SEO: se esta sigla não lhe diz nada, este texto é para si! Saiba do que se trata, aposte nas suas boas práticas e melhore o posicionamento do seu site. Afinal de contas, todos querem estar nas primeiras posições das páginas do Google ou de qualquer outro motor de pesquisa! Essa é uma eterna disputa e não é nenhuma novidade. Quando alguém pesquisa na internet dificilmente passa da 3ª página de resultados e existe uma clara tendência para clicar nas primeiras posições da primeira página. Uma das melhores formas de conseguir visualizações e por consequência audiência para o seu site é aparecer nas primeiras posições nos motores de pesquisa da internet. Uma empresa que esteja na 40ª posição nas páginas de resultados de um qualquer motor de pesquisa dificilmente é uma opção válida para quem pesquisa. Aparecer ou não nas primeiras opções de pesquisa pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa na internet. Alguma vez verificou em que posição se encontra o site da sua empresa? E já pensou porque é que a sua empresa não consegue vender mais pela internet ou porque é que o seu site não tem mais visitas? E sabe como é que o seu potencial cliente tem comprado o seu produto ou serviço na internet ou quanto poderia aumentar as vendas se melhorasse o posicionamento do seu site? Tudo isto está relacionado e se nunca parou para fazer estas perguntas, este é o momento. Vivemos num mundo cada vez mais digital, a internet faz parte do nosso dia-a-dia e as pessoas cada vez mais fazem uso dela, inclusive para adquirir produtos ou serviços. Seria um desperdício não aproveitar este potencial existente! Aposte em boas e eficientes práticas de SEO, otimize o seu site e posicione-se entre os primeiros resultados apresentados pelos motores de pesquisa. Explore o tráfego orgânico e prepare o seu site para vender mais!
Mas afinal o que é o SEO?
SEO é a abreviatura de Search Engine Optimization e não é nada mais é do que a otimização de um site para ser melhor compreendido pelas ferramentas de pesquisa. No fundo, é um conjunto de estratégias para potenciar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais – orgânicos – dos motores de pesquisa, como o Google ou o Yahoo, por exemplo. Quanto melhor forem aplicadas as técnicas de SEO, melhor será o posicionamento de um site num motor de pesquisa e mais facilmente as pessoas vão encontrá-lo quando pesquisarem na internet, aumentando o número de visitas. Vamos a um exemplo. Suponhamos que quer saber mais sobre “marketing de conteúdo” e vai ao Google e coloca “o que é marketing de conteúdo”. Os sites que aparecem são chamados de resultados orgânicos e a ordem com que aparecem é definida a partir dos critérios de SEO.
O SEO é uma prática sem certezas porque nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que o seu site fica nos primeiros resultados numa pesquisa. São os motores de pesquisa que determinam o posicionamento dos sites, face à pesquisa efetuada, em função da sua relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Nestes algoritmos, são considerados vários fatores que vão sofrendo alterações no peso que assumem. Por exemplo, com a evolução tecnológica e o acesso da internet em novos dispositivos, foi necessário melhorar a experiência de pesquisa nos mesmos e por isso foram priorizados os sites que se adaptam perfeitamente aos equipamentos, ou seja, os chamados sites responsivos. Assim, a responsividade dos sites passou a ser uma boa e importante prática SEO.
O SEO pode ajudar o seu site a vender mais
Já acima foi explicado que uma boa prática de SEO contribui para um melhor posicionamento do seu site no ranking de resultados de um motor de pesquisa e que quanto melhor esse posicionamento, maior a quantidade de visitantes. Quando alguém pesquisa na internet, quer a melhor informação, com a maior rapidez, pelo que a tendência é ver as primeiras páginas que surgem. Por sua vez, quanto maior for a quantidade de acessos, maior será a visibilidade da empresa e o retorno em conversões no site. Quando se fala em conversões, estamos a falar de ações que se pretende que um utilizador realize. Por exemplo, se estamos a falar de uma loja on-line, o objetivo é gerar vendas. Estes objetivos podem ser muito variados, como vendas, introdução de dados, downloads ou cliques em determinadas partes do site. Independentemente da sua área de atuação e dos seus objetivos, a otimização do seu site vai contribuir para que a ele aceda um público cada vez mais segmentado, em função das suas expectativas.
Mais do que conjunto de técnicas, SEO é conteúdo rico e relevante
Dar resposta aos anseios de quem navega na internet, com o melhor conteúdo, em menor tempo possível é a grande prioridade. Assim, o conteúdo fornecido passou a ter novo valor e mais peso. Quanto mais interessante, inédito, original e relevante for o conteúdo, maiores vão ser as hipóteses de um site ter um melhor posicionamento. E como já foi referido anteriormente, quanto maior a visibilidade na internet maior a proximidade da empresa com o seu público-alvo, ou seja, maior a probabilidade de converter o visitante em cliente e aumentar o volume dos seus negócios.
O trabalho de otimização on-page do site deve ser feito, com títulos relevantes, meta descrições adequadas, urls amigáveis, imagens com descrição, entre outras técnicas mas sem dúvida que o que será determinante para posicionar o seu site vai ser o conteúdo relevante. Produzir conteúdo de qualidade tornou-se indispensável para adquirir posições e ser facilmente encontrado pelo seu público consumidor, pelas suas personas.
Claro que a produção de conteúdo tem que ser feita em função desse mesmo público e para isso é preciso defini-lo, definir as personas a quem se dirige, no momento em que se encontram no funil de vendas.
Importa também produzir conteúdo com as palavras-chave para o seu público-alvo. Por exemplo, se o seu negócio é vender mobília em segunda mão, as palavras-chave utilizadas na otimização não podem ser mobília ou móveis, já que desta forma atrai todo o público de mobília. Era preciso trabalhar as palavras-chave “móveis em segunda mão”, “móveis usados”, “mobília usada”, entre outras. Desta forma, o número de acessos ao site seria mais restrito mas mais qualificado, gerando uma experiência positiva tanto para a empresa como para os utilizadores que encontravam o que realmente estavam à procura.
Aposte num bom site, melhore a experiência de quem nele navega
O site pode ter um conteúdo excelente mas se não proporcionar uma boa experiência ao visitante, o mais provável é que desista e que vá procurar o que pretende num seu concorrente. Sites lentos, com uma estrutura confusa, que dificultam a navegação noutros dispositivos são para esquecer. Invista em sites responsivos, claros e rápidos, aumente o tempo de permanência dos visitantes no seu site e forneça tudo o que ele precisa para que não vá procurar noutros sites o que não encontrou no seu!
Construa link building de qualidade
O link building, ou seja, a construção de links, diz respeito a à citação do seu site por parte de outros sites. Este processo é essencial para a otimização nos mecanismos de pesquisa, já que os algoritmos entendem que quanto mais direcionamentos o seu site possui, mais relevante ele é.
Links externos funcionam bem mas importa que estejam relacionados com a sua área. De nada adianta ter dezenas de links que redirecionam para o seu site se não estão inseridos nessa área de negócio ou não oferecem serviços e produtos complementares aos da sua empresa. Os motores de pesquisa avaliam a similaridade do conteúdo dos diferentes links.
Apostar em boas práticas de SEO só tem benefícios, como já explicamos mas torna-se ainda mais vantajoso como forma de minimizar custos em eventuais campanhas pagas, os chamados links patrocinados, com a benesse de ter melhores resultados. Este é um assunto que merece uma abordagem mais aprofundada, por isso fique atento, voltaremos a ele!
Se o objectivo é aumentar as vendas na internet, invista num site bem construído, crie conteúdos e páginas de qualidade, procure as melhores palavras-chave associadas ao seu negócio e ganhe links relevantes, que contribuam para a sua autoridade. Aposte em boas e eficientes práticas de SEO, otimize o seu site, posicione-se entre os primeiros resultados e prepare-se para ver o seu negócio crescer! Conte sempre connosco para esclarecer qualquer dúvida que tenha e diga-nos o que pensa. Queremos ouvir a sua opinião!