Site: Aumente a Sua Visibilidade, Fidelize e Conquiste Clientes!
Site: saiba como o otimizar para aumentar a sua visibilidade e transformar cliques em clientes – se o seu site não recebe visitas, provavelmente é porque não está a investir numa estratégia adequada.
Os seus potenciais clientes não vão encontrar o seu site só porque ele existe na web – há um número abismal de sites que concorrem uns com os outros e, por isso, o importante é saber destacar-se entre a concorrência. Aposte na otimização do seu site e torne-se visível, conseguindo um posicionamento de destaque nos resultados apresentados pelos motores de pesquisa, como o Google, por exemplo. Fidelize o cliente que clica no seu site, proporcionando-lhe uma experiência agradável de navegação e conteúdo rico, que fortaleça a autoridade da sua marca aos olhos de quem o visita.
Este artigo sobre como otimizar um site foca essencialmente duas ferramentas utilizadas no Inbound Marketing: um site otimizado, com design responsivo e a criação de um blog. São ferramentas que permitem não só ganhar visibilidade nos motores de pesquisa mas também fidelizar o potencial cliente após a sua primeira visita.
Ganhe visibilidade com um site responsivo!
Como otimizar um site para ser responsivo? Um site responsivo responde à navegação do cliente através de um design concebido para se adaptar a todos os formatos de dispositivos e dimensões de ecrã: seja de um computador, de um portátil, de um tablet ou de um smartphone. O design responsivo permite identificar a largura do ecrã de cada dispositivo e ajustar o conteúdo de forma proporcional, evitando situações como ter de fazer zoom para ler os textos, não ver imagens proporcionais ao ecrã ou ter de esperar mais de dois segundos para que uma página abra na totalidade.
Os motores de pesquisa privilegiam o conforto dos seus utilizadores e querem proporcionar-lhes boas experiências e, por isso, favorecem sites responsivos, atribuindo-lhes lugares cimeiros nas páginas de resultados, principalmente quando a pesquisa do cliente é efetuada a partir de um dispositivo móvel. Saber como otimizar um site para ganhar visibilidade na web, usando boas práticas de SEO, é um dos pilares do Inbound Marketing e a responsividade, juntamente com os cuidados ao nível da palavra-chave, de um título relevante, de um URL personalizado, ou de uma linkagem adequada, é crucial para aumentar o tráfego do seu site. Se o seu site não é responsivo, pode estar a perder muitos visitantes e potenciais clientes (e cada vez são mais aqueles que fazem pesquisas online através de dispositivos móveis): por um lado, podem não o encontrar porque o seu site não aparece logo, em função da pesquisa feita, não tem um bom posicionamento nos motores de pesquisa e, por outro, após a primeira visita, o interesse em regressar pode ser nulo se a experiência não for agradável.
É imperativo saber como otimizar um site para conquistar os visitantes do seu site desde a primeira vez que o abrem: segundo o Google Think Insights, se o primeiro clique for positivo, há 67% de probabilidade de cativar o seu interesse e motivá-lo para a fase seguinte da sua jornada de compra. Saber como otimizar um site é saber como ir ao encontro dos seus clientes.
Fidelize clientes através da criação de um blog!
Agora que o visitante ou potencial cliente já clicou no seu site e o sentiu intuitivo e confortável, é necessário dar as respostas adequadas às suas necessidades. Sabe como otimizar um site para dar as respostas certas a quem o procura? Nos dias de hoje, exibir um site com o nome da empresa e a lista de produtos/serviços não é suficiente. O cliente moderno utiliza a internet para se informar, para comparar serviços e produtos, para compreender como pode suprir as suas necessidades – para tal, procura marcas de referência que, antes de lhe venderem algo, o eduquem. Comparemos um site a uma loja: o cliente entra, procura, pede sugestões e informação detalhada e, muitas vezes, sai sem ter efetivado a compra. O importante é ter gostado da experiência para regressar, depois de ter maturado a informação. Com o seu site passa-se exatamente o mesmo: terá de fornecer conteúdo interessante aos seus potenciais clientes para que eles o vejam como marca de referência na sua área de atuação. Como otimizar um site com esse enfoque? Uma das melhores ferramentas para o fazer é o blog.
O blog é a ferramenta ideal para dar a conhecer a sua área de atuação e demonstrar os seus conhecimentos de especialista. Através da criação de conteúdo rico e adequado, os seus potenciais clientes vão sendo conquistados, atribuindo-lhe uma imagem de confiança – a sua marca passará a ser uma referência online. Aposte em artigos interessantes, bem escritos, com conteúdo original e, acima de tudo, úteis na medida em que vão ao encontro das necessidades dos seus potenciais clientes, desde os que já estão na fase final, de decisão, àqueles que precisam de esclarecimentos qualificados para avançarem na sua jornada de compra. O blog, assim como as redes sociais, são ferramentas de excelência para conhecer os seus visitantes, para interagir com eles e, passo a passo, converter visitas em leads e leads em clientes.
A criação de um blog também exerce influência no posicionamento do seu site no ranking do Google – cada artigo novo corresponde a mais uma página indexada aos motores de pesquisa e, para além disso, alarga o leque de palavras-chave relacionadas com o seu negócio. Tal traduz-se num natural aumento do tráfego de web.
Adotar uma estratégia de Inbound Marketing para otimizar o seu site significa integrar várias ferramentas que atuam, essencialmente, em duas frentes: no aumento da visibilidade do seu site e na fidelização dos seus clientes. É uma estratégia que requer disponibilidade e trabalho contínuo – por exemplo, criar um blog e mantê-lo requer empenho, fazer uma análise continuada das suas taxas de conversão requer disponibilidade, etc. – mas o aumento da quantidade e da qualidade dos seus visitantes é recompensador. Hoje em dia é essencial saber como otimizar um site: não apenas criá-lo, como tem vindo a ser prática comum.
O nosso objetivo é identificar necessidades e ajudar as pessoas e as empresas a melhorarem os seus resultados e cremos que, atualmente, ser uma referência online passa por apostar na otimização do seu site – proporcionando uma maravilhosa experiência de navegação aos seus visitantes, potenciais e atuais clientes – bem como na promoção de conteúdo rico, com qualidade e interesse.
Caso necessite de algum esclarecimento adicional sobre como otimizar o seu site, deixe o seu comentário ou fale diretamente com um especialista da Link&Grow – estamos totalmente disponíveis para dialogar consigo e perceber em que é que o podemos ajudar. Fale connosco! Esclareça tudo o que quiser ou simplesmente diga-nos a sua opinião. Conte-nos o que pensa, comente, queremos saber mais e estamos aqui para o esclarecer. Este blog é nosso mas só faz sentido consigo desse lado!