5 Dicas de SEO para chegar ao topo dos resultados de pesquisa
As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) – ou Otimização para Motores de Pesquisa – são cada vez mais importantes para que a sua empresa seja encontrada com facilidade. Hoje partilhamos consigo 5 dicas de SEO absolutamente fundamentais para melhorar o desempenho do seu site.
Sabemos que são já mais de 200 os critérios usados pelos motores de busca para ordenar web pages em cada pesquisa. Assim, quanto mais otimizado estiver o seu site em termos de SEO, maior será a probabilidade de aparecer nos primeiros lugares.
5 Dicas de SEO essenciais para melhorar o desempenho do seu site
1. Prefira palavras-chave de cauda longa
Encontrar a palavra-chave certa é um ponto essencial em qualquer lista de dicas de SEO. Para isso, deve pensar na intenção das pessoas quando fazem uma pesquisa relacionada com o seu produto ou serviço. Coloque-se no lugar delas e faça uma lista de palavras-chave possíveis, mas não se limite às mais curtas e genéricas, como “hotéis”. Essas têm geralmente maior concorrência.
O ideal é optar por palavras-chave de cauda longa, como por exemplo “hotéis baratos no Porto”. São palavras-chave mais compridas e completas, que ajudarão o motor de busca a escolher com mais eficiência as páginas que apresenta.
Outra vantagem de optar por palavras-chave de cauda longa é o facto de terem menos concorrência.
2. Escreva a pensar nas pessoas e não nos motores de pesquisa
As dicas de SEO referem-se, em geral, à estrutura do conteúdo apresentado no seu site. Mas o mais importante é produzir conteúdo que cumpra as regras da otimização para motores de busca sem perder o foco nas pessoas.
Por vezes, o esforço de aplicar diferentes dicas de SEO pode comprometer a qualidade do conteúdo. Aposte em artigos com informação útil, que envolva e estimule o leitor.
Para ser relevante, o conteúdo deve fornecer respostas e soluções a quem tem determinada necessidade. Escreva a pensar no que as pessoas que o procuram precisam e no que têm interesse em saber.
Apresentar conteúdo apelativo, estimulante e pertinente dentro da sua área de negócio é meio caminho andado para um site com bons resultados a nível de SEO.
3. Otimize o conteúdo para pesquisas por voz
Cada vez mais ouvimos falar de aplicações de pesquisa por voz, tais como a Siri (Apple), a Alexa (Amazon) e o Google Assistant. As dicas de SEO têm de acompanhar tendências, estando por isso em constante atualização e evolução.
A pesquisa por voz está em forte crescimento, portanto esta é uma boa área para se destacar da concorrência. Otimize o seu site para surgir no topo dos resultados neste tipo de pesquisas. Como? Nestes casos, o Google favorece respostas curtas e concisas. Crie ou melhore a sua página de FAQ’s ou aposte num artigo com um resumo das perguntas e respostas mais frequentes. É importante apresentar também conteúdo simples e fácil de ler para corresponder a este tipo de pesquisas.
4. Aumente a rapidez do seu site comprimindo imagens
As imagens são muitas vezes o motivo para um site ser lento a carregar. Em média, representam mais de 60% do peso de uma página web. A rapidez do site é fundamental em SEO, mas nem sempre o peso das imagens é tido em conta.
Para testar a agilidade do seu site pode fazer um teste simples: experimente abri-lo em diferentes dispositivos (fixos ou móveis) e compare velocidades. É importante fazer regularmente este exercício porque, se carregar um site no mesmo computador (ou dispositivo móvel) as imagens já foram guardadas em cache. Ou seja, o browser utiliza a versão já guardada, podendo dar-lhe a impressão de que o site é mais rápido a carregar do que na realidade é.
Pode também recorrer ao PageSpeed Insights, uma ferramenta que avalia o carregamento do site e identifica os problemas a corrigir.
De todas as dicas de SEO que lhe podemos dar, esta é das mais importantes. Mais de 50% das pessoas abandona um site que demore mais de 3 segundos a carregar! E quando isto acontece, o problema pode estar apenas nas imagens. Felizmente a solução é simples: basta comprimi-las.
5. Seja falado e ganhe autoridade
Esta é uma das dicas de SEO que mais favorece a sua relação com os clientes e potenciais clientes. A ideia é simples: se falam de si, é porque tem credibilidade! O linkbuilding é importante em SEO porque o algoritmo do Google associa backlinks a autoridade.
Mas há outra forma de trabalhar a sua credibilidade e ser mencionado, sem ser através de backlinks. O segredo está nas redes sociais. O que se pretende é que o seu conteúdo seja amplamente citado na internet, particularmente nas redes de social media. Importa que as pessoas comentem a sua marca e partilhem as suas soluções.
Mas como pode fazer a monitorização do número de vezes que a sua marca é citada nas redes sociais? Utilize ferramentas adequadas, como a Awario ou o SEMrush. Ao fazer este acompanhamento, é importante também interagir com as pessoas que o citam nas redes sociais. Responda às avaliações (sejam positivas ou negativas) e participe nas conversas. Rapidamente verá a sua visibilidade e autoridade crescer.
Estas dicas de SEO são simples de implementar e, quando combinadas, têm um forte impacto no desempenho das web pages. Trabalhar adequadamente o SEO do seu site vai trazer-lhe mais tráfego orgânico, maior conversão e leads mais qualificadas.
Se precisar de mais esclarecimentos sobre SEO ou outros assuntos relacionados com o Marketing Digital, fale connosco ou deixe-nos um comentário. Quer saber como criar uma estratégia de conteúdos infalível? Faça download do nosso ebook!