Redes Sociais: Saiba Como Planear e Calendarizar os Conteúdos da sua Empresa!
Redes Sociais são uma passagem obrigatória na presença de uma empresa na internet. Contudo, nem sempre é fácil saber o que comunicar e quando o fazer! Já aqui lhe deixamos 9 dicas para melhorar a presença da sua empresa nas redes sociais, para saber o que deve ter em conta e quais devem ser as suas principais preocupações mas neste post queremos ir ainda mais ao concreto, ao específico. Uma das dificuldades que mais sentimos nos nossos clientes, relativamente à estratégia de comunicação nas redes sociais prende-se com questões práticas do dia-a-dia, o que publicar, o que comunicar, em que dias e com que frequência. Muitas das vezes não existe sequer uma rotina de publicações, com descriminação de tipo de conteúdos e redes sociais onde publicar, não existe sequer um planeamento, uma calendarização. É justamente sobre este assunto que hoje vamos focar toda a nossa atenção!
#Não há fórmulas mágicas nem eternas para uma boa estratégia de comunicação
A primeira ideia que queremos que retenha é que não existem fórmulas mágicas e o que resulta para uma empresa, pode não resultar para todas. Portanto, quando estruturar a comunicação da sua empresa nas redes sociais, tem que fazê-lo de forma livre e descomplexada, tendo como perspetiva que muito provavelmente a planificação inicial terá que ser alterada e mesmo quando atingir bons resultados não é líquido que se mantenha estática ao nível dos conteúdos ad eternum. Também é preciso ter noção de que um determinado tipo de conteúdo que não resultou no passado, pode resultar no futuro. As audiências mudam, em termos de composição, de gostos e interesses, à medida que o tempo passa. Assim, a estratégia de comunicação nas redes sociais exige análises constantes e adequação de conteúdos, em função das mesmas, com criatividade e empenho.
#Analise a concorrência e defina prioridades
Uma dica interessante, antes de estruturar a comunicação da sua empresa, é analisar a concorrência. Perceber como comunicam nas redes sociais as suas concorrentes diretas e tirar ideias e ilações. Depois importa pensar em duas perspetivas, uma é a que lhe interessa comunicar – informações sobre a empresa, serviços e produtos ou conteúdos do seu site/blog, a outra é a que interessa a quem o segue nas redes sociais – alguma informação sobre a sua empresa mas, sobretudo, sobre a sua área de negócio. O sucesso está em conciliar estas duas perspetivas na sua comunicação, com conteúdos ricos e interessantes sem serem densos. Como deve existir um equilíbrio nas publicações que faz e como não pode desatar a publicar como se não existisse amanhã, deve definir aquilo que é para si prioritário comunicar e que está relacionado com a sua empresa porque vai ter que deixar espaço para outro tipo de publicações.
#Planifique tudo mensalmente, dia-a-dia e defina limites. O que é demais, é erro.
Aconselhamos vivamente a fazer uma planificação mensal das suas publicações nas redes sociais, com a estrutura dia-a-dia do que vai publicar e onde. Convém que numa fase inicial não publique diariamente, sob pena de saturar a sua audiência. Por isso defina quais os dias em que vai publicar em função dos dias em que o seu público-alvo está mais presente nas redes sociais. Quatro dias é um bom número. Pode optar por semanalmente trocar o dia de publicação por outro, por exemplo, numa semana fazer uma publicação a uma quarta-feira e na outra fazer antes à sexta-feira. Deve ainda ter presente o espírito associado a cada dia, ou seja, publicar numa terça-feira ao final da tarde, é bem diferente de publicar a uma sexta-feira ou a um sábado. Deixe as publicações mais leves, engraçadas ou de fait-divers para a sexta-feira ou para o fim-de-semana e distribua as restantes publicações pela semana. Um exemplo de publicação que funciona muito bem são as quotes e pode publicá-las ao sábado a desejar um bom fim-de-semana, no melhor período horário para a sua audiência.
#Selecione desde logo datas comemorativas e feriados que vai abordar em cada mês
Ao planificar o mês, deve desde logo assinalar dias de destaque, associados a datas comemorativas, feriados nacionais ou locais e dias importantes, para mais facilmente depois ajustar a restante comunicação. Por exemplo, se existir um feriado no mês, na véspera pode fazer uma publicação relacionada com isso, desejando um bom feriado e convém que tenha isso agendado. Contudo, depois do levantamento de dias de destaque, convém que faça uma seleção do que tem interesse e do que é relevante para a sua comunicação. Por exemplo, vamos supor que a sua empresa é uma confeitaria no Porto. O São João será uma data comemorativa com interesse para si mas o Santo António nem por isso. Esta lógica também se aplica aos dias importantes. Há dias para tudo – Dia da Amizade, Dia Mundial da Liberdade, Dia Internacional do Riso, etc – e compete-lhe a si perceber a quais quer dar importância e assinalar porque fazem sentido no âmbito da sua empresa. Usando o mesmo exemplo referido acima, da Confeitaria no Porto, um dia com interesse para assinalar seria o Dia Mundial da Pastelaria. É claro que depende muito do tipo de empresa, do seu âmbito e do seu público-alvo, mas apenas estamos a dar-lhe exemplos para que depois possa avaliar o que faz sentido para si, na sua estratégia de comunicação. Paralelamente a isto tudo, há determinados momentos que, pelo seu peso, podem ser trabalhados no âmbito da comunicação da sua empresa. Um exemplo prático foi o campeonato europeu este ano. Muitas foram as empresas que fizeram publicações a apoiar Portugal nas redes sociais. Esteja atento a estes aspetos que podem ajudar a dinamizar a comunicação da sua empresa.
#Planifique tudo o que está relacionado diretamente com a sua empresa
Já tendo agendado as publicações relevantes em função dos dias de destaque, inclua agora tudo o que puder relacionado com campanhas, promoções e ofertas que sabe que a sua empresa vai ter nesse mês. Aproveite e agende também a divulgação dos seus novos posts de blog, caso tenha um, com a definição do dia para o fazer. É uma forma de divulgar o seu blog e de contribuir com tráfego para o seu site, já que vai incluir um redireccionamento para a leitura do post. Com certeza sabe a regularidade com que escreve e é importante incluir essa rubrica no seu calendário de planificação de publicação de conteúdo. Se escreve um post por semana, significa mais uma publicação nas redes sociais, se escreve dois, são mais duas. Esta gestão faz toda a diferença para que perceba que espaço útil dispõe para outras publicações já que a ideia é não saturar o seu público. Tem que priorizar publicações em detrimento de outras e se num mês pode ter muitos conteúdos importantes para comunicar, relacionados com campanhas, por exemplo, noutro mês pode já não ter e aí terá que preencher o calendário com outro tipo de publicações.
Se não tiver um blog e não souber o que publicar ou no caso de precisar de conteúdos, uma boa sugestão pode ser trabalhar o email marketing, adaptando-o para as redes sociais. Não estamos a falar de replicar os emails mas de os resumir ao essencial e adequá-los, com as devidas ligações para as landing pages ou site, conforme os CTA’s de cada email. Dependendo do volume de emails que envia, pode ter que fazer uma seleção de quais utilizar.
#Agende as restantes publicações
Agora é tempo de olhar para o seu calendário e ver o que pode mais ser publicado. O que é prioritário já está. Toda a gente quer publicar sobre a empresa e os seus produtos e serviços, o sonho de qualquer um era poder publicar sempre sobre a empresa e os seus produtos e serviços mas não é de todo uma boa prática. Deve impor-se limites porque ninguém gosta de uma presença nas redes social excessivamente agressiva e comercial. Corre o risco de perder seguidores, perder notoriedade e estragar o relacionamento entre a marca e os clientes/potenciais clientes. Por isso coloque o travão, aposte noutras publicações e distribua-as pelos restantes dias que tinha definido que seriam de publicações e que ainda estão livres. Publique notícias ou novidades sobre a sua área de negócio, informações úteis, dados estatísticos, inovações tecnológicas, tudo o que possa ter interesse para quem o segue. Pense no seu público-alvo, pense em quem o lê. Mostre que tem conhecimento, prove que está a par das novidades. E não seja sério ou aborrecido. Faça piadas sobre a sua área, aposte em vídeos ou memes relacionados com ela – costumam ser publicações de sucesso, publique curiosidades, crie rubricas de distração conectadas com a sua marca como por exemplo “a foto da semana” – onde publica uma foto que retrate a semana da sua empresa ou uma playlist da empresa no youtube – onde as pessoas possam também adicionar músicas. Seja criativo e inovador, comunique com originalidade e vai ver que as suas publicações vão ser cada vez melhor aceites e vão gerar cada vez mais gostos e comentários.
Tem aqui tudo para que possa gerir da melhor forma a presença da sua empresa nas redes sociais mas a partir daqui é consigo. Tem que se esforçar, empenhar-se a fundo porque é um trabalho exigente mas com resultados, quando bem feito. Pense em quem o segue mais do que no seu umbigo, publique para eles e não para si. E planifique!
É importante que perceba que ter um calendário com as publicações da sua empresa nas redes sociais, mensalmente, é fundamental. É uma questão de organização e método de trabalho mas também a garantia de que vai pensar e adequar a melhor estratégia de comunicação para cada rede. Temos para si, para o ajudar no dia-a-dia, o calendário de planificação de publicação de conteúdo nas redes sociais que usamos na Link&Grow, uma ferramenta muito útil para a sua organização. Faça o download aqui.
Tem mais alguma dúvida sobre como calendarizar a presença da sua empresa nas redes sociais? Fale connosco! Esclareça tudo o que quiser ou simplesmente diga-nos a sua opinião. Conte-nos quais as dificuldades que tem a planear a estratégia da sua empresa, comente, queremos saber o que pensa. Este blog é nosso mas só faz sentido consigo desse lado!
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