Estratégias de Marketing Digital para vencer o coronavírus
O novo coronavírus apanhou de surpresa empresas de todos os setores de atividade, incluindo os especialistas de Marketing Digital. Quem diria que entraríamos numa nova década a presenciar uma das maiores “guerras” desde a 2ª Guerra Mundial.
A luta, iniciada na China em dezembro de 2019, é travada contra um inimigo invisível, do qual pouco ou nada sabemos e que mata sem avisar, colocando à prova a nossa sociedade, valores e liberdade humana a um ritmo avassalador.
A incerteza em relação ao combate desta pandemia lança inúmeros desafios à sociedade moderna nos próximos meses. O isolamento em casa, a ausência de contacto físico, a interrupção da livre circulação de pessoas e a impossibilidade de viajar ou visitar aqueles de quem mais gostamos são alguns dos desafios que atravessamos hoje e que nunca passaram pela cabeça de qualquer sociólogo, economista ou visionário. A estes somam-se o condicionamento do consumo e a instabilidade económica.
Já se falava que uma crise financeira poderia surgir entre 2021 e 2022. No entanto, ninguém previu que pudesse aparecer um ano antes e de uma forma tão abrupta. Como tal, todos nós – empresários, especialistas em Marketing Digital e consumidores – temos de nos adaptar.
Como reage o mercado ao surto de coronavírus?
O tecido empresarial português e mundial está a iniciar um período muito difícil. Os grandes desafios económicos poderão durar meses, mesmo que a pandemia do novo coronavírus seja estabilizada até final de maio de 2020. No entanto, acreditamos que as empresas não devem baixar os braços e têm hoje uma oportunidade de se reinventarem e descobrirem oportunidades nos dias de adversidade.
A Link&Grow, como agência de Marketing Digital, lida com empresas de diversos setores de atividade, analisando diariamente com a sua equipa de especialistas digitais os resultados e oscilações. Dispõe igualmente de parceiros internacionais com os quais trabalhada de perto para obter insights e conhecer práticas que têm ajudado empresas em mercados que atravessam hoje desafios ainda maiores do que Portugal, como Espanha ou Itália.
É um facto que o tráfego orgânico desce na maioria dos setores de atividade. A diminuição pode chegar os 50%, especialmente no setor do Turismo, como podemos ver no seguinte gráfico. No entanto, assistimos a um crescimento motivado pelo aumento da procura em setores como Finanças, Alimentação, Saúde, Media e Farmácias.
Source: Neil PatelComo reflexo da situação que atravessamos, motivada pelo surto de coronavírus, as conversões online descem na maioria dos setores de atividade. Deixo igualmente um gráfico que espelha os setores em que os números são expressivos.
Source: Neil PatelPerante este cenário, como se devem então posicionar as empresas a nível digital no mercado? Devem parar de comunicar e estar presentes nos canais digitais? Devem deixar de investir em Marketing digital? Neste artigo, procuro dar resposta a estas questões.
De que forma as empresas se devem adaptar?
O Marketing Digital permite-nos medir diariamente o posicionamento digital e, de forma ágil, ajustar a comunicação aos melhores interesses dos nossos clientes. Conseguimos assim regular os investimentos e esforços em prol dos objetivos.
É tempo de pensar estrategicamente e tomar decisões mais assertivas, especialmente quanto a investimentos em canais digitais como Social ou Google Ads. Devemos priorizar apenas a promoção de produtos ou serviços mais importantes da empresa, minimizando investimentos em campanhas ou ações secundárias.
Dado o isolamento social a que o coronavírus obrigou, as pessoas têm hoje mais tempo para estarem conectadas. A tecnologia e os canais digitais permitem minimizar o impacto da exclusão nesta nova era. Sem internet, redes sociais, canais colaborativos, webinares, videochamadas, acesso a informação digital ou compras online, esta pandemia traria desafios ainda maiores.
Assim, as empresas podem e devem explorar este share de tempo e espaço nos canais digitais para estarem presentes e junto dos seus seguidores, clientes e simpatizantes. Perceba de que forma o Marketing Digital pode dar um excelente contributo.
Conteúdo relevante vale ainda mais
A criação de conteúdo relevante em blog, materiais ricos e webinares capazes de ajudar verdadeiramente a persona de cada empresa constitui um excelente fator diferenciador. Com efeito, será capaz de a fazer destacar no momento de retoma e crescimento da economia.
Ganhe vantagem em termos de SEO
A aposta em SEO é uma medida importante a adotar. Está inteiramente relacionada com a criação de conteúdo, pois o objetivo é aumentar o posicionamento orgânico e reduzir a dependência dos canais de tráfego e conversão pagos.
Otimize e segmente as suas bases de dados
A aposta em estratégias de Marketing Automation é fundamental para que seja possível otimizar as bases de dados atuais e, de forma segmentada, entregar conteúdo relevante e interessante a potenciais clientes e clientes via email.
Aumente o engagement com a sua comunidade
O social media constitui um importante meio para fazer chegar conteúdos relevantes e aumentar o engagement, dado que o tempo de presença nas redes socais aumentou cerca de 50%.
Na Link&Grow, enquanto profissionais de Marketing Digital, sempre procuramos estar próximos dos nossos clientes, ajudando-os a otimizar os seus investimentos e resultados. Hoje não é exceção! Apesar de estarmos a trabalhar remotamente, toda a equipa está unida para apoiar os clientes a ultrapassar esta fase menos boa, otimizando estratégias e recursos financeiros em prol de resultados.
Vivemos um período desafiante por causa da propagação do novo coronavírus. Mas acreditamos que a estratégia digital é fundamental para apoiar as empresas a minimizar perdas, a destacarem-se da concorrência e a manterem-se no state of mind dos seus clientes.
A estratégia digital de hoje deve ser reformulada e adaptada a esta nova fase, mas não deve parar! Uma paragem ou ausência por causa do coronavírus pode representar um retrocesso enorme e dificultará o arranque de ganhos e negócio no período de retoma financeira.
Como empresário, acredito que é em momentos de adversidade que nos superamos, reinventamos e temos a oportunidade de crescer como seres humanos.
Deseja saber mais sobre o trabalho que desenvolvemos na Link&Grow? Quer conhecer a nossa equipa de profissionais e saber de que forma nos propormos a aumentar os resultados da sua empresa? Contacte-nos para que possamos fazer uma avaliação da sua estratégia digital, sem compromisso, à distância e de forma 100% segura.
João Oliveira
CEO Link&Grow