grandes quantidades de informação e pode servir como um eletrocardiograma do seu website, descobrindo o que está a funcionar, se funciona bem, de uma forma muito clara e objetiva.
Tendo isto em conta, aqui ficam 5 coisas muito importantes que deve saber sobre o Google Analytics.
1. Oferece uma grande variedade de informação para vários sectores
Logo à partida, poderá utilizar o Google Analytics para averiguar o seguinte:
- Quantos visitantes tem o seu website
- Quem o visitou recentemente, e quais desses visitantes são novos ou repetem a visita
- Com que frequência os visitantes “repetentes” voltam
- Como chegam os visitantes ao seu website (exemplo: diretamente, links, anúncios ou email)
- Que websites estão a direcionar visitantes para o seu
- De onde são os seus visitantes
- Que páginas do seu website são mais visitadas
- Como se está a portar o seu website nas redes sociais
- Qual é a taxa de rejeição (o número de visitantes que abandonam o website sem visitar outras páginas)
- A média de tempo gasto a ver o seu website
- Que tipo de browsers usam os seus visitantes
2. É fácil de instalar e não requer um website alojado na Google
Não é preciso passar por um processo complicado de registo para utilizar o Google Analytics, nem terá de usar o alojamento deles ou provar a sua identidade através de uma chamada telefónica.
Para a instalação básica basta subscrever o serviço e depois adicionar um pedaço de código html ao seu website, ou qualquer outra página que deseje analisar. A Google irá depois começar a recolher informação (nota: para alguns recursos mais avançados serem disponibilizados, poderá ser preciso mais do que isto). Se não for você a gerir o seu website, a empresa que o fizer pode perfeitamente tratar disto por si.
Além desta possibilidade de seguir os dados de websites, é também possível configurar a ferramenta para aplicações móveis.
3. A Google disponibiliza uma versão grátis e outra paga do Analytics
A versão básica do Analytics é grátis. A versão premium é paga e é uma versão avançada do produto, obviamente. Oferece assistência direta, gestão de conta, assistência na implementação, melhor processamento de dados, capacidade superior de armazenamento, entre outras vantagens.
A versão grátis apresenta amostras aproximadas, isto é, poderá não ver os dados mais concretos de contagem se o seu website for muito movimentado. A versão premium já disponibiliza dados muito precisos.
Curiosamente, a versão premium está disponível por um valor redondo de 105 000€ por ano, o que obviamente a coloca na esfera de grandes empresas com capital suficiente para investimento deste tipo. Não há meio-termo sequer.
4. A plataforma pode mostrar-lhe rapidamente a situação das suas campanhas ou dados a analisar para que possa fazer alterações imediata
O Analytics disponibiliza painéis de visualização personalizáveis que pode usar de acordo com a sua preferência. É possível configurar estes painéis através da utilização de widgets, que são as categorias que mostram determinadas informações (visitas, taxa de rejeição, visitas por país, etc).
Os widgets são construídos utilizando métricas e podem mostrar dados diretamente em vários formatos de gráficos conhecidos para serem visualmente apelativos. Existem mais de 200 métricas disponíveis, tais como “Custo por Clique”, “Impressões”, “ROI”, “Taxa de Rejeição Total”, entre muitas outras.
Pode usar os painéis para analisar o tráfego de uma loja online mobile, as interações nas redes sociais e muitas outras áreas do seu interesse. Tudo acessível e com excelentes resultados caso esteja disponível para investir o seu tempo na configuração à sua medida na plataforma.
5. Pode investir muito ou pouco na plataforma; haverá imensas opções para os novos utilizadores ou para os mais experientes
Neste momento espero que já tenha informação suficiente para começar a perceber e utilizar o Google Analytics. No entanto, só desvendei a pontinha do iceberg. Há uma absurda quantidade de opções e recursos por descobrir! Por exemplo:
- É possível estabelecer objetivos de conversão, o que irá medir os objetivos do negócio, tais como o número de registos novos no seu website ou o número de downloads de um determinado ficheiro, para poder observar a evolução desses objetivos.
- Se utiliza o AdWords, a informação pode ser ligada ao seu perfil no Analytics para obter relatórios mais sustentados.
- Poderá aceder a dados de uma loja online que envolvam a análise da performance de vendas de um produto, transações e tempos de compra.
- Poderá utilizar a segmentação avançada para ter dados mais apurados e segmentados sobre os visitantes do seu website.
- Se é o gestor do seu próprio website, vai perceber que será útil avaliar a velocidade do mesmo, o tempo de carregamento das páginas e outros fatores que possam influenciar a performance técnica do website.
- Examine também que visitas tem o seu website a partir de dispositivos móveis.
Resumindo, o Google Analytics pode fazer magia se lhe dedicar tempo e atenção. Aproveite esta ferramenta e use-a a seu favor.
Informação é poder. Nunca se esqueça disso.
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