Blog, quantos posts devo fazer? Qual a melhor frequência? Esta é a primeira dúvida que surge quando uma empresa pensa em ter um blog. As razões para o fazer são mais do que muitas, como já aqui explicamos, mas depois da decisão tomada é preciso passar à prática e como o fazer? Com que periodicidade? Um post por dia? Por semana? Por mês? Afinal de contas, como se gere um blog? A primeira ideia é a de que não há fórmulas mágicas e a regularidade de publicações varia de empresa para empresa, da sua capacidade de produção de textos, do tipo de blog e do limite de saturação do seu público. Vamos explicar-lhe tudo para que não tenha dúvidas na hora de colocar mãos na escrita e dedos no computador. Este não vai ser o argumento para desistir da ideia de criar um blog para a sua empresa. Fique atento!
Seja regular e consistente nas suas publicações
A primeira dica que lhe deixamos é muito simples e nem está intimamente relacionada com a frequência de escrita de um post mas com algo transversal a todos os que vai publicar. Mais do que quantidade o que interessa num blog de sucesso é a regularidade. É preciso existir uma regularidade de escrita de posts e é preciso que a cumpra, com coerência. Esta é uma regra básica e que nem sempre é fácil de cumprir, apesar de o parecer. Quando uma empresa decide ter um blog, existe um entusiasmo inicial e subestimam-se dificuldades. Nem sempre se determina a regularidade de publicações com realismo e muitas vezes elabora-se um calendário que não se cumpre, pelas mais variadas razões. Este é um erro básico mas que lhe pode ser caro. Mais vale começar com o mínimo dos mínimos, um post por mês, do que pensar além das suas possibilidades e falhar. É possível tirar muitas ilações pelo funcionamento de um blog, mesmo que sejam ideias erradas. Imaginemos o seguinte, se uma empresa tem um blog parado há seis meses que imagem é que transmite a quem o consulta? E que motivação é que dará a essa mesma pessoa para voltar? A dedução imediata que se tira é que não vale a pena porque muito provavelmente não existirá nada de novo para consultar. E pouco importa se nos meses anteriores as publicações foram massivas. Já um blog interessante com publicações novas regulares, pode ser marcado nos favoritos e tornar-se visita obrigatória, referência na área. Ser regular motiva quem visita o site a regressar. Então o nosso conselho é: determine a frequência de publicação que vai ser capaz de cumprir, mesmo que produza mais posts. À medida que for preparando posts finalizados, guarde-os e mantenha a mesma regularidade. Numa situação excecional, onde não haja condições para produzir conteúdo, já tem soluções em carteira. Com o passar do tempo, pode considerar que há condições para aumentar o número de publicações. Na verdade só tem a ganhar com isso mas tenha presente o seguinte, não dê um passo maior do que a perna. Só avance se souber com toda a certeza que já tem uma estrutura que o permita fazer e que tem posts preparados na eventualidade de algo correr mal. Fora isso, todo o gás na publicação de conteúdo. Esmere-se e verá que só tem a ganhar. A melhor forma para construir e manter um público fiel no seu blog é ter uma boa frequência de publicações. Nunca se esqueça é do seguinte, o marketing assente em conteúdo, não tem resultados visíveis de um dia para o outro. Não espere escrever dois posts e choverem visitas ao seu blog e site. Veja o seu esforço de agora como um investimento a médio, longo prazo, decisivo para o sucesso da sua empresa.
Escolha qualidade ao invés de quantidade
Esclarecidos que estamos sobre a importância da coerência e da regularidade de publicações no seu blog, vamos então perceber como definir a sua periodicidade. O que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra portanto compete-lhe a si definir inicialmente qual a melhor frequência mas não caia no erro de priorizar a quantidade de posts em detrimento da sua qualidade. Depressa e bem há pouco quem. O seu blog terá tanto mais valor, quanto mais valioso, rico e interessante for o conteúdo dos seus textos para as personas do seu negócio. E esse valor é o que fará com que o seu público-alvo se fidelize e regresse ao seu blog. Não queira produzir textos em massa, que não dizem rigorosamente nada, que não informam e que abordam os temas pela rama. Aposte na qualidade, mesmo que para a conseguir tenha que perder mais tempo com a escrita. Privilegie bom conteúdo, não queira rapidez na sua produção. Tendo isto bem presente, tem que avaliar a estrutura da sua empresa e a sua capacidade para produzir textos, neste momento, tendo sempre presente que os limites definidos não são eternos nem estáticos. O que hoje é limite, amanhã pode não ser. A qualquer momento, pode alterar a frequência de publicação, desde que sinta que consegue dar resposta e que ainda não atingiu a saturação do seu público.
Conheça as suas limitações e reine com elas
Olhe para a sua empresa e pense quem tem disponível para escrever posts e qual a capacidade para o fazer? Quantos por semana ou mês consegue produzir? E depois pense no âmbito do seu blog e analise as potencialidades em termos de assunto e temáticas a abordar. Se for uma área muito específica, por exemplo, talvez seja mais difícil encontrar assuntos diários. Por outro lado, há áreas que não fugindo do tema central, permitem uma diversificação enorme de assuntos a abordar.
Vamos analisar quatro possibilidades de frequência de publicação para que veja a que mais se adequa para o blog da sua empresa
1- Mais do que uma vez ao dia
Recomendado para blogs focados em informações rápidas e factuais, como notícias diárias ou quando o tema central é tão abrangente que permite uma multiplicidade de temas que se cruzam mas não se repetem.
Exige planificação com antecedência para evitar falhas. Pode explorar diferentes formatos – artigos, vídeos, infográficos, dicas – para que não se torne chato.
2- Uma vez por dia
É uma frequência ótima para um blog mas demora o seu tempo para conseguir alcançá-la. É um trabalho exigente que também necessita planificação de conteúdos e respetivo calendário com temas e datas, para que nenhum dia se inicie sem saber o que se vai escrever.
3- Uma ou mais vezes por semana
Não sendo possível fazer publicações diárias, esta regularidade é muito interessante. Muitos blogs que são atualizados semanalmente, até com apenas uma publicação, conseguem gerar bom tráfego. É uma boa média para começar, se existir alguma estrutura e capacidade na empresa para tal. Não deixa de ser um trabalho que merece tempo até porque há tendência para os posts publicados serem mais elaborados, com maior pesquisa e profundidade.
Se existir condições, esta é a regularidade que aconselhamos para o início, mínimo de um post por semana, mas saiba que tem que apostar tudo na excelente qualidade do seu conteúdo. Só assim o seu blog poderá afirmar-se relativamente a outros blogs que possuem maior volume de publicações.
4- Uma a duas vezes por mês
Ter uma periodicidade inferior a um post por semana num blog é pouco, não vamos mentir, mas é melhor do que nada e é um começo. Tente olhar em perspetiva. Se neste momento é essa a frequência que consegue garantir com certeza, avance! Mas empenhe-se nos posts que publicar. Que sejam ricos, completos, extensos, profundos, se possível com exemplos, imagens, instruções, etc… Seja durante 1, 2 ou 3 meses, seja durante o tempo que for preciso, vá publicando assim até ter condições de aumentar a periodicidade. Deve ter isso como objetivo para breve e assim que reunir condições, passe a publicar um post por semana.
O malfadado ponto de saturação
Em todos os blogs há um ponto de saturação que não deve ser ultrapassado, ou seja, um limite máximo de posts que vale a pena publicar num determinado espaço de tempo. Por outras palavras, é quando se atinge a performance máxima do público-alvo de um blog e publicar mais textos não vai aumentar resultados.
É óbvio que isto não se aplica no caso de um blog com regularidade mensal ou semanal. Estamos a falar de blogs com publicações várias vezes por semana, diárias ou várias vezes ao dia. Cada vez que se aumentar a frequência de publicação, deve analisar-se atentamente o comportamento de quem visita o nosso blog. Houve mais visitas ao aumentar de um post por semana para três? Se sim, quando se sentir capaz, aumente de novo a frequência e volte a analisar. Conseguiu mais visitas ou manteve? Se não aumentaram, pode ter atingido o seu ponto de saturação.
O que é importante reter? A grande prioridade é ser regular e constante nas publicações do seu blog e a frequência destas varia muito de empresa para empresa. O caminho faz-se caminhado e portanto os limites de periodicidade de hoje podem ser ultrapassados amanhã. Esse é o objetivo, quantos mais posts, com qualidade, publicar, mais visitas atrai ao seu blog e mais facilmente constrói e mantem um público fiel. Agora só tem que seguir estas dicas que lhe deixamos, olhar para a sua empresa e ver o que é melhor para si. Não perca tempo, produza conteúdo rico, de qualidade e valor para o seu blog. Seja constante, aborde diferentes assuntos e temáticas, a médio prazo verá resultados do seu esforço. Empenhe-se em ter um bom blog, com boa informação e seja uma referência na sua área. Conte sempre connosco para esclarecer qualquer dúvida que tenha e diga-nos o que pensa. Queremos ouvir a sua opinião!