Infográfico: se este nome não lhe é familiar, recupere o tempo perdido. É um peão fenomenal no tabuleiro da comunicação, que desperta interesse para ser lido, o que nos tempos de hoje nem sempre é fácil e é a grande ambição. Nesta aldeia global, com informação disponível a todo o momento, em todo o lado, o segredo está em captar a atenção para conseguir comunicar. Queremos que estejam disponíveis para nos ouvir, para nos ler. Sem dúvida que o que importa é a qualidade do que se transmite, a qualidade do conteúdo, se é relevante, original, rico, mas a forma como este se apresenta ajuda bastante, pode até ser determinante para o conseguir. Diversificar a forma como o conteúdo é difundido é uma estratégia. Quanto mais diversa for a forma como se comunica, quanto mais interessante se tornar o conteúdo, mais facilmente é transmitido. É nesta linha de ação que o uso de infográficos é uma arma poderosa, aposta segura numa estratégia de marketing de conteúdo. Um infográfico bem feito tem muito mais interesse do que apenas um texto longo e linear, tem 30 vezes mais hipóteses de ser lido do que um artigo e gera, em média, um aumento de 12% de tráfego no site. Por ser um conteúdo fácil de ser consumido e cheio de vantagens é usado pelas empresas, numa estratégia de inbound marketing, para atrair visitantes para o site, gerar leads e estreitar o relacionamento com os seus potenciais clientes. Um bom material rico, além de gerar valor para as suas leads, pode construir e fortificar um relacionamento. Aposte neste material rico, só tem a ganhar!
Mas afinal o que são infográficos?
Os infográficos são representações visuais que unem textos breves com figuras, ícones, imagens e/ou esquemas com o objetivo de explicar uma ideia ou conteúdo de uma forma mais dinâmica, apelativa e fácil de entender. O uso simultâneo e complementar de texto com gráficos e ilustrações bem como o seu formato visual bem definido e repartido facilita a leitura e a compreensão da informação.
Um infográfico, como mistura texto com imagens, estimula os dois lados do cérebro, o direito – responsável por entender e interpretar figuras – e o esquerdo – voltado ao raciocínio lógico e à escrita. Essa combinação torna a leitura mais fácil do que a compreensão dos elementos isolados.
Os infográficos são assim uma ferramenta poderosa para comunicar porque apresentam informações de forma visual e de fácil compreensão, sintetizam o conteúdo para uma aprendizagem rápida e prática; simplificam dados complexos e transmitem uma ideia de forma descontraída e divertida.
Inserido numa estratégia de marketing de conteúdo, o uso de infográficos só traz vantagens: é fácil de partilhar, gera leads e qualifica-os, educa clientes – tornando-os mais informados e exigentes, bem como fortalece o reconhecimento da marca.
Saber para quem se comunica e o que se quer comunicar é a chave do negócio
Numa estratégia de marketing de conteúdo é fundamental que o conteúdo produzido seja adequado ao público-alvo, no fundo às personas a quem se dirige, na fase em que se encontram no funil de vendas. Não importa um infográfico visualmente bem conseguido, com uma escrita irrepreensível, se o conteúdo não foi pensado para ninguém, se não houve nenhum planeamento nesse sentido. O segredo é esse, escrever para as personas certas, indo de encontro aos seus problemas, às suas dores, acertando nas suas necessidades. Aí é que o infográfico tem o seu valor, se for útil.
Este é o primeiro passo para fazer um infográfico. Definir para quem se comunica e o que se quer comunicar. É fundamental fazer as seguintes perguntas:
- Para quem quero fazer o meu material? É importante perceber e definir quem é a persona que deseja que leia o seu infográfico.
- Quais são as dores que essa persona possui? Pense nas principais dificuldades que ela enfrenta atualmente e como poderiam ser resolvidas. Aponte todos esses problemas da sua persona e quais as informações que seriam úteis para os resolver. É nessas informações que reside o valor do infográfico que vai produzir.
- Porque quero fazer este material? Está a fazer um infográfico para atrair leads do topo do funil ou quer usá-lo para converter os leads atuais em vendas? Ter um objetivo bem claro irá ajudar a focar no que realmente é importante para partilhar.
Assim que tiver as respostas, mãos-à-obra e elabore o seu infográfico.
Três ideias chave para um infográfico de sucesso:
- Seja focado: concentre-se no assunto/tema/ideia que quer comunicar;
- Seja organizado: coloque os elementos de forma estruturada e integrada, de modo a que conduzam a leitura e não haja confusões.
- Seja visual: conjugue elementos informativos e visuais, torne o seu conteúdo atrativo, interessante e fácil para quem lê. 90% das informações transmitidas ao nosso cérebro são visuais.
Descomplique, siga estes 6 passos e produza um infográfico
- Identifique um tema relevante, tendo sempre em perspetiva para quem está a produzir o infográfico, quais os seus problemas, de que forma é que o seu conteúdo lhe vai ser útil.
- Pesquise dados e informações. Pesquise dados, números, exemplos, estatísticas e informações para o seu conteúdo. Quanto mais informações, mais rico será o material.
- Esquematize as suas ideias e a ordem de apresentação. Estruture o pensamento, organizar as suas ideias é tão importante quanto tê-las. Pense na ordem da informação, no que é mais importante de transmitir e como pode segmentar o conteúdo para ser mais facilmente compreendido.
- Estude o design, pense na forma como vai posicionar os diferentes elementos e como o seu conteúdo pode ser representado visualmente. Defina as cores (bem como as suas diferentes tonalidades), o tipo de letra e o seu tamanho, o tipo e a quantidade de imagens (uma imagem é compreendida 60 mil vezes mais rapidamente), bem como os ícones e gráficos que serão os mais ajustados para transmitir o conteúdo. Pode parecer mas isto não é um nenhum bicho-de-sete-cabeças! Existem muitos softwares, pagos e gratuitos, bem como sites, onde pode criar o seu infográfico. Possuem um conjunto de ferramentas que facilitam este trabalho. Pesquise o mais adequado para o seu projeto. Vai ver que assim é canja!
- Insira links, pelo menos links para as redes sociais (facebook, twitter, linkedin,…) e website. Esta medida fomenta a credibilidade porque permite a qualquer pessoa facilmente perceber quem produziu a informação e ao mesmo tempo contribui para que os seus outros conteúdos, por exemplo, posts de blog, sejam disseminados, atraindo mais visitantes.
- Revisão final: Verifique atentamente todo o conteúdo para corrigir possíveis erros antes de publicar. Este é um material que vai contribuir para a sua credibilidade e para a sua imagem, tenha brio e seja rigoroso.
Seja criativo, comunique visualmente.
Quando se fala de infográficos, sendo uma representação visual, o design assume uma grande importância. Que preocupações devem ser tidas em conta quando se compõe um layout de um infográfico?
- Respeitar a ordem e hierarquia das informações. O design deve tornar clara a ordem de leitura das informações bem como a importância de cada uma delas.
- Criar um fluxo lógico que seja fácil de seguir, que simplifique a compreensão.
- Usar elementos e objetos que destaquem as informações.
- Usar figuras, ícones, imagens, esquemas, gráficos e/ou ilustrações que tornem o conteúdo visual, que auxiliem na sua interpretação ou que o simplifiquem.
- Colocar espaços vazios para arejar. Ajudam a assimilação das informações e servem como descanso para os olhos.
- Balancear textos e objetos. Tem que haver uma gestão gráfica dos elementos para que exista um equilíbrio visual.
- Seleção cuidada das cores. O uso de cores melhora em 40% a leitura e um elemento visual colorido aumenta até 80% a vontade de ler pelo que facilmente se percebe quão importantes são as cores. Contudo da mesma forma que são um aliado fenomenal, se forem mal aplicadas também podem contribuir para um desincentivo na leitura. Por exemplo, quando as cores aplicadas não têm grande legibilidade, o mais provável é que quem está a ler se canse e desista. Por outro lado, há que ter em atenção que as cores transmitem sensações, estão associadas a conceitos pelo que a sua escolha tem que ser feita em função do conteúdo e do público-alvo. Por exemplo, cores frias transmitem calma e profissionalismo, cores quentes são usadas para refletir paixão, felicidade, entusiasmo e energia.
Com toda esta informação, já não tem desculpas, produza um infográfico de sucesso com as dicas que lhe deixamos. Se quiser, dê uma vista de olhos neste nosso infográfico e ganhe ideias para si! Aposte neste material rico e só vai ter vantagens: mais visitas no seu site, mais leads e cada vez melhor qualificados e um relacionamento mais forte com os seus clientes. Conte sempre connosco para esclarecer qualquer dúvida que tenha e diga-nos o que pensa. Queremos ouvir a sua opinião!