8 Boas práticas de um community manager
O community manager é o profissional responsável por desenvolver e gerir a comunidade online de uma marca. A sua principal função é, portanto, definir e colocar em prática uma estratégia de conteúdos de qualidade e capaz de atrair seguidores.
Cada vez mais assistimos a uma tendência das marcas para a humanização. Ou seja, interessam-se e relacionam-se com os seus seguidores que, por sua vez, gostam dessa sensação de proximidade e pertença.
As redes sociais são, por excelência, os canais para gerar e gerir uma comunidade de seguidores. Para que a gestão dessa comunidade seja mais fácil e bem-sucedida, há 8 boas práticas que um community manager não pode esquecer.
Community manager: 8 Boas práticas essenciais
1. Saber escolher o canal de comunicação
Em primeiro lugar, é importante selecionar o melhor canal de comunicação. Esta escolha deve ter em conta o público-alvo e os objetivos traçados para a estratégia de conteúdo. Cada uma das redes sociais têm funcionalidades e características próprias. Por exemplo, se a sua comunicação está direcionada para a área profissional, deve investir no Linkedin. Caso o seu público-alvo inclua várias faixas etárias, o Facebook será uma opção acertada.
Isto significa que, antes de escolher os canais de comunicação, a estratégia de conteúdo do community manager deve estar definida, assim como o público-alvo.
Cada uma das redes sociais está mais orientada para diferentes tipos de conteúdo e, em certos casos, faixas etárias (por exemplo, o Snapchat é mais popular entre os mais jovens). Além disso, existe sempre a possibilidade de combinar várias redes sociais numa mesma estratégia.
2. Identificar o seu público-alvo
Para traçar uma boa estratégia de conteúdos e eleger as redes sociais que façam mais sentido, é necessário definir o seu público-alvo. Ou seja, o community manager tem de perceber quem são as pessoas para quem quer comunicar nas redes sociais que vai utilizar. É essencial saber o tipo de conteúdos que seguem e que partilham para se poder adaptar às suas expectativas e necessidades.
3. Ter em atenção as tendências e a concorrência
Enquanto planeia e define a sua estratégia de conteúdos, o community manager deve analisar quem são os seus concorrentes. Ao mesmo tempo, deverá identificar novas tendências de Marketing Digital e de consumo. Assim, vai perceber quais são as ameaças e as oportunidades para a sua empresa.
Esta informação é valiosa para otimizar não só a estratégia de conteúdos, mas toda a estratégia de Marketing da empresa.
4. Publicar conteúdos úteis e de valor
Para atrair seguidores, o community manager deve ter em consideração os interesses e necessidades do público-alvo, ou seja, tem de entregar conteúdo de valor.
Regra geral, a comunicação deve cumprir 3 requisitos essenciais:
- Oferecer conteúdo útil e de qualidade;
- Corresponder às necessidades dos consumidores;
- Contribuir para os objetivos da empresa.
5. Seguir um guia de estilo
Definir e cumprir um guia de estilo permite manter a coerência e a uniformidade da comunicação, mesmo na eventualidade de mudança do community manager.
O conteúdo de uma marca deve manter uma identidade própria e coerente ao longo do tempo. O tom, vocabulário e os valores da empresa que representa devem manter-se independentemente de quem escreve as publicações.
É bom sinal se os seguidores associarem de imediato uma publicação a uma marca. Significa que já conhecem a sua linguagem, o que ajuda a ter mais notoriedade.
6. Definir objetivos
É difícil avaliar os resultados de uma estratégia sem saber quais eram os objetivos a atingir. Por isso, o primeiro passo é estipular os objetivos que pretende alcançar.
Por exemplo, se procura aumentar o engagement, deve trabalhar os conteúdos nesse sentido e depois medir likes, partilhas, comentários, hashtags e mensagens. Assim, vai perceber se a estratégia definida funcionou ou se deve ser reajustada. Lembre-se que as redes sociais têm ferramentas próprias de análise de métricas, como por exemplo o Facebook Analytics.
7. Fazer testes A/B
Os testes A/B são um ótimo aliado para qualquer estratégia de Marketing Digital. Permitem testar comparativamente vários elementos e identificar qual o que funciona melhor.
Por exemplo, pode comparar uma publicação em que usou uma foto, com outra em que usou um gif para avaliar qual conseguiu mais engagement. Assim é mais fácil saber aquilo em que deve apostar ao produzir conteúdos!
8. Gerir conflitos nas redes sociais
Além de definir e criar a estratégia de conteúdos, o community manager terá de gerir os contactos dos seguidores. Responder a mensagens, agradecer partilhas e, claro, resolver conflitos.
Há duas regras fundamentais:
- nunca responder a uma crítica com desdém;
- nunca ignorar uma crítica.
Mais do que isso, o objetivo é recuperar a simpatia de quem está desagradado, enquanto mostra às outras pessoas que podem confiar em si. Vai dar a entender que, mesmo quando algo corre mal, está pronto para resolver o problema junto do cliente.
Na Link&Grow temos profissionais que podem criar ou otimizar a estratégia de conteúdos da sua marca. Se precisa de um parceiro digital para definir ou melhorar a gestão das suas redes sociais, comece por fazer uma avaliação gratuita do Marketing Digital da sua empresa!