Criar loja online: Checklist para e-commerce que geram negócio
Se a era digital que vivemos já encaminhava os negócios para o comércio eletrónico, esta tendência saiu amplamente reforçada da pandemia. Criar uma loja online é, nos dias que correm, uma imposição para que muitos negócios vinguem e se tornem referências no seu setor de atividade.
O desenvolvimento web é uma expertise que tem vindo a ganhar destaque nos últimos anos, sendo que o e-commerce é um dos grandes responsáveis por este impulso.
Se está em fase de criação de um site (ou de melhoria do existente), lembre-se do seguinte: é fundamental que o mesmo seja o espelho da sua empresa, na medida em que deve transmitir os seus valores, ser claro na apresentação dos produtos ou serviços prestados, apelar à compra e gerar confiança nos potenciais clientes. Mas isso é apenas a ponta do iceberg.
Criar uma loja online orientada para a conversão, geradora de negócio e que transforme visitantes em clientes fidelizados implica cumprir uma longa lista de critérios.
Na Link&Grow, temos uma longa lista de lojas online no nosso portfólio. Neste artigo, a nossa equipa de web design e developing mostra-lhe o que é essencial na hora de criar um e-commerce que se espera que seja potenciador de resultados!
Checklist para e-commerce: O que não pode faltar ao criar uma loja online
• Homepage: A porta de entrada do seu e-commerce
A homepage na sua loja online deve surpreender pela positiva. Tem de captar a atenção do visitante que chega pela primeira vez, daquele que o visita com regularidade e daquele que compra, fica satisfeito e regressa (cliente fidelizado).
Para tal, é essencial incluir a proposta de valor da sua marca de forma clara e objetiva e orientar o visitante para informações úteis como condições de entrega e parceiros de envio (caso se aplique, devem ser ajustados em função do país de destino), garantia de produtos, contactos e destaque para apoio ao cliente (pode inclusivamente instalar uma ferramenta de chat).
Uma barra de pesquisa no topo da loja online é um elemento altamente facilitador da compra, já que encaminha rapidamente o potencial comprador para o produto/serviço que deseja. E não desperdice a oportunidade de transmitir mensagens curtas e potenciadoras da conversão numa notification/welcome bar e num banner com CTA (ou CTAs) para páginas relevantes.
Lembre-se que um visitante só efetiva a compra se se sentir seguro. Como tal, ao criar uma loja online, deve incluir-se o certificado SSL, selos de confiança de entidades conhecidas que atestem uma compra segura e reviews de produtos ou testemunhos de clientes.
• No footer cabe um mar de informação
Pense no seu comportamento digital. Visita uma loja online, encontra um produto que lhe agrada e quer saber mais sobre a empresa que o vende. A compra será segura? Como funcionam as entregas? Como se processam as trocas ou devoluções? Geralmente, no footer encontra o caminho para as respostas a estas questões.
Ao criar uma loja online, devemos colocar-nos no lugar do visitante e pensar naquelas que serão as suas necessidades. Como tal, é uma boa prática disponibilizar informação sobre a empresa (Sobre nós), resposta a perguntas frequentes (FAQ), política de trocas e devoluções, dados sobre os envios e pagamentos e ainda os contactos.
Além disso, é importante respeitar uma série de normas. Não se esqueça do aviso legal, dos termos e condições, da política de privacidade e cookies e do livro de reclamações.
Enquanto agência especializada em Inbound Marketing, sabemos que um site vencedor deve fomentar, além das vendas, a geração e nutrição de leads. Assim, sempre que a nossa equipa de web developers desenvolve ou otimiza um e-commerce, faz questão de integrar um formulário para subscrição de newsletter. Este pode também surgir fora do footer, em formato banner ou pop-up, e é o ponto de partida para nutrir as leads através de outros canais, como o email marketing, com vista a encaminhá-las para a compra.
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• Páginas de produto às quais é difícil resistir
Quem cria uma loja online tem obrigatoriamente de apostar numa boa apresentação dos produtos. Tal implica fazer descrições informativas e usar fotografias relevantes e com boa qualidade. Vídeos de demonstração do produto são um plus que incentiva, e muito, a compra.
No desenvolvimento de e-commerces, os nossos experts não se esquecem de outros elementos-chave, como sugestões de produtos relacionados, reviews do artigo, opção de notificação em caso de rutura de stock e criação de sentido de urgência (que pode passar por alertar quando há poucas unidades em stock ou quando se aproxima o final de uma campanha promocional).
Porque cada negócio é diferente, não há uma estrutura rígida neste tipo de páginas. Enquanto uma loja de vestuário deve ter guia de tamanhos em cada peça, uma empresa de mobiliário deve deixar claras as dimensões dos artigos e instruções de montagem, por exemplo.
Mas há algo que todas as páginas devem ter em comum: ícones de partilha nas redes sociais e noutras plataformas, como o WhatsApp.
• Por uma boa navegabilidade e experiência de compra
Imagine-se num e-commerce onde é difícil encontrar os artigos que procura, não é informado sobre os custos de envio e tem de dar 1001 passos para efetivar o pagamento. Rapidamente desistirá da compra!
Para que a sua loja online seja a primeira escolha do seu público, tornar a experiência de navegação simples e intuitiva não é apenas recomendado, mas absolutamente obrigatório. Tal passa por ter breadcrumbs bem visíveis para facilitar a navegação, permitir filtrar produtos e criar wishlist, inserir CTAs bem visíveis e contrastantes e implementar um processo de checkout fácil (não podem faltar as opções de one page checkout e guest checkout).
O site deve também ter um ótimo desempenho no que toca à velocidade de carregamento, bem como apresentação e performance em todos os browsers e tipos de dispositivos (com destaque para o mobile).
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• SEO: Como ser encontrado no mar de informação que é a internet?
Definir as palavras-chave certas para cada página e produzir conteúdo relevante em função das mesmas são passos cruciais para criar uma loja online otimizada para SEO.
A par deste critério, há muitos outros a considerar, tais como a inclusão de meta datas, a criação de URLs otimizados, a inserção de descrições alternativas (alt tag) em todas as imagens e a inclusão de links com anchor text relevante.
Em termos técnicos, a nossa equipa – experiente na criação de e-commerces – destaca passos como registar o domínio na Google Search Console, submeter o ficheiro XML para indexação e correção de possíveis erros e verificar o robots.txt. A instalação de um plugin que auxilie na verificação do SEO do site é também muito útil.
• Outras plataformas potenciadoras de vendas
Quando falamos em criar uma loja online e transformá-la num sucesso de vendas, não podemos ficar-nos apenas pelo site da empresa. Há uma série de plataformas indispensáveis para poder monitorizar métricas e desenvolver estratégias potenciadoras de vendas.
Damos-lhe alguns exemplos de ferramentas que deve configurar e alimentar de forma consistente para gerar os resultados que deseja.
- Google Analytics (GA4): Plataforma de análise de dados da Google que fornece uma visão sobre o desempenho do seu site. Permite o rastreio de conversões/eventos personalizados, proporcionando uma compreensão mais analítica do comportamento dos utilizadores. Integrado com o Google Ads, também ajuda a acompanhar o desempenho e impacto das campanhas pagas.
- Google Tag Manager: Ferramenta que simplifica a implementação e gestão de tags de acompanhamento num site ou aplicativo, sem a necessidade de modificar o código fonte. Oferece controlo, flexibilidade e autonomia, permitindo que as tags sejam implementadas de forma rápida e eficiente.
- Meta Ads: Plataforma de publicidade que permite criar anúncios personalizados, segmentar o público-alvo com precisão, gerir campanhas, medir o desempenho e alcançar resultados dentro das propriedades do Facebook.
- Google Ads: Plataforma de publicidade online que permite a criação e veiculação de anúncios segmentados em diferentes canais do Google. Com ferramentas de segmentação, análise e otimização, ajuda a alcançar um público relevante, aumentar a visibilidade da marca e gerar resultados.
- Google Shopping: Plataforma de publicidade que permite que as empresas exibam os seus artigos nos destaques dos resultados de pesquisa do Google, com imagens, preços e descrições, através da integração com feeds de produtos. Disponibiliza recursos de campanhas inteligentes que utilizam a inteligência artificial para otimizar automaticamente a exibição e segmentação dos anúncios. Ajuda, assim, a alcançar o público certo e a maximizar o retorno sobre o investimento.
Como viu, criar uma loja online que gere retorno financeiro e se posicione no centro do mindset de potenciais compradores é um trabalho de grande envergadura! Aplica conhecimentos de diversas áreas, como são exemplos o web developing, o design e o copywriting, pelo que dificilmente pode ser feito por uma única pessoa.
É por isso que, na Link&Grow, reunimos uma equipa com os melhores profissionais de várias áreas, capacitados para criar websites relevantes e geradores de negócio, com base nos princípios do Inbound Marketing.
Tem curiosidade em saber mais? Peça-nos uma proposta personalizada e garanta o sucesso do seu e-commerce!
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