O ebook é um livro em formato digital, que pode ser lido em qualquer equipamento eletrónico, como computador, smartphone, e-reader ou tablet. Também pode ser impresso e lido como um livro tradicional. Comparativamente com este, o ebook tem um custo zero de fabrico. Enquanto que o livro tradicional, em papel, tem um custo de impressão, que é o somatório de um conjunto de fatores como o papel, a impressão, a encadernação, o transporte e o armazenamento, o ebook não tem custos associados pois todo o processo de composição e conceção é digital e o seu consumo também. Como os ebooks têm um custo de produção e de divulgação baixo, geralmente estão disponíveis na internet de forma gratuita. Gratuita no sentido de não terem um preço associado mas na verdade servem como moeda de troca para obtenção de informações sobre quem os descarrega. Tendo esta característica de formato digital, os ebooks têm um alcance ilimitado. Através da internet, podem rapidamente chegar a um universo amplo de pessoas, sendo distribuídos de forma ágil e eficiente para qualquer parte do mundo. Este formato traz ainda vantagens no que toca à liberdade de escrita. Publicações curtas que estariam à partida condenadas porque a sua impressão ficaria caríssima, num ebook têm lugar. Não existem limites para o que se quiser transmitir.
À parte características e formalidades, há que reter uma ideia fulcral no que toca a um ebook, inserido numa estratégia de marketing de conteúdo ou inbound marketing: o seu objetivo final. Nunca podemos perder de vista para que serve um ebook. De forma simplista digamos que é um material rico que permite estreitar a ligação entre uma marca e potenciais clientes ou clientes atuais. Mas na verdade a sua abrangência é bem mais ampla. Como o ebook é recheado de conteúdo de qualidade, aumenta a credibilidade da marca e o seu reconhecimento, serve como prova de conhecimento e experiência na área de negócio em que a empresa atua, transmite confiança, educa e fideliza clientes, agiliza e acompanha as leads enquanto evoluem de meros visitantes para potenciais clientes. É uma ferramenta poderosa que contribui para tudo isto ao mesmo tempo que funciona como isco para obter informações sobre quem está interessado em si ou na sua área de negócio. Não perca mais tempo e aposte neste material rico.
Tenha uma ideia.
O primeiro passo é definir bem o tema. Decidir e desenvolver a ideia. É das etapas mais importantes do processo de criação de um ebook. Esta decisão implica ao mesmo tempo pensar para quem se vai escrever, quem são as personas a quem se dirige e em que fase se encontram no funil de vendas para que o conteúdo seja adequado. O grande segredo é mesmo esse, escrever para o público certo, atraindo a atenção de pessoas que estão realmente interessadas no seu produto ou serviço e solucionar os seus problemas – as suas dores – acertando em cheio nas suas necessidades. Não adianta ter uma ótima ideia e um conteúdo excelente, utilizando todas as técnicas possíveis e imaginárias se não está escrito para as pessoas certas. O conteúdo deve ir ao encontro das necessidades de quem vai ler. Aí é que reside o seu valor.
Organize o pensamento, escreva de forma estruturada.
Há que decidir os tópicos principais que serão desenvolvidos dentro do tema escolhido para o ebook, no fundo, decidir sobre o que se vai escrever. Qualquer tema que se escolha é passível de ser abordado sobre múltiplas perspetivas e ter um encadeamento de raciocínio e informação, diverso. É preciso pragmatismo a definir os limites dos tópicos que serão abrangidos. E claro, tudo deve ser bem estruturado para quem vai ler. A informação deve ter uma lógica de encadeamento e ser clara, esclarecedora e facilmente entendível. Simplifique.
Conteúdo rico, de qualidade e de valor.
Esta deve ser a sua maior preocupação quando estiver a fazer um ebook. O conteúdo é a sua mais-valia. É o conteúdo que motiva a leitura de um ebook. É porque a lead quer mais informação, no fundo, quer conteúdo, que se disponibiliza a dar algo em troca de um ebook; é porque um cliente quer ter mais conhecimento, portanto, mais conteúdo sobre determinado assunto, que encontra um ebook. Um ebook é associado a um material rico porque como o seu nome diz é rico em informação, em conhecimento, em conteúdo. O conteúdo é o ponto fulcral. De nada serve ter um ebook aprimorado do ponto de vista visual se for pobre em conteúdo. O conteúdo tem que ser relevante para quem o vai ler e original. Ninguém gosta de copy paste, ninguém gosta de ler sempre a mesma coisa, sobre o mesmo assunto, com a mesma perspetiva e muitas das vezes escrito da mesma maneira. Ninguém aqui está a dizer que vai inventar a pólvora. Todos nós somos influenciados pelo que lemos. E até é saudável que veja o que já foi escrito e publicado sobre o assunto que está a abordar. Contudo, uma coisa é fazer uso disso, do conhecimento que temos fruto das nossas vivências, outra coisa é plagiar. Onde tudo é igual não há destaque. Quando todos tocam a mesma melodia, ninguém se surpreende com a música.
E pode até mesmo pensar, com tanto conteúdo na internet será que vale a pena investir em conteúdo? A verdade é que vale, porque esse é o seu maior trunfo. Um conteúdo rico e relevante vai transformar leads em clientes e clientes em autênticos representantes da marca, que vestem a camisola, muito além de meros compradores. Entregue conteúdo de valor, algo que seja útil, que traga resultados imediatos para quem lê, algo que possa ser colocado em prática assim que a leitura termine. Essa será a melhor forma de se relacionar e de alimentar um relacionamento quer com as suas leads, potenciais clientes, quer com aqueles que já considera seus clientes.
Insira links no seu ebook.
Pelo menos links para as redes sociais (facebook, twitter, linkedin,…) e website. Esta medida ajuda a fomentar a credibilidade porque permite a qualquer pessoa facilmente perceber quem produziu a informação e saber mais sobre esta. Funcionam como assinatura e cartão-de-visita. Ao mesmo tempo, estes links são uma maneira simples de conseguir que os seus outros conteúdos, por exemplo, posts de blog, sejam disseminados, atraindo mais visitantes.
Escrita exemplar e cuidada.
Independentemente da dimensão do texto, o seu objetivo será sempre comunicar. Transmitir algo a alguém. A forma como se escreve, como se estruturam pensamentos e conhecimentos, é fundamental nesse processo. Seja exímio na escrita. Escolha as melhores palavras. Não seja enfadonho. A língua portuguesa herdou do latim infinitas possibilidades para dizer a mesma coisa. Temos sinónimos de sinónimos. Use-os. Não seja aborrecido. Cative com a sua escrita. E exemplifique quando quiser explicar melhor. Argumente com consistência. Fundamente as suas opiniões e ideias. Não deixe nada por dizer. Seja claro. Num ebook não há meias palavras. Nem frases soltas sem sentido nenhum. Quem o vai ler, quer saber. Quer conteúdo escrito de forma simples e clara.
Tenha cuidado com a ortografia. Se tiver dúvidas, consulte e confirme. Não é por acaso que se diz que a língua portuguesa é muito traiçoeira. Está recheada de exceções. Não se deixe enganar. É fundamental fazer uma revisão cuidadosa ao texto para ver se há erros gramaticais e se as frases estão bem construídas. Tenha brio na escrita. Para que o ebook contribua para a sua credibilidade e tenha uma repercussão positiva, é fundamental que esteja bem escrito, que as suas ideias sejam facilmente assimiladas e que o português esteja correto.
Formate o seu ebook e torne-o atrativo.
Além de estar bem escrito e do conteúdo ter que ser idóneo e de valor, o ebook precisa de ter um bom acabamento, que lhe confira um ar mais profissional. Uma boa apresentação vai elevar o seu ebook. Não coloque manchas de texto maçudas, defina margens largas, seja generoso nos espaços entre parágrafos e espaçamentos entre linhas, deixe cada página respirar. Seja meticuloso na escolha da fonte a usar, pode escolher mais do que uma mas também seja contido, não queremos um festival de fontes. Tenha só uma preocupação na escolha da fonte, que seja completa e legível. O mesmo critério se aplica à cor. Não tem que ser um ebook monocromático, bem pelo contrário. Tem que ter cor, para ter vida. Cor adequada para a leitura, cor que não sature nem incomode. Pode e deve selecionar mais do que uma cor para usar e dentro das escolhidas, usar diferentes tons das mesmas mas tenha sempre presente que mais é menos. Queremos transmitir qualidade e profissionalismo, não queremos ser o carnaval da esquina. Se tiver dificuldades, pode sempre usar uma ferramenta de combinação de cores.
Mantenha a uniformidade ao longo do ebook, uma linha gráfica contínua que sirva de identificação do documento. Crie associações de conteúdo, através da cor e do tipo de fonte. Por exemplo, capítulos todos com a mesma formatação. Facilitam a leitura e a perceção da estrutura. E deixe fluir o conteúdo. Mantenha tudo clean e não ocupe em demasia as páginas.
Use e abuse do visual.
Imagens, gráficos, só terá a ganhar com tudo o que seja visual. Afinal de contas, uma imagem vale mais do que mil palavras. O uso de imagens cativa a leitura e deixa o ebook mais interessante, o uso de gráficos facilita a interpretação e simplifica dados. Contudo, há que ter em atenção a escolha das imagens. Importa que estejam relacionadas com o assunto, que não sejam simplesmente decorativas e que tenham qualidade. Imagens distorcidas, tremidas, pixelizadas, sem definição prejudicam ao invés de serem benéficas.
Não use abusivamente imagens de autor. Só lhe vai causar problemas e ficar conotado negativamente. Tem duas opções seguras, usa imagens da sua autoria, do seu arquivo pessoal e portanto salvaguarda problemas de direitos de autor ou então recorre aos bancos de imagens. Na internet há um conjunto largo de sites que têm milhares de imagens disponíveis, algumas a preços acessíveis outras gratuitas.
Aposte numa capa que cative.
Crie um design excelente. Não importa quão bom é o seu conteúdo nem se está adequado ao público-alvo se não der a devida atenção ao aspeto visual. São horas de escrita deitadas fora. A sua primeira preocupação tem que ser a capa. É ela que vai transmitir a primeira impressão do seu ebook. Não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão. A capa do ebook é determinante para captar a atenção e convidar à leitura. É preciso criar algo que agrade e ao mesmo tempo prenda a atenção. A partir da capa terá que ser possível perceber sobre o que é o ebook e a ilustração ou imagem usada tem que estar relacionada com o tema.
Há inúmeros sites que ajudam a criar capas de ebooks a partir de um arquivo .jpg da capa do ebook. Se quiser uma capa de ebook em formato box, 3D, uma excelente opção online é o site 3d-pack. Gera capas realistas em 3D. Contudo são precisas três imagens para o conseguir, nomeadamente uma imagem da frente, de lado e da parte de cima. Depois será preciso ajustar e recortar a imagem porque fica muito comprida devido ao seu reflexo mas é um procedimento simples.
Qual o melhor formato?
Publicar em pdf ou epub? A principal diferença entre os dois formatos diz respeito à adaptação dos textos ao ecrã. O epub é um formato elástico, adapta o texto e tamanho da fonte automaticamente à área de visualização disponível. Neste sentido, torna a leitura mais ágil e fácil em diferentes dispositivos móveis. Por sua vez, o pdf é estático, mantém sempre o mesmo formato, seja qual for a área de exibição mas permite claro ampliar ou reduzir a página, para melhor visualização de conteúdo. Ainda assim, a escolha não é linear. Os dois formatos têm características diferentes. O epub possibilita o redimensionamento de textos e a alteração da fonte, a pesquisa por palavra e a inserção de destaques, a mudança de página a partir do toque. Já o pdf reproduz com exatidão o modelo da página impressa, não permite alteração nem de fonte nem de conteúdo, a barra de navegação pode ser utilizada para folhear as páginas.
Esclarecido? Não perca tempo e produza ebooks de sucesso com as dicas que lhe deixamos. Se quiser, veja alguns exemplos dos nossos ebooks aqui. Aposte neste material rico, destaque-se na sua área de negócio, seja reconhecido e conquiste a confiança dos seus clientes! Conte sempre connosco para esclarecer qualquer dúvida que tenha e diga-nos o que pensa. Queremos ouvir a sua opinião!
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