Email Marketing: 4 Exemplos de Emails Em Que Deve Apostar
Não há dúvidas que o email marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação, já lhe demos dicas para aproveitar todas as suas potencialidades e ensinamos para que servem as diferentes métricas na avaliação do seu desempenho. Como não queremos que a imaginação seja um entrave, vamos dar-lhe quatro exemplos de emails que a sua empresa pode usar para interagir com os seus clientes e potenciais clientes, abordando os seus objetivos e vantagens.
Ideias não irão faltar para se relacionar com a sua base de dados, não perca tempo e empenhe-se na hora de preparar os envios de emails!
Newsletters
O envio de newsletters é uma das práticas mais comuns de email marketing e é um ótimo formato para fomentar o relacionamento de uma forma leve. Geralmente tem indicações de artigos e novidades da empresa. Funciona como reforço da marca e impulsiona leitores para outros canais da mesma, como a página do Facebook, Twitter e Linkedin.
Como é um email com um conteúdo generalista e abrangente e que não foca uma oferta específica, torna-se um elemento de democrático interesse. A newsletter pode ser interessante para vários tipos de pessoas, em diferentes etapas do funil de vendas.
Se a sua empresa escreve um blog e produz conteúdo com frequência, a Newsletter pode ser uma excelente forma de alavancar o alcance do conteúdo.
Promoções e Ofertas
Emails promocionais têm um único objetivo: conduzir os leitores a fazerem determinada ação. Essa ação pode ser um download de um ebook, assistir um vídeo, conhecer um novo produto ou comprar, como aliás acontece na maioria dos emails enviados por sites de e-commerce. Como o foco é única e exclusivamente a conversão, não há elementos extra nem distrações visuais – como numa newsletter – e tudo é pensado e arquitetado com esse objetivo.
Este tipo de email funciona bem se for corretamente direcionado e se é expetável por quem o recebe. É muito importante segmentar a base de contactos tendo como critérios por exemplo, os diferentes momentos do ciclo de compra ou interesses para obter bons resultados e não conotar negativamente a base.
Uma vantagem deste tipo de email marketing é a facilidade e objetividade com que se analisa a sua eficácia: basta acompanhar as conversões.
Emails transacionais
São emails que indicam a confirmação de uma compra, um agradecimento, envio de um material gratuito ou cupão.
São importantes para suprir a expectativa de quem realizou a ação e têm a mais-valia de ficarem arquivados na caixa de entrada, disponíveis para consulta posterior. Por isso é importante enviar estes emails para além de redirecionar para a página final, como as thank you pages.
Nutrição de leads
Nutrição de leads não é propriamente um tipo de email específico e sim um processo automatizado que envolve os outros diferentes tipos de email.
Esse processo é uma forma de qualificar e preparar um lead e direcioná-lo para um produto ou serviço. Procede-se ao envio em sequência de novos materiais educativos para um lead e, à medida que este vai demonstrando interesse no tema do negócio, envia-se também informações e ofertas sobre os produtos ou serviços da empresa. Se for bem feito, o processo tem efeito nos resultados em vendas.
Com estes quatro exemplos de emails, só tem que colocar mãos-à-obra para potenciar e melhorar o seu trabalho de email marketing.
Aproveite ao máximo esta poderosa ferramenta de comunicação, otimize o seu envio e profissionalize esta prática. Comece já a comunicar e veja com os seus olhos o poder da comunicação via email! Conte sempre connosco para esclarecer qualquer dúvida que tenha e diga-nos o que pensa. Queremos ouvir a sua opinião!
Caso pretenda falar diretamente com um especialista em Email Marketing da Link&Grow, estamos ao seu dispor. Aproveite a oportunidade, esclareça as suas dúvidas e aprenda algumas dicas que podem fazer a diferença nos resultados dos seus envios. Totalmente gratuito, sem qualquer compromisso, ouça o que temos para lhe dizer! Só tem a ganhar!