SEO: 9 Excelentes dicas para destacar o seu post!
O SEO – Search Engine Optimization é uma técnica essencial para obter uma posição de destaque nos resultados orgânicos dos motores de pesquisa. Visa, em suma, atribuir maior relevância aos artigos e aumentar as visitas ao blog.
A produção de conteúdo verdadeiro é igualmente importante para atrair visitantes, mas não basta. Por isso, partilhamos consigo 9 excelentes dicas para otimizar a sua publicação e assegurar um bom posicionamento.
1. Pesquise as palavras-chave mais adequadas
Descobrir quais são as palavras-chave ideais é essencial para que o conteúdo tenha sucesso. Faça, por isso, uma lista com as que estão relacionadas com a temática do seu post.
Posteriormente, efetue uma pesquisa para perceber quais as palavras-chave mais procuradas. Para o auxiliar neste processo, sugerimos algumas ferramentas úteis.
- Planeador de Palavras-chave: Esta ferramenta do Google Ads permite encontrar ideias de palavras-chave para a sua estratégia/post e indica qual o volume de pesquisa para cada uma. Assim, conseguirá perceber em que palavra-chave deve apostar para alcançar um bom SEO.
- Google Trends: Esta ferramenta gratuita permite apurar os termos mais pesquisados num determinado período de tempo. Desse modo, conseguirá não só perceber quais as tendências, mas também comparar o potencial das palavras-chave da sua estratégia. Tenha, contudo, em atenção que esta plataforma não indica estimativas de tráfego, apenas fornece uma noção do comportamento dos utilizadores.
- Ubersuggest: Esta é mais uma opção gratuita que resulta da união de duas ferramentas: o Planeador de Palavras-chave e o Google Suggest. Desse modo, tem acesso a centenas de sugestões de palavras-chave e ainda consegue saber qual o respetivo custo por clique (CPC), qual o volume de pesquisa e muito mais!
2. Crie títulos relevantes
Este é um passo essencial para um bom posicionamento no ranking de pesquisas do Google. O objetivo é fornecer conteúdos relevantes e associados à pesquisa efetuada pelos utilizadores.
Desse modo, no título, deve utilizar palavras-chave relacionadas com o tema do artigo de blog. Assim, estará a melhorar o SEO e a aumentar a probabilidade de este ficar bem posicionado nos resultados de pesquisa.
Veja, por exemplo, este artigo. Colocamos no título duas palavras-chave relevantes e associadas ao tema: SEO e post.
3. Escolha um URL curto e que inclua a palavra-chave
O URL é também uma preocupação de SEO. Deverá estar relacionado com o título do artigo e, sobretudo, conter a palavra-chave escolhida. Separe todas as palavras por hífens e evite um URL muito extenso.
4. Inclua links internos e externos
A utilização de links, sobretudo nos primeiros parágrafos, é uma ótima forma de diminuir a taxa de rejeição (bounce rate) do seu post. Ao fazê-lo, estará a conduzir o leitor a uma ação que poderá aguçar a curiosidade e aumentar o seu interesse pelo assunto.
Opte por links internos para que os visitantes naveguem no seu site. Utilize também links externos para validar a informação que está a partilhar. Lembre-se, contudo, de que as hiperligações devem abrir numa nova página. Desse modo, o leitor não abandonará o seu blog.
5. Otimize as Heading Tags
No código de um artigo de blog ou da página de um site, é possível demarcar cabeçalhos que definem a importância de cada conteúdo. São as chamadas Heading Tags e vão do 1 ao 6. O 1 representa o assunto mais relevante.
No seu artigo, é aconselhável utilizar apenas um H1 (o título) e os H2, H3, H4, etc. (subtítulos) que forem necessários. Voltando ao exemplo deste post, colocamos apenas um H1 e nove H2.
6. Coloque o atributo Alt nas imagens
Cada imagem que colocar no seu post deve conter um atributo Alt, ou seja, uma breve descrição que inclua as palavras-chave escolhidas. Deverá também atribuir um nome às imagens seguindo esta lógica. Separe as palavras por hífens (-).
Este passo é importante, pois permite que o Google compreenda o significado da imagem. Melhorando o SEO, estará a fomentar a indexação e o posicionamento do seu post.
7. Utilize Calls-to-Action (CTA’s)
Transformar um simples visitante numa lead deve ser o seu foco. Para isso, é necessário induzir à ação. Nesse sentido, utilize CTA’s em todos os seus artigos de blog.
Pode convidar ao download de um ebook, infográfico ou whitepapper ou, por outro lado, oferecer um desconto relacionado com o seu negócio. Em troca, os leitores apenas terão de fornecer os seus dados. Assim, poderá continuar a enviar conteúdos direcionados e a nutrir as suas leads.
8. Aposte em sinónimos da sua palavra-chave
Atualmente, o Google já entende que os sinónimos estão relacionados com o tema principal. Assim sendo, não é preciso repetir constantemente a palavra-chave para potenciar o SEO.
Evite usar termos fora do contexto para forçar o posicionamento. Esta não é uma boa prática, porque o motor de pesquisa pode considerá-la Keyword Stuffing e punir o seu website.
9. Não coloque o post completo na homepage
Evite disponibilizar o artigo completo na página principal do seu blog. Coloque um parágrafo e a opção “ler mais”. Além de reduzir o tempo de carregamento da página, estará a incentivar à ação e diminuirá a taxa de rejeição (bounce rate).
Esperamos que estas sugestões ajudem a otimizar o SEO e o posicionamento dos seus posts. Saiba que, se pretende ter um blog bem-sucedido, o conteúdo não deve ser descurado. Faça download grátis do nosso ebook e conheça boas práticas para produzir conteúdo que atraia visitantes em larga escala e os transforme em fiéis leitores!