Gestão de equipas: 7 Dicas para aumentar a produtividade!
A gestão de equipas é um elemento-chave para o sucesso de qualquer negócio, sobretudo pelo seu papel decisivo na hora de potenciar a produtividade da empresa. Mas gerir pessoas é um repto complexo, já que implica encontrar equilíbrio entre diferentes personalidades e áreas de especialização.
Na era atual, a gestão de equipas enfrenta novos desafios, causados em grande medida pelas novas tendências laborais e tecnológicas. Entre os principais estão o crescimento do número de pessoas em regime híbrido ou 100% remoto, a integração de novas ferramentas (principalmente as relacionadas com Inteligência Artificial), a necessidade de equilibrar a autonomia dos funcionários com as metas e prazos estabelecidos e a crescente pluralidade das equipas.
Estas novas realidades, as quais são na sua génese benéficas, realçam a necessidade que todos os negócios têm de incorporar líderes competentes e preparados. Alguns dos benefícios mais importantes de uma gestão eficaz são:
- Promoção da cultura da empresa e de uma marca sólida e duradoura;
- Menor rotatividade de funcionários e maior envolvimentos dos mesmos com a organização;
- Maior coesão e suporte em alturas de crise ou durante situações inesperadas;
- Aumento generalizado da produtividade.
Ao mencionar produtividade, não podemos esquecer que é este o objetivo final de qualquer empresa. Funcionários motivados e satisfeitos são funcionários produtivos. Mas como melhorar a gestão de equipas e otimizar a sua performance?
Potencie a produtividade com estes 7 truques de gestão de equipas
Gerir com sucesso uma equipa pode não acontecer num ápice e não existem soluções iguais para problemas diferentes. Contudo, por vezes é importante começar pelos pontos basilares para criar um grupo produtivo!
1. Conhecer a equipa e recrutar efetivamente
O potencial de cada grupo começa sempre pelo potencial dos seus membros – por isso, é essencial conhecer bem os pontos positivos e negativos dos profissionais que o integram. Da mesma forma, é também importante recrutar novos elementos que se integrem facilmente.
2. Definir tarefas claramente e delegar
Um bom líder sabe que não pode estar presente em todos os momentos. É crucial manter um plano de trabalho organizado e delegar tarefas de forma inequívoca e sem receio, para que a gestão de equipas seja bem-sucedida.
3. Fazer briefings completos e objetivos
Ao delegar uma tarefa ou projeto, é muito importante criar um briefing detalhado e incluir todas as pessoas relevantes na sua organização. Começar bem evita perdas de tempo desnecessárias.
4. Promover o bom ambiente
Todas as pessoas tendem a trabalhar melhor quando se sentem bem tratadas e satisfeitas com o seu ambiente de trabalho. Assim, promover uma cultura positiva e baseada no respeito mútuo terá sempre benefícios a longo prazo na produtividade.
5. Garantir comunicação frequente e efetiva
Evitar mal-entendidos significa também evitar perdas de tempo. É favorável que a equipa mantenha contacto frequente e que não tenha medo de falar ou colocar questões. Da mesma forma, opte por marcar apenas reuniões produtivas e manter canais de comunicação claros.
6. Apostar em ferramentas úteis
A tecnologia constitui uma ajuda preciosa para as nossas tarefas diárias e apostar em algumas ferramentas estratégicas pode fazer a diferença na forma como gere o tempo e as diferentes prioridades. Ferramentas de gestão de projeto, softwares de comunicação e de partilha e armazenamento de documentos são boas apostas.
7. Criar um sistema de incentivos
Por último, uma das formas mais efetivas de motivar o grupo de trabalho passa pela criação de objetivos claros e de um sistema de incentivos. Aposte na criação de uma política de bónus ou prémios por metas alcançadas e dê feedback constante para manter a sua equipa motivada.
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