Ferramentas de SEO foram criadas para ajudar quem tem um site a fazer a sua otimização. Como nunca é demais realçar, a otimização de um site é essencial para estar bem posicionado nos motores de pesquisa e para atrair os clientes certos. Mas nem sempre é fácil saber quais os critérios que os motores de pesquisa têm em conta para avaliar os sites (eles não são definitivos, sofrem alterações periódicas, pelo que importa estar atualizado), nem como melhorar a sua performance de acordo com estes mesmos critérios. As ferramentas de SEO são uma importante ajuda para todos aqueles que estão presentes online, desde os mais experientes até aos que estão a dar os seus primeiros passos. Se, por um lado, existem ferramentas que fazem uma avaliação completa do seu site em termos de SEO, permitindo-lhe ter conhecimento de todos os critérios a ter em conta e fazer análises de performance periódicas, outras há que se especializam em etapas específicas do processo de otimização como encontrar a melhor palavra-chave. Conheça abaixo as ferramentas que o podem ajudar.
Neste artigo reunimos as 5 melhores ferramentas de SEO, as que, na Link&Grow, consideramos serem não só úteis como de fácil utilização.
1. Ferramentas de SEO para ajudar a definir a palavra-passe
A definição da palavra-chave é crucial numa estratégia SEO: ao optar pela palavra-chave correta, garante que o seu site esteja bem posicionado nos motores de pesquisa e atrai os clientes certos. De forma simples, pode afirmar-se que a diferença entre ter um bom planeamento de palavras-chave ou não ter equivale à diferença entre atrair muitas visitas ou ficar esquecido na imensidão da Internet. Existem várias ferramentas de SEO que o podem ajudar a encontrar a palavra-chave certa:
#Keyword Planner
O Keyword Planner é uma ferramenta que a Google disponibiliza gratuitamente na sua plataforma de anúncios (AdWords). Com o Keyword Planner é possível:
- Pesquisar novas ideias de palavra-chave, identificando o seu site e definindo o seu setor de negócio. Poderá ainda segmentar a sua lista de palavras-chave e definir palavras-chave negativas, ou seja, aquelas que não quer ver associadas ao seu site.
- Conhecer o histórico das palavras-chave e as suas tendências, durante os últimos 12 meses, o que lhe permite ter noção de quais as que têm mais procura e, ao mesmo tempo, menor concorrência.
- Saber a performance da sua lista de palavras-chave.
- Obter novas sugestões para palavras-chave, através da opção “multiplicar listas de palavras-chave”.
O Keyword Planner é uma ferramenta SEO pensada para profissionais com experiência ou para quem está a dar os primeiros passos na otimização de um site. Para começar a explorar, basta criar uma conta no Google Adwords.
#Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta SEO disponibilizada pela Google, gratuita, que lhe fornece informação detalhada sobre as tendências das palavras-chave que já tem definidas. Através desta ferramenta é possível:
- Identificar as pesquisas que os utilizadores fazem de acordo com determinados termos;
- Verificar sazonalidades na pesquisa de uma palavra-chave – o Google Trends permite fazer uma análise de períodos específicos e recuar anos;
- Conhecer a distribuição de procura de uma palavra-chave com base em critérios demográficos;
- Comparar o volume de procura de até 5 palavras-chave de uma só vez, dentro de um determinado período de tempo.
De entre as várias ferramentas de SEO, esta é das mais intuitivas e pensada para que o seu utilizador consiga, facilmente, obter informação relevante: basta escrever, na página inicial, o tópico pretendido e logo será direcionado para outra página onde poderá conhecer as várias tendências a ele associadas. Além das que já mencionámos, o Google Trends permite filtrar a informação através da fonte de pesquisa (pesquisa de imagem, pesquisa de notícias, entre outros) e definir a categoria em que está inserido.
#Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita que funciona à semelhança do “autocomplete” da Google: quando começa a fazer uma pesquisa neste browser, certamente já reparou que lhe são sugeridas palavras para completar a sua escrita, para que esta seja o mais específica possível e o resultado seja o mais próximo do que pretende. O Ubersuggest funciona da mesma forma: ao pesquisar uma palavra-chave, esta ferramenta irá propor-lhe, de A a Z, novas sugestões. É uma das ferramentas de SEO mais adequadas para obter novas ideias de palavra-chave e, inclusivamente, para ter noção de alguns nichos associados à palavra-chave previamente definida.
O Ubersuggest é uma ferramenta user-friendly: basta aceder ao site, escrever a sua palavra-chave, escolher a língua pretendida e clicar para, em segundos, obter centenas de sugestões.
2. Ferramentas de SEO para conhecer a performance do seu site
#Através de uma análise completa: Screaming Frog
O Screaming Frog é uma das ferramentas de SEO mais completas quando o objetivo é fazer uma análise geral do seu site e perceber o seu nível de otimização. A utilização desta ferramenta permite:
- Analisar o título, meta-descrição, cabeçalhos (H1, H2) e URL.
- Analisar a meta tag das imagens
- Verificar a quantidade de links internos e externos
- Detetar conteúdos duplicados
- Avaliar conteúdos
- Detetar páginas não indexadas
- Avaliar a velocidade de carregamento da página
O Screaming Frog é uma ferramenta paga mas tem uma versão gratuita que lhe permite aceder a algumas destas funcionalidades. Se pretende fazer uma análise integrada ao seu site e não sabe quais os critérios a considerar, o Screaming Frog é uma das ferramentas de SEO mais recomendadas.
#Focada na velocidade de carregamento das páginas: PageSpeed Insights
A velocidade de carregamento de um site é um dos critérios a que o seu site deve obedecer para conseguir um bom posicionamento nos motores de busca. Esta é, portanto, uma das ferramentas de SEO mais úteis.
O PageSpeed Insights mede o desempenho do seu site em termos de velocidade de carregamento através de uma pontuação que varia entre 0 e 100 – se o seu site tiver acima de 85 pontos, significa que tem boa performance no que diz respeito à velocidade de abertura.
De seguida, o PageSpeed Insights dá-lhe dicas de melhoria que, conforme a sua prioridade, são apresentadas a cor vermelha ou amarela. Colocar em prática estas dicas irá certamente aumentar a rapidez do seu site mas note que a velocidade de abertura de um site estará sempre dependente da qualidade de ligação à Internet, pelo que esta ferramenta só equaciona os critérios que lhe são externos.
É uma ferramenta prática e gratuita.
Agora que conhece algumas das melhores ferramentas de SEO para o ajudar a ter em consideração todos os critérios de otimização de um site, comece a explorá-las e veja aquelas que mais se adequam ao seu trabalho. Se tiver dúvidas quanto à sua utilização, não hesite em contactar a nossa equipa – teremos todo o gosto em ajudar! Utiliza alguma ferramenta SEO que não esteja aqui mencionada? Deixe um comentário – estamos abertos a novas sugestões! Se já é utilizador habitual destas ferramentas de SEO, gostávamos de ouvir a sua opinião. Este blog é da Link&Grow mas só faz sentido se for utilizado por si!
Como sabemos que nem sempre é fácil ter presente boas práticas de SEO preparamos para si uma checklist mais completa para o ajudar neste trabalho, no dia-a-dia. Assim, nunca se vai esquecer de nada! Faça o download aqui.
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