Dicas para Maximizar o Alcance do Link Building
É de extrema importância obter links, que são URL’s que se encontram num website/blog e que, quando clicados, direcionam os utilizadores para um website. A verdade é que conquistar links de outros sites pode contribuir significativamente para a autoridade de domínio de um website e, consequentemente para o aumento de tráfego. O Google reconhece autoridades de domínio altas e coloca os sites com elevados ranks no topo dos resultados das pesquisas.
Basicamente, os links aumentam a autoridade do domínio o que, por sua vez, aumenta a visibilidade dos sites nos motores de busca.
Mas obter links, não é um processo fácil! É preciso elaborar uma estratégia eficaz.
Assim sendo, seguem-se uma dicas para maximizar os resultados dos esforços em aumentar o alcance do link building.
Conteúdo
Em cada mês criamos uma ou duas peças sobre conteúdo local que visam negócios, eventos ou temas locais. Quando procuramos informação sobre alguma situação em concreto, olhamos sempre em primeiro lugar para a sua presença digital e fazemos inúmeras observações, como por exemplo:
- Será que sabem como fazer um link de volta ao artigo?
- Os seus websites têm blog ou secção de notícias para colocar o link ao artigo?
- São ativos nas redes sociais e têm bastantes seguidores? Será que podem partilhar o artigo via Facebook ou Twitter?
Se a resposta à maior parte destas questões for positiva, então encontrou um forte candidato.
Alcance
Em seguida, é necessário entrar em contacto com as empresas para os informar que foram referenciados nos nossos artigos e tentar que façam link de volta. É um processo sensível, pois em verdade, a forma como nos apresentamos ao prospect determina o sucesso ou insucesso em obter links.
Uma forma viável de alcance é a técnica conhecida por foot-in-the-door (FITD). Esta técnica determina que uma pessoa que concorde em fazer um pequeno pedido em primeiro lugar, está mais propensa a concordar em fazer um pedido maior em segundo lugar.
Desta forma, quando se conduz o alcance, primeiro devemos perguntar se os negócios gostariam de ver os artigos onde estão referenciados. Se concordarem em ver, de seguida podemos perguntar se não se importariam de realizar um link.
Presentes
Existem dois tipos de presentes que podem ser incorporados na estratégia de link building: badges e infográficos.
Um badge é um prémio digital que coincide o conteúdo local com as empresas, ou seja, podemos premiar as empresas como referências e criar badges específicos.
É um tipo de presente que agrada às empresas, pois aumenta a probabilidade delas postar o badge no seu site e atribuir um link ao badge para o conteúdo.
Os infográficos são posters digitais com uma presença visual muito apelativa. Podemos apresenta-los a bloggers locais, para que os possam usar nos seus websites ou blogs. De volta, por receberem conteúdo, pede-se aos bloggers para atribuir um link de volta, para o website de origem.
Acompanhar o alcance
É muito importante notar que mesmo que um possível alvo de alcance não nos contacte de volta, depois de um primeiro ou segundo email, devemos continuar a fazer o seu acompanhamento. Por vezes os emails perdem-se ou ficam esquecidos. Então, acompanhar pode resultar num aumento das hipóteses de ganhar um link.
Caso pretenda, aprofundar mais esta temática, oferecemos sem compromisso a possibilidade de avaliar o seu Marketing Digital atual, oferecendo dicas valiosas para potenciar mais resultados com a metodologia de Inbound Marketing.
Autor: Sónia Coelho
Consultora Júnior de Inbound Marketing