Facebook e Instagram: Saiba qual o tamanho certo das imagens!
Facebook e Instagram são redes sociais em que deve focar a estratégia de Marketing Digital da sua empresa. Mas as publicações não devem ser feitas ao acaso. As imagens assumem um papel fundamental na forma como comunica com os seus clientes ou consumidores.
Em artigos anteriormente publicados no nosso blog, referimos a importância de disponibilizar um bom conteúdo, associado a fotografias de qualidade. Hoje, debruçamo-nos sobre o tamanho certo das imagens para diferentes redes sociais, ou seja, do número de pixels que devem ter quando publicadas nos diferentes espaços do Facebook ou Instagram.
Sabe qual o tamanho ideal para garantir uma boa resolução das imagens que publica nas redes sociais? Explicamos-lhe tudo!
Tamanhos recomendados para Facebook
1. Imagem de perfil:
O tamanho ideal para uma visualização de qualidade é 180×180 pixels. Mas há outros critérios associados à dimensão das fotografias para redes sociais. Sabia que, ao publicar uma imagem como foto de perfil do Facebook, esta será cortada e assumirá a forma quadrangular? E que, se incluir texto ou um logótipo, os ficheirs PNG garantem melhor resolução?
2. Imagem de capa:
O tamanho ideal das imagens de capa do Facebook é 820×310 pixels. O mínimo é 399×150. Assim como na foto de perfil, opte por um ficheiro PNG se a imagem incluir um logótipo ou texto.
Dica: Se tem uma página (e não um perfil), pode definir como “foto” de capa um vídeo, ao invés de uma imagem. Seja original!
3. Cronologia:
O tamanho mínimo é 600×315 pixels. Já a dimensão recomendada para uma boa resolução é 1200×630 pixels. Nas imagens para redes sociais, a proporção também conta. Por exemplo, no feed do Facebook, pode publicar imagens verticais com proporção 2:3.
4. Posts em formato carrossel:
Nestas publicações, as imagens devem ser quadradas e ter no mínimo 600×600 pixels. O tamanho recomendado para conseguir uma boa visualização é 1080×1080 pixels.
5. Imagens de capa de eventos:
Se está a criar um evento no Facebook, assegure-se de que a imagem de capa tem 1920×1080 pixels. Nas imagens para redes sociais, importa a simetria. Se não tiver uma imagem com 1920×1080 pixels, opte por uma dimensão aproximada, desde que a proporção seja 16:9.
6. Vídeos:
A duração máxima dos vídeos é 240 minutos e a proporção é 4:5. A largura mínima recomendada é 600 pixels.
7. Imagens a acompanhar links (publicações orgânicas):
As Open Graphic são tags do Facebook que associam a um link uma imagem previamente definida. Aconselha-se a publicação de imagens com 1200×627 pixels.
8. Anúncios:
O texto incluído nas imagens deve estar abaixo dos 20%. Embora o Facebook já não rejeite estes anúncios, dá-lhes menos destaque do que aos restantes. Se optar por um vídeo, saiba que a duração máxima é 240 minutos, mas o recomendado é não ultrapassar 1 minuto. Nas publicações do Facebook em formato carrossel, a resolução mínima dos cartões é 600×600 pixels, mas recomendam-se 1080×1080 pixels.
Tamanhos recomendados para Instagram
1. Imagem de perfil:
O tamanho mínimo é 110×110 pixels e a proporção é 1:1. Como já mencionámos, além do tamanho das imagens para redes sociais, importa ter em atenção a sua forma. No Instagram, a imagem de perfil é circular (os cantos não são exibidos).
2. Cronologia:
O tamanho mínimo é 800×800 pixels nas fotos quadradas, mas o ideal é ter imagens com 1080×1080 pixels. Para fotos retangulares, há um máximo de 1920 pixels de altura. O Instagram aceita fotos verticais e horizontais. Nos vídeos do feed, a dimensão é igual à das imagens, mas a duração não deve ultrapassar 1 minuto.
3. Instagram stories:
As imagens publicadas no Instastories devem ter 1080×1920 pixels (mínimo 750×1334) e a proporção deve ser 9:16. Os vídeos devem durar no máximo 15 segundos e as fotos são exibidas durante 5 segundos.
4. Anúncios:
Se já faz anúncios no Instagram, certifique-se de que:
– Nas imagens do tipo paisagem, a resolução mínima é 600×315 pixels (proporção 1.91:1);
– As imagens quadradas têm 600×600 pixels;
– As imagens verticais têm 600×750 pixels (proporção 4:5);
– Os vídeos têm as mesmas dimensões das imagens e a sua duração máxima é 60 segundos.
Depois de estar informado sobre quais os tamanhos recomendados para Facebook e Instagram, leia este artigo e conheça alguns bancos de imagens grátis. Use ainda a ferramenta Canva para tornar as publicações apelativas.
Quer melhorar a performance da sua empresa nas redes sociais? Analise! Descarregue o Relatório de Desempenho no Facebook que preparámos para o ajudar e comece a registar. Só com dados é que se tiram conclusões! Se tiver dúvidas, deixe-nos um comentário. Temos uma equipa disponível para o ajudar.