O Well Domus | Fitness & Spa Services é um ginásio que está localizado no complexo do Fluvial, na Foz do Douro no Porto, numa das zonas mais nobres e procuradas para a prática do exercício físico. Este ginásio, que se distingue pelo conceito integrado de bem-estar físico e emocional, tem um ambiente confortável e envolvente, profissionais competentes e está dotado de uma área de exercício e saúde, equipada com as últimas tecnologias. O Clube apresenta um serviço personalizado e global sem precedentes de Fitness, Nutrição e Spa para que os sócios obtenham resultados consistentes.
Apesar de ter já uma presença digital e um caminho percorrido na estratégia de marketing e comunicação, houve a necessidade de aprofundar e melhorar esse trabalho. É assim que em Janeiro de 2015, o Well Domus contrata a Link&Grow e juntos planificam a implementação de uma estratégia de inbound marketing. Uma estratégia exigente, com resultados a médio-longo prazo mas absolutamente certeira. Assim que começou a ser posta em prática, os resultados começaram a aparecer e tudo era indicativo de que se estava no caminho certo. 2015 foi um ano de recordes, nunca antes se tinham angariado tantas leads nem gerado tantas vendas. O primeiro trimestre de 2016 foi a consolidação do sucesso. Entre Janeiro, Fevereiro e Março de 2016, com menos 25% de investimento, o Well Domus gerou mais 50% de vendas, comparativamente com o período homólogo em 2015. Mais vendas, mais leads, mais contactos, mais oportunidades, maior e melhor presença na internet e nas redes sociais, melhor comunicação e relacionamento com os clientes e potenciais clientes! Um caso de sucesso! Este é o fruto do trabalho consistente, coerente e responsável de inbound marketing e a prova de que vale a pena todo o esforço contínuo, constante e em constância do marketing de conteúdo. É a estratégia de marketing vencedora, com resultados comprovados.
Qual a fórmula de sucesso?
Cada cliente é um caso e exige um estudo aprofundado e um conhecimento apurado para melhor delinear qual a estratégia a implementar. A ideia base comum a todos eles é a aposta na produção de conteúdo como forma de construir a credibilidade da marca, educar clientes, fornecer informação gratuita e demonstrar o know-how da empresa. Contudo, a informação produzida não o é de forma aleatória, indiscriminada e universal. É uma informação dirigida ao público-alvo da empresa, às suas personas. A preocupação tem que ser produzir um conteúdo rico e original, dirigido a quem por ele tem interesse. Saber comunicar, o que comunicar, como comunicar e a quem comunicar é fundamental.
Mais de 2000 leads e 47 mil euros em vendas: um novo recorde digital!
A estratégia de inbound marketing implementada no Well Domus gerou em 2015 cerca de 2200 leads, na prática potenciais clientes ou interessados no conceito, e 47 mil euros em vendas, totalizando uma receita nunca antes alcançada através dos canais digitais. Em equipa vencedora não se mexe e para 2016 a empresa estima obter ainda melhores resultados!
O caminho faz-se caminhando
Quando a Link&Grow assumiu a estratégia de inbound marketing do Well Domus deparou-se com uma empresa com uma comunicação estruturada, uma política de marketing funcional e um esforço de relacionamento com os seus clientes como prioridade. Contudo, o Well Domus tinha graves falhas que impediam rentabilizar ao máximo o investimento digital e aproveitar as suas vantagens na plenitude. Tinha um site implementado mas não estava otimizado, tinha presença nas redes sociais mas de forma intermitente – em algumas estava presente mas sem qualquer tipo de atividade. Havia uma rotina de publicação de conteúdos mas estes nem eram otimizados nem eram concebidos de forma estratégica, com ligação a landing pages. Não existiam sequer landing pages. Apesar de haver uma base de emails considerável e segmentada, o email marketing era muito deficitário. Não era usada nenhuma ferramenta adaptada para o efeito, não era usada uma plataforma de envio de emails e portanto não havia quaisquer tipos de dados para análise nem feedback dos envios, não havia nenhum estudo do público-alvo, do seu comportamento, do melhor dia e hora para envio dos emails por exemplo. Comunicavam sem saber se era eficaz, faziam campanhas às cegas, enviavam emails e não dispunham de qualquer tipo de informação.
Prego a fundo no Inbound Marketing!
Como já existia um bom know-how sobre o público-alvo do Well Domus, a tarefa de construção e definição das personas estava facilitada. Sabia-se para quem se queria dirigir a comunicação, interessava então colocá-la em prática. O site foi totalmente otimizado e o blog foi alimentado diariamente, com uma planificação estruturada dos conteúdos, também eles otimizados. A presença nas redes sociais foi melhorada, foi reativado o twitter e o linkedin e tudo passou a estar interligado no mundo digital. Estudaram-se as melhores palavras-chave e estas passaram a ser o cartão-de-visita, presentes em todo o lado. O email marketing foi completamente revolucionado, apostando em mais envios, de forma mais segmentada, tendo por base uma plataforma integrada. Essa ferramenta possibilitou analisar todo o trabalho de email marketing e, a partir de dados objectivos, ir fazendo os devidos ajustes para a sua melhoria de forma a comunicar cada vez melhor, com maior eficácia e resultados. Passou a existir feedback dos envios, já era possível perceber o comportamento das diferentes personas e adequar a comunicação às suas necessidades. E quantas mais leads surgiam, mais contactos eram adicionados à base de dados de email da empresa. Paralelamente, criou-se uma maior ligação entre a equipa de marketing e a equipa comercial na definição de campanhas funcionais e na transformação de oportunidades em vendas, com objetivos digitais, que antes nem sequer existiam. O aparecimento de leads abriu outras possibilidades, o acompanhamento do seu percurso no funil de vendas também. É o maravilhoso mundo digital e tudo o que ele encerra. Um ano e meio depois, colhem-se os frutos. Tudo está interligado, a engrenagem da comunicação e do marketing está oleada e perfeitamente otimizada, é um processo em contínuo, que segue a todo o vapor.
Este é mais um exemplo real de como a metodologia inbound pode revolucionar a forma de comunicar de uma empresa no mundo digital, com resultados comprovados. Seja ousado, inove e aposte nesta estratégia de sucesso! Aumente as suas leads, conquiste e fidelize clientes, aumente vendas e fortaleça o reconhecimento da marca. Produza conteúdo de qualidade e arrase, destaque-se como empresa no mercado e conquiste a confiança dos consumidores! Conte sempre connosco para esclarecer qualquer dúvida que tenha e diga-nos o que pensa. Queremos ouvir a sua opinião!
Caso pretenda melhorar o marketing digital da sua empresa, oferecemos uma avaliação do mesmo, totalmente gratuita, sem qualquer compromisso, com dicas valiosas para que potencie os seus resultados. Aproveite esta oportunidade!