Blog, nem sempre é fácil encontrar novos conteúdos que o nosso público queira ler e abordá-los com criatividade. Falta inspiração para novos assuntos, faltam ideias para novos artigos. Por isso, muitas empresas cometem o erro de só escreverem no seu blog sobre temas que estejam diretamente relacionados com a empresa e os seus produtos/serviços.
Neste artigo, damos-lhe algumas dicas de como procurar a inspiração para novos temas e saber exatamente o que o seu público quer ler.
1. Inspire-se noutros sítios na internet
Ler muito é um dos segredos para escrever conteúdos que cativem o público. Deixe-se inspirar pelos blogs que tem como referência e aprenda com os seus conteúdos. Leia pelo menos um post por dia em cada blog de referência. Se achar algum tema interessante, fale sobre ele no seu blog e dê-lhe a sua própria visão e acrescente a sua opinião. No entanto, tenha cuidado para nunca copiar informações.
2. Pergunte à sua audiência o que gostaria de ler
Às vezes, a resposta é bem mais simples do que imagina. Se não costuma ler os comentários que o seu público deixa no blog, então deve começar a fazê-lo. Algumas sugestões/opiniões que lá possa encontrar podem ajudá-lo a encontrar novos temas para os conteúdos do blog.
As dúvidas que a sua audiência faz chegar até si também são ótimas fontes de inspiração: quer seja através dos comentários no blog, quer seja através de email ou das redes sociais. Normalmente, a dúvida de uma pessoa é a dúvida de muitas mais.
3. Pergunte aos seus funcionários que dúvidas os clientes mais costumam ter
Esta é uma das estratégias mais utilizadas no Inbound Marketing. Reúna a sua equipa de vendas e descubra quais são as dúvidas e as informações que os clientes apresentam mais. Ou pergunte-lhes o que acham que podia interessar ao vosso público. Acredite que podem surgir ótimas ideias para novos temas para o blog, que vão cativar atuais e potenciais clientes.
4. Esteja atento às tendências
Atualmente, é cada vez mais fácil estar a par das tendências na sua área de negócio. Para escrever conteúdo no blog que cative o seu público, só precisa de estar atento àquilo que as pessoas procuram e passar esses conhecimentos para o blog o quanto antes.
Já são imensas as ferramentas que o ajudam a identificar as tendências na sua área. Agora, só precisa de ser o primeiro a abordar esse tópico. Veja as ferramentas que o Google disponibiliza e procure outras que analisem as atividades do seu público nas redes sociais.
5. Reavive conteúdos antigos mas que ainda sejam atuais
Faça uma pesquisa no seu blog, acha que já abordou todas as perspetivas sobre um tema? Se ainda não o fez, é altura de escrever um novo texto sobre o assunto. Também poderá ser boa ideia escrever um novo artigo que seja um resumo de todas essas perspetivas. Pode fornecer ao seu público pequenos excertos desses artigos numa ordem que seja mais fácil para assimilar.
Pode ainda reescrever artigos, com conteúdo atual. Há áreas que estão sempre em constante atualização por isso, pode haver necessidade de atualizar as informações de um artigo que já tenha escrito.
6. Analise os artigos mais populares
A análise que faz ao blog não serve apenas para saber que tipo de artigos está a funcionar melhor junto do seu público. Serve também para descobrir tendências emergentes no seu próprio blog. Inspire-se nos seus artigos mais populares para ter novas ideias.
7. Partilhe a sua experiência
Certamente que, de uma forma ou de outra, já passou por experiências que possam interessar ao seu público. Por isso, partilhe essa experiência e o que aprendeu no blog. Mostre aos leitores que consegue colocar-se no seu lugar.
Ao partilhar as suas histórias no blog, vai fazer com que o público se identifique com o que está a escrever, criando uma maior afluência. Seja sempre verdadeiro nas experiências que partilha.
8. Envolva-se na sua área de atividade
Participe em forúns e discussões para encontrar novas ideias para o blog. Estes sítios podem dar-lhe uma nova perspetiva sobre um tópico ou podem ainda fazer com que perceba melhor as dúvidas do seu público.
As conferências e seminários também são uma ótima fonte de informação. Interaja com as pessoas e conheça novas perspetivas. Depois só tem que colocar essas experiências em prática e passar o conhecimento à sua audiência, através do blog.
Escrever conteúdos sem conhecer a audiência do seu blog vai prejudicar a sua estratégia de marketing. É importante que tenha em conta que o conteúdo que escreve no blog é essencial para conquistar novos seguidores, para que mais tarde consiga convertê-los em leads. Para saber mais informações, descarregue o nosso ebook e saiba como aumentar o fluxo de leitores do seu blog.
Se quiser saber mais dicas para melhorar a criação de conteúdo, deixe-nos um comentário abaixo ou entre em contacto connosco. Teremos todo o gosto em esclarecer a sua dúvida ou questão!