Content writing e os riscos do conteúdo gerado por AI (ChatGPT)
O surgimento de ferramentas de Inteligência Artificial (AI), como é exemplo o ChatGPT, representa benefícios e desafios para os profissionais de Marketing, particularmente aqueles que se dedicam ao content writing.
O chatbot desenvolvido pela OpenAI tem a capacidade de, em resposta às instruções do utilizador, produzir texto sobre os mais variados assuntos, com um tom de comunicação muito próximo do ser humano.
Lançado em 2022, causou enorme surpresa naqueles que estavam menos familiarizados com a evolução e o potencial da Inteligência Artificial e originou borburinho sobre o futuro dos produtores de conteúdo, como os content writers e copywriters.
Neste artigo, partilhamos alguma da nossa experiência na produção de conteúdo desde que o ChatGPT veio massificar o uso da AI. Mais do que as potencialidades, abordaremos os riscos de encarar esta ferramenta como um substituto do trabalho dos profissionais de Marketing.
Porque é tão importante a produção de conteúdo relevante e único?
Guiados pelos princípios do Inbound Marketing, na Link&Grow privilegiamos a criação de conteúdo relevante nas diferentes marcas com as quais trabalhamos. Mais do que apenas persuadir o leitor a realizar ações específicas (através de uma escrita orientada para as vendas), educamos, entretemos, informamos e fidelizamos.
Geramos brand awareness, procuramos que o público construa relações com as marcas e fornecemos informação para que possa solucionar os seus problemas e as suas dores nas várias fases da jornada de compra.
É este o papel dos nossos profissionais de content writing, responsáveis por alimentar os blogs de empresas clientes, criar materiais ricos e produzir copy para sites, email marketing, landing pages e redes sociais.
Como a AI ajuda profissionais de content writing?
São inegáveis as potencialidades da AI no que toca à capacidade de absorver informação e extrair resultados em segundos, produzindo conteúdo com boa qualidade de escrita em várias línguas.
Quando usado como fonte de informação, o ChatGPT ajuda a esclarecer dúvidas com rapidez e clareza. Pode simplificar linguagem técnica e complexa, tornando-a percetível para qualquer pessoa. E é capaz de reformular conteúdo fornecido pelo utilizador, tornando-o mais apelativo, o que representa uma mais-valia para alguém de quem se espera criatividade constante.
A qualidade do conteúdo produzido será tanto maior quanto mais detalhado o utilizador for na explicação daquilo que pretende (nas prompts/instruções fornecidas). Mas aproveitar os benefícios da Inteligência Artificial sem comprometer a qualidade implica um olhar atento e crítico sobre todo o conteúdo que é gerado automaticamente.
Não vamos demonizar o ChatGPT, mas…
Sempre que geramos conteúdo através de Inteligência Artificial, desconhecemos as fontes de informação em que esta se baseou, o que dificulta a verificação de factos. Além disso, não raras vezes, é produzido conteúdo impreciso e até falso, o que representa um dos maiores riscos do uso desta ferramenta.
Um exemplo bem elucidativo é a experiência partilhada por Nuno Markl, na rubrica O Homem que Mordeu o Cão, da Rádio Comercial. O radialista pediu ao ChatGPT explicações sobre a origem de alguns provérbios populares que acabara de inventar. Surpreendentemente, a ferramenta de AI produziu respostas densas sobre a suposta origem de cada provérbio, o que constitui informação falsa.
Outros riscos do conteúdo gerado automaticamente
Os profissionais de content writing devem ter consciência de que ferramentas de AI não produzem conteúdo absolutamente novo. São incapazes de “inventar” conteúdo relativo a algo sobre o qual nunca se tenha escrito anteriormente. O que o ChatGPT faz é analisar uma quantidade infindável de informação (algo semelhante a uma pesquisa feita manualmente no Google) e “escrever” a partir do que “leu”.
No que diz respeito à atualização da informação, o Chat GTP é apenas capaz de consultar dados publicados até janeiro de 2022, pelo que “desconhece” tudo o que tenha ocorrido depois dessa data.
A produção massiva de conteúdo pode ainda gerar desafios relacionados com a autenticidade. Em termos de SEO, os motores de pesquisa penalizam conteúdo plagiado, ou seja, copiado de outras fontes. Ora, textos gerados automaticamente podem comprometer este princípio básico.
Algumas experiências feitas pela nossa equipa comprovaram que o ChatGPT pode gerar vários textos muito parecidos a diferentes utilizadores, o que coloca em causa a autenticidade dos conteúdos, que idealmente deveriam ser originais.
Por último, é de referir que, ao implementar estratégias de Marketing Digital, é fundamental manter a autenticidade da voz da marca. Porém, os conteúdos gerados por AI não refletem a identidade e valores da empresa, bem como o conhecimento acerca do seu público, o que tende a desumanizar a comunicação.
Como posso, então, produzir conteúdo gerador de resultados?
Esta é uma das preocupações nº 1 das agências de Marketing Digital. Na Link&Grow, tudo o que escrevemos tem um motivo muito concreto e está orientado para resultados. Para consegui-los, os content writers devem:
- Conhecer em profundidade a empresa cliente, ou seja, os produtos e/ou serviços comercializados, a sua história, os elementos diferenciadores em relação à concorrência, as suas carências, etc.;
- Conhecer os públicos ou personas, nomeadamente as suas dores, necessidades e anseios;
- Conhecer o tom de voz da empresa, ou seja, a personalidade que expressa nas suas comunicações, o estilo de escrita e tonalidade emocional, a forma como se dirige ao seu público;
- Perceber os objetivos que a empresa cliente pretende atingir e a estratégia delineada para o fazer;
- Adequar a linguagem à área de negócio, à empresa e ao público que vai ler, ver e ouvir;
- Ser verdadeiro e rigoroso na mensagem a transmitir e nunca fazer falsas promessas;
- Adequar a mensagem a múltiplas plataformas e formatos.
É por tudo isto que, na Link&Grow, fazemos um uso muito criterioso das ferramentas de AI, como o ChatGPT, na produção de conteúdo. Encaramo-las como um complemento ou apoio ao trabalho dos content writers, mas em momento algum esquecemos aquilo que nos diferencia: o sentido crítico e o poder de questionar aquilo que lemos ou escrevemos. Porque as nossas empresas clientes exigem resultados… e só os conseguimos com o máximo rigor e profissionalismo!
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