Apesar do meu Website ser fraco posso trabalhar com Marketing Digital?
Se considera o seu website desatualizado e longe do esperado ou porque o layout é fraco e não está preparado para dispositivos móveis, a navegação não cria uma boa experiência ao utilizador ou porque não converte em clientes é possível trabalhar com marketing digital?
Uma boa noticia é que SIM!
No entanto, antes de entrarmos no tema é fundamental avaliar o que está de errado no seu website, pois será o foco principal da sua estratégia e através do qual irá obter as melhores oportunidades de conversão.
O website permitirá conhecer com mais facilidade o comportamento do seu consumidor enquanto navega, permitindo assim ajustar as suas tomadas de decisão quanto aos produtos ou serviços que a sua empresa deve promover.
Este artigo não pretende reduzir a importância de reformulação ou otimização do seu website, mas sim que essa decisão não venha a travar completamente as suas ações de Marketing Digital, isto porque muitas vezes a implementação de um site novo pode demorar meses e não significa que devemos parar a nossa atividade no campo digital.
Assim apresentamos algumas ideias a pôr em prática caso não esteja satisfeito com o seu website atual ou esteja a criar um novo website.
1 – Crie um Blog
Crie um blog autónomo, mas que possa ser facilmente integrado no seu website atual ou futuro e que pode muito bem ser criado em WordPress de forma gratuita. É um excelente meio de aumentar tráfego para o seu website e uma forma mais fácil e rápida de interação, que a criação de um website. Na criação de um Blog deverá considerar a inclusão de um campo de assinaturas para construir público, bem como a inclusão de um campo de pesquisas que ajudará a diminuir as taxas de rejeição. Use também botões de partilha para potenciar as redes sociais. Além de uma boa estrutura de conteúdos é necessário manter o seu blog atualizado com pelo menos um post por semana. Poderá convidar igualmente parceiros, clientes na sua área de atuação e até mesmo colaboradores para produção de conteúdos relevantes e frequentes.
2- Crie Landing Pages
Uma landing page é uma página única de destino e distinta do seu website, criada com um objetivo de converter visitantes em leads. Deve ser planeada para conduzir o utilizador a uma ação, normalmente o preenchimento de dados pessoais num formulário em troca de um determinado material relevante para o utilizador como um: ebook, white paper ou webinar de forma gratuita.
A vantagem de desenvolver landing pages é que poderá usá-las isoladamente nas redes sociais, email marketing e campanhas pagas. Poderá criá-las de forma mais rápida que um website, principalmente se recorrer às ferramentas oferecidas pela Link&Grow.
3- Aumente o foco nas Redes Sociais
Hoje o seu público-alvo encontra-se acessível nas diversas redes sociais. Localizar o seu target é fundamental para que a sua estratégia de envolvimento seja cada vez mais eficaz. Já não basta criar um perfil e esperar para ver o que acontece. É necessário criar conteúdo relevante, analisar o seu alcance e interação, monitorizar as repercussões, acompanhar a presença digital da concorrência, medir resultados e redefinir estratégias de presença.
4- Invista em Anúncios
Caso o seu site não esteja a ter os resultados esperados ou ainda não esteja concluído, alcance os seus objetivos através de campanhas pagas que apontem para as suas landing pages de conversão.
Através do Facebook pode ampliar a relacionamento com os seus seguidores e captar mais leads com anúncios patrocinados.
Com o Google Adwords é possível investir em palavras-chave relevantes para o seu negócio e medir se o seu investimento está a gerar o retorno desejado, já que se destina mais para leads que pesquisam produtos ou serviços relacionados com os seus.
5- Trabalhe com Email Marketing
Com a informação recolhida através das landing pages poderá segmentar as leads obtidas por objetivos dentro da sua estratégia de marketing digital e iniciar disparos de email mais eficazes. Poderá fazer testes A/B para uma pequena amostragem de contactos e analisar a eficácia dos anúncios e através de alterações no titulo, corpo do email ou imagem verificar quais funcionam melhor. Depois poderá disparar campanhas com mais eficácia e retorno.
Conclusão:
Estas sugestões são eficazes, mas não eliminam a necessidade de repensar e otimizar o seu website. Analise a possibilidade de otimizar ou mesmo criar um novo website migrando conteúdos para não diminuir o seu ranking no Google e não se esqueça que não precisa de parar o seu Marketing Digital pois pode continuar nesse período a gerar resultados.
Caso pretenda, aprofundar mais esta temática, oferecemos sem compromisso a possibilidade de avaliar o seu Marketing Digital atual, oferecendo dicas valiosas para potenciar mais resultados com a metodologia de Inbound Marketing.
Por favor, deixe as suas ideias e pensamentos sobre este post na secção COMMENTS em baixo!