Apesar dos butões call-to-action (CTA) serem um dos elementos da arquitetura de um website, são bastante significativos e nem sempre lhes é dada a devida importância.
Os CTAs são próprios para persuadir os visitantes a tomar alguma ação. Isto significa que têm de ter impacto visual, não descurando a harmonização com o resto da página.
Aqui estão 7 Formas de tornar os CTA’s mais apelativos:
1. Espaços em branco
Não deixe que o CTA se perca como o Wally numa página de um livro. Coloque-o longe de textos ou ícones, para que fique com um aspeto simples e limpo. É necessário manter alguma distância para se destacar na página, mas sem o isolar.
2. Escolha a cor certa
Então, o CTA deve ser vermelho ou laranja? Normalmente, a cor de um CTA deve ser mais ousada e mais vistosa do que as outras cores da página. Não precisa ser vermelho mas deve ser uma cor contrastante. É necessário testar e olhar para o design da página como um todo.
3. Escolha um tamanho relevante para a página
Quanto maior, maior o destaque. Por esta razão, o botão pode ser maior que o texto envolta, mas não precisa! Pode simplesmente destacar-se pela cor, pelo posicionamento ou por outra coisa qualquer. O tamanho, contudo, não deve distrair o leitor da mensagem principal.
4. Escolha um espaço saliente
A chave é que seja facilmente encontrado. Não há nenhuma ciência!
5. Faça uma oferta com valor
Se pretende que os seus leitores façam parte da sua lista de subscritores, ofereça algo gratuito ou útil, como um ebook ou um infográfico.
Lembre-se, os visitantes estão sempre a pensar “O que é que eu ganho em troca?”.
6. Use linguagem forte e clara
Os leitores, hoje em dia, têm curtos períodos de atenção! Utilize palavras diretas e objetivas. Crie também um sentimento de urgência ou adicione alguma informação adicional por baixo do botão. Assim está a dar aos leitores mais uma razão para clicarem.
7. Experimente testes A/B para testar as taxas de conversão
Como já foi dito, não há nenhuma ciência para ver se o design de um CTA converte! A melhor forma de o saber é testando. Ajuste o texto, mude as cores e veja de que forma as taxas de conversão variam.
Se pensar estrategicamente na apresentação dos seus CTAs, pode ter a certeza que terá melhores resultados!
Autor: Sónia Coelho
Consultora de Inbound Marketing