Blog – a palavra da moda, a que muitos ainda resistem. Por incrível que possa parecer ainda existem muitas dúvidas sobre a utilidade de um blog para uma empresa e poucas são as que assumem a produção de conteúdo como primordial numa estratégia de marketing. Nada mais errado do nosso ponto de vista. Entendemos a presença digital de uma empresa alicerçada numa estratégia de marketing de conteúdo, onde o conteúdo é rei, onde o conteúdo gera confiança, credibilidade e potenciais clientes, onde o conteúdo é a roda que faz girar o moinho. Já explicamos como este tipo de marketing, conhecido também como inbound marketing, funciona para conquistar clientes e aumentar vendas e esse não é o foco deste artigo. Hoje pretendemos colocar a ênfase nas várias e boas razões para uma empresa ter um blog, no fundo, para ter um espaço recheado de conteúdo, relacionado com a sua área de negócio. Queremos que perceba tudo o que tem a ganhar e o que andou a perder, se ainda não tem um blog. Sintonize-se no tempo e espaço em que vivemos. Ter presença digital não é só estar nas redes sociais e ter um site estático. É fazer de tudo para ser facilmente encontrado através de uma pesquisa no Google, pelo seu público-alvo, e ter a informação que ele procura, indo de encontro aos seus interesses. É afirmar-se na internet com conhecimento sobre a matéria, como autoridade reconhecida para falar sobre ela e ser a primeira opção, entre tantas outras. Ter um blog é essencial para o conseguir. Esta é uma razão mais do que válida para ter um blog mas há outras tantas que lhe queremos mostrar. Fixe-se no essencial, leia com atenção e desista do limbo de ter ou não um blog. No final, a sua resposta vai ser definitivamente sim.
1. Aumente o tráfego para o site
Cada novo artigo criado é mais uma página indexada aos motores de pesquisa, daí a importância do blog ser a extensão do url do site da empresa e idealmente estar integrado no seu backoffice. Para além disso, é também uma oportunidade para subir no ranking de resultados de um motor de pesquisa, como o Google, para palavras-chave relacionadas com o seu negócio, melhorando o posicionamento do seu site. A empresa terá maiores possibilidades de ser encontrada pelo seu público-alvo e portanto de aumentar o tráfego para o seu site, tráfego esse que será qualificado e sinónimo de potenciais clientes para o negócio.
2. Afirme-se como um expert na sua área de negócio
A produção de artigos bem escritos e educativos, sobre assuntos relacionados com a área de atuação de uma empresa, serve como prova do seu know-how e gera uma imagem de valor e credibilidade. Conteúdo rico, de qualidade e original, com interesse, dá confiança na empresa, na sua experiência e trabalho. A grande preocupação é o conteúdo ter valor para quem o procura, ou seja, estar direcionado para as personas da área de negócio. De resto, este é o seu espaço de eleição para demonstrar todo o conhecimento e experiência acumulada da sua empresa.
3. Gere leads e qualifique-as
Ter um blog é mais uma forma de poder gerar novas leads e identificá-las, passo muito importante para uma empresa com presença digital, inserida numa estratégia de inbound marketing. Importa perceber quem são os visitantes que procuram a empresa, transformá-los em leads através de um contacto fornecido e qualificá-los em função das diferentes etapas do funil de vendas. Assim, em cada post publicado devem ser incluídos CTA’s, os chamados call-to-actions, que podem ser imagens, botões ou textos. Como o nome diz, têm como objetivo induzir a uma ação e direcionam para landing pages com formulários – por exemplo para download de um ebook gratuito – o que permite gerar leads e qualificá-las nas diferentes etapas do funil de vendas.
4. Interaja mais e reforce relações
Os comentários de um blog permitem a troca de opiniões, conhecer pontos de vista diferentes, ouvir críticas, esclarecer dúvidas, fornecer informações diversas, demonstrar conhecimento na matéria e conquistar a confiança. Esta prática deve ser incentivada e o blog deve ser um espaço aberto, absolutamente recetivo onde a empresa terá uma atitude proactiva, com respostas céleres. Em situações desagradáveis que possam eventualmente surgir, deve manter uma atitude democrática e de abertura, sem nunca ter uma postura autoritária ou desrespeitosa.
5. Expanda a visibilidade e o alcance da sua empresa
A integração do blog com as redes sociais permite e incentiva a partilha dos posts com uma rede cada vez maior de contactos, potenciando a sua disseminação. Esta expansão, em catadupa, atrai novos visitantes, que poderão transformar-se em futuros leads, ou seja, potenciais clientes.
6. É fácil, é barato e traz resultados!
Criar um blog é fácil, barato e traz resultados de grande valor para o negócio de qualquer empresa, na internet. Pode inicialmente merecer algum tempo e esforço dedicado mas quando os frutos começarem a ser colhidos, verá que cada segundo investido valeu a pena.
Criar um blog pode ser grátis ou custar muito pouco e para quem já tem um site não implica sequer gastos adicionais. Manter um blog exige trabalho, dedicação, empenho, coerência mas não propriamente dinheiro. Exige mais investimento de tempo do que dinheiro em si, partindo do pressuposto que existe alguém que vá dedicar algumas horas do dia a escrever sobre um assunto que domina ou sobre o qual tenha opiniões relevantes. Para além disso, tudo o que é escrito, desde o primeiro post até aos mais recentes, fica armazenado e atrai sempre novas visitas e/ou leads. É um investimento que perdura no tempo e que constantemente se rentabiliza.
7. Destaque-se na sua área, seja uma referência online
A Internet está repleta de informação e é um espaço onde todos se podem expressar e têm direito à opinião. Contudo, essa abundância de informação não é sinónimo de qualidade, nem de que interesse a todos. Quem pesquisa na internet seleciona fontes de informação que lhe são credíveis, cuja escrita lhe agrada e cujo conteúdo vai de encontro ao que procura. Essa confiança transforma-se em fidelidade. A razão é simples. Porque deveria perder tempo a procurar outros espaços ou a consumir conteúdo fraco se já descobriu aquele blog, que é uma referência para si em determinada área de negócio e que lhe oferece regularmente boas informações?
Pode ser um investimento a longo prazo mas construir uma autoridade online é um dos principais ingredientes para o sucesso de uma empresa. E ter um blog é meio caminho para o conseguir. Um bom conteúdo, produzido de forma constante e regular, pode transformar uma empresa ou marca numa verdadeira referência na área. E não duvide, as referências são a primeira escolha no momento da decisão de compra.
8. Seja o primeiro do mundo inteiro
Ter um blog é uma das principais ferramentas para a prática de SEO que é, justamente, o conjunto de técnicas que permite a um site aparecer nas primeiras posições da primeira página de resultados do Google, por exemplo. O blog é essencial quer pelo trabalho de palavras-chave, quer pelo aumento de relevância gerado por novos conteúdos. O Google, como outros motores de pesquisa, prioriza os sites que possuem mais e melhor conteúdo original, útil, diferenciado e relevante. Assim, alimentar regularmente um blog com assuntos bem trabalhados pode ser o seu bilhete direto para a primeira posição no ranking do Google.
Boas razões não faltam para ter um blog e esperamos que tenha deixado as suas indecisões pelo caminho deste texto. Agora é só meter mãos-à-obra e produzir conteúdo rico, de qualidade, com interesse e valor para rechear o seu blog. Seja paciente e persistente, diversifique os assuntos, publique regularmente e a médio prazo verá resultados. Construa um bom blog, produza boa informação, destaque-se entre os demais, seja uma referência na sua área. Conte sempre connosco para esclarecer qualquer dúvida que tenha e diga-nos o que pensa. Queremos ouvir a sua opinião!