A importância do Copywriting e como produzir Conteúdo de Valor
Se tem uma empresa e quer que o seu negócio prospere no digital, há uma área que tem de privilegiar: o copywriting. Não estivéssemos nós a falar da base da sua comunicação e, consequentemente, de todo o processo de vendas.
O Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que privilegia a relação de confiança entre as empresas e os consumidores. Para isso, aposta na produção de conteúdos apelativos, informativos e verdadeiros, que aproximam as pessoas dos negócios, captam leads, nutrem a relação com as mesmas e acabam por transformá-las em clientes fidelizados.
Para fazer um bom copywriting, não basta “escrever por escrever”
O copywriting é um processo criativo de produção de conteúdo que assenta em várias etapas. Para que compreenda melhor, vamos definir cinco fases:
- Planeamento– O planeamento consiste em definir o objetivo do conteúdo, o formato, o tema e a calendarização. Nesta fase, deve saber muito bem para quem vai escrever;
- Distribuição – Nesta etapa é definido o modo como vai promover e distribuir o conteúdo. Pode ser de forma orgânica/gratuita ou patrocinada.
- Criação de conteúdo– Deve criar conteúdo que seja do interesse do seu público-alvo, tendo sempre em consideração os pontos acima;
- Análise– Consiste na avaliação do impacto que o conteúdo teve, tendo conta o seu propósito;
- Repetição do processo– O processo de copywriting deve ser contínuo e consistente.
6 Conselhos para produzir conteúdo de valor
Para produzir conteúdo eficaz para a sua empresa, deve tocar na “dor” ou motivação do potencial cliente em diferentes etapas do funil de vendas. Para isso, ao longo do processo de escrita tenha em conta:
1. Crie conteúdo “com pés e cabeça”
Aposte numa escrita apelativa, clara, objetiva e orientada para o seu objetivo. É importante que o conteúdo se foque apenas num tema, para não perder a atenção do leitor.
2. Foque-se no público-alvo
O copywriting responde ao objetivo e alvo definidos, tendo sempre em mente a fase em que o potencial cliente se encontra. O conteúdo deve ser envolvente e levar o leitor a tomar a ação pretendida. Por exemplo, comprar, visitar o site, subscrever a newsletter, comentar, etc.
3. Escolha a plataforma adequada para difundir o conteúdo
A partilha de conteúdo pode ser feita em diferentes plataformas. O alvo e o objetivo do processo de copywriting devem ser tidos em conta nesta escolha. Nesse sentido, deve adequar o conteúdo à plataforma onde vai publicar. Por exemplo, o tamanho do texto de uma publicação para rede social é diferente para blog ou newsletter.
4. Aposte em conteúdo construtivo e útil
O copywriting deve responder ao que o leitor procura. Quem lê não está interessado em ser convencido a comprar. O leitor quer informação útil, conteúdo construtivo e pedagógico que o ajude a fazer uma escolha acertada. O tom puramente comercial deve ser evitado.
5. Use informação fidedigna
Dê sempre informação verdadeira. Publicar conteúdos falsos ou com imprecisões pode prejudicar bastante a imagem da sua empresa. Por isso, certifique-se de que a informação é correta e as fontes são fidedignas.
6. Dê primazia ao rigor
Entregar valor é o aspeto mais importante no processo de copywriting. Antes de se preocupar com a questão estética, foque-se em criar um texto útil e apelativo para quem lê. Reveja várias vezes, retire tudo que seja acessório. Esteja atento aos erros ortográficos.
Se procura impulsionar a sua empresa no meio online e não tem as ferramentas e conhecimentos para fazer um excelente trabalho de copywriting, saiba que está a falhar logo na base.
Fale connosco e perceba de que forma podemos ajudá-lo. Na Link&Grow, temos uma equipa de copywriting empenhada e experiente na criação de conteúdo de valor para empresas dos mais diversos ramos de atividade.
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