Blog: poucas são as Instituições de Ensino que têm um e que o exploram enquanto espaço de troca e partilha de conhecimento, válido tanto para o relacionamento instituição-alunos bem como instituição-mercado.
Para uma qualquer Escola ter um blog é tão mais importante quanto melhor compreender e souber explorar esse instrumento de comunicação para beneficiar tanto a prática docente quanto o posicionamento da sua Instituição perante o seu público-alvo, inserido numa estratégia de Inbound Marketing.
Queremos que perceba que, na área da Educação, um blog não serve só para o registo das ações pertinentes da Escola nem é útil só para os seus alunos. É um espaço com conteúdo rico e qualidade, capaz de gerar interesse para os alunos da sua Instituição bem como para potenciais alunos ou seus pais, no caso de serem estes os que têm capacidade de decisão. Preparamos para si as 5 principais razões pelas quais é tão importante um blog para Instituições de Ensino. Fique atento!
1# Aposte no blog como uma ferramenta de comunicação para temas de interesse em comum!
A ideia de um blog associado a uma Instituição de Ensino servir apenas para discutir um tema de uma disciplina ou para transmitir recados da Instituição ou do professor está completamente ultrapassada. O blog até pode servir para isso mas reduzi-lo a esse tipo de publicações é um desperdício.
Uma boa sugestão é usar o blog para o desenvolvimento de assuntos relacionados com temas complementares ao estudo dos alunos, em contexto de aula. O assunto escolhido deve ser interessante para quem escreve e para quem lê e a responsabilidade de escrita deve ser compartilhada entre alunos e Instituição.
O que é importante ter sempre presente é que o blog da sua Instituição de Ensino é uma ferramenta essencial numa estratégia de marketing assente no conteúdo, no inbound marketing. E tendo isso em perspetiva é importante que o conteúdo produzido seja em função da persona do seu negócio, no fundo, em função do seu público-alvo. A pertinência dos temas deve ser assim determinada. Publique conteúdos que domina e que ao mesmo tempo sejam de interesse real para o seu público-alvo. Use o Blog como uma ferramenta de atração ao longo de toda a jornada de compra dos seus alunos, potenciais alunos ou os seus pais – quando a eles compete a decisão – trabalhando temas que coloquem a sua Escola em evidência mas que, principalmente, agreguem valor para eles.
Tenha presente que o blog pode ser um dos principais canais de comunicação com os seus futuros alunos ou seus pais, estruture bem o planeamento dos seus conteúdos.
2# Mantenha um Blog atualizado e com conteúdo de qualidade, garanta que a sua Instituição de Ensino se destaca das demais!
Quanto maior for a partilha e troca de conhecimento, rico e de qualidade, e quanto mais alcance os conteúdos do seu blog tiverem, maior será a sua autoridade na sua área de atuação. Demonstrar conhecimento e experiência, construir credibilidade é um processo de grande responsabilidade e progressivo. O blog pode ser um meio para o conseguir. Contudo, tenha presente que é um espaço aberto, suscetível tanto a críticas como a elogios e que dará tantos frutos, quanto maior for o seu empenho na sua construção. Seja exímio na escrita, prime pela excelência e interesse no conteúdo que produz, seja original, verdadeiro e útil.
A qualidade do conteúdo de um blog é fundamental e, no contexto educacional, ganha ainda mais peso. A Educação é um setor de transformação social, de preparação, formação e qualificação de pessoas. Quando uma Instituição de Ensino partilha conhecimento em forma de posts num blog, eles são a porta de entrada do modelo de ensino e aprendizagem que essa mesma Escola oferece. Quando os seus futuros alunos ou os seus pais, vêm a sua Instituição como uma referência na Educação, mais facilmente confiam e se mostram disponíveis a investir na mesma, como escolha para o futuro.
Coloque o blog no topo das prioridades da sua Instituição de Ensino. Integre-o no seu Planeamento de Marketing e Gestão. Assuma esta ferramenta com responsabilidade para que, em nenhum momento, seja colocada em segundo plano por falta de tempo ou dificuldade de definir temas, dificultando a construção da sua autoridade no seu mercado de atuação.
3# A interatividade que um Blog permite, é atrativa para os seus alunos mas também para quem ainda não escolheu a sua Instituição de Ensino!
O espaço para comentários de um blog facilita a troca de conhecimento entre alunos e professor bem como entre potenciais alunos ou seus pais – no fundo, as leads – e a Instituição.
Em contexto de aula o tempo limitado pode não permitir discussões complementares ao tema central, o blog pode ajudar nessa partilha de informações extra relevantes. Manter um Blog que possibilite esse tipo de interação só acrescenta à construção do conhecimento.
Já em termos de estratégia de Inbound Marketing, a interação com as leads, através dos comentários do blog, é uma forma de manutenção do relacionamento entre a Instituição e os possíveis futuros alunos ou seus pais. Para além disso, as ideias, dúvidas, sugestões partilhadas nos comentários, podem servir de inspiração para novos temas de posts de blog, de aprendizagem e conhecimento sobre o público-alvo da sua Instituição de Ensino e de referência para aprimorar ações tendo em consideração o feedback dos atuais e futuros alunos ou seus pais.
4# O Blog é uma ferramenta de estudo tanto para alunos e leads quanto para quem nele escreve!
Sendo o blog um espaço que coloca à prova o domínio dos temas nele publicados, quem escreve tem que estar constantemente atualizado e informado. Essa necessidade muito objetiva, estimula e desafia tanto alunos como professores, nos casos em que a autoria é partilhada. Se a proposta é complementar às iniciativas do currículo tradicional, o estudo de temas auxiliares será parte fundamental dessa dinâmica e a aprendizagem será partilhada entre autores e espectadores.
Se olharmos para o blog pelo prisma de relacionamento entre instituição e público-alvo, as responsabilidades e vantagens têm o mesmo peso do uso didático, já que o intuito é partilhar conhecimento e informações pertinentes com os futuros alunos ou com os seus pais. Para ser relevante dentro da área da educação, a instituição deve manter-se atualizada em relação às necessidades das suas personas e às tendências do meio educacional em que atua. E mesmo quando o tema da publicação é uma especialidade da sua Instituição de Ensino, o poder de síntese e a revisão também serão uma forma de estudo. Assim, o conteúdo oferecido educa o lead e também amplia a autoridade da sua Instituição de Ensino sobre as dores dos seus futuros alunos ou dos seus pais.
5# Construa um blog adequado à jornada de compra do aluno, que auxilie na hora de decisão das matrículas!
Nem sempre o potencial aluno da sua Instituição – ou os seus pais, quando a eles compete a decisão – estão prontos para efetivar a matrícula. Na fase de pesquisa sobre as diferentes possibilidades de Instituições, o blog pode ser o melhor espaço de consulta sobre o que a sua Instituição de Ensino pode oferecer e o que a diferencia. Pode ser o espaço de interação e contato contínuo, percorrendo toda a jornada de compra até à inscrição da matrícula. É mesmo essa a ideia.
Um blog assume-se assim como um acervo de todos os conteúdos publicados, permitindo a pesquisa de materiais antigos e artigos produzidos, que acabam por ser a base sólida da credibilidade, notoriedade e autoridade que vai construindo no mercado. Não tem validade, não exige investimento financeiro contínuo, conteúdos publicados no passado permanecem atuais cada vez que um aluno ou potencial aluno acede ao blog. E, como em matéria de estratégia de inbound marketing, os conteúdos vão ser cuidadosamente pensados e preparados, vão existir publicações adequadas para dar resposta às dores e necessidades de cada aluno, em cada um dos momentos da jornada de compra.
Para uma Instituição de Ensino, independentemente do seu segmento ou tipo, ter um blog é uma decisão estrutural que vai contribuir para a sua notoriedade, edificar credibilidade, fomentar conhecimento, sendo uma ferramenta essencial numa estratégia de marketing de conteúdo.
O blog será um espaço de interação entre a Instituição e os seus alunos, auxiliando em metodologias que valorizem o aluno e permitindo discussões complementares a temas curriculares. Contudo, o ganho vai muito para além deste relacionamento, extremamente positivo, entre Instituição e alunos ou seus pais. O blog vai também funcionar como um canal para a atração inicial e para a manutenção do relacionamento com as suas leads.
Como vê, não faltam vantagens para apostar na criação de um blog. Se ainda não tem um, não perca mais tempo e aposte nesta ferramenta como um meio eficiente para atrair mais alunos e para se relacionar melhor com o seu público!