Conteúdo: 5 Dicas Essenciais para Alcançar Bons Resultados!
O conteúdo é uma peça fundamental em qualquer estratégia de Marketing Digital. Como explicámos num artigo publicado no nosso blog, produzir bons conteúdos é uma ótima estratégia para atrair novos visitantes e transformá-los em leads.
No entanto, produzir conteúdos atrativos de forma constante não é fácil. Para o auxiliar nesta tarefa, partilhamos consigo 5 dicas que lhe permitirão melhorar a produção de conteúdo e obter melhores resultados. Estas sugestões ajudá-lo-ão nos momentos em que se sentir menos inspirado!
5 Dicas para melhorar a produção de conteúdo:
1. Organize o seu blog.
Os blogs são plataformas nas quais deve apostar, com toda a certeza! Para consolidar o sucesso do seu blog e tornar a escrita um processo simples, organize-se e estipule uma periodicidade de publicações.
Se lhe faltarem ideias, analise os seus posts mais populares e, a partir deles, crie publicações semelhantes. Por exemplo, se o seu texto mais lido for “As 10 Melhores Empresas Portuguesas Para Trabalhar”, aproveite o tema e escreva sobre “As 10 Melhores Empresas Especializadas em Redes Sociais”. Por fim, designe um dia da semana para produzir sobre um novo assunto e permita que as ideias fluam.
2. Escreva sobre questões relacionadas com a sua área de negócio.
Ninguém conhece melhor o seu negócio do que você. Por isso, escrever sobre questões relacionadas com a sua área de atuação é sempre uma boa aposta. Pesquise sobre os assuntos mais comentados do momento e aproveite os seus conhecimentos e experiência para produzir conteúdo útil e convincente.
Faça-o escrevendo um post de blog, que poderá depois ser partilhado nas redes sociais. Certifique-se, no entanto, de que não exclui ou ofende ninguém ao tomar posição sobre um tema controverso. O ideal é escrever um artigo imparcial e, sobretudo, baseado em factos verídicos, pois esse é um requisito fundamental para redigir conteúdo de qualidade.
3. Ative a partilha direta de publicações do seu site/blog nas redes sociais.
Facilitar a partilha dos seus conteúdos é essencial para que estes possam alcançar mais leitores. Neste sentido, coloque botões de partilha direta para as redes sociais no seu site ou blog. Estes acabarão por incentivar os leitores que gostaram do conteúdo a partilhá-lo nos seus perfis, aumentando a notoriedade da marca.
4. Aposte em recursos visuais.
As publicações de blog, os white papers e os ebooks que contêm demasiado texto tornam-se enfadonhos para os leitores. Porém, manter o interesse do seu público-alvo nos conteúdos que produz é essencial.
Crie divisões nos blocos de texto através de quotes, excertos destacados ou imagens. Aproveite ainda para rotular as ilustrações, diagramas e tabelas com descrições que ajudem a resumir o conteúdo.
5. Utilize imagens dimensionadas para as redes sociais.
Quando elaborar ou escolher imagens, tenha em atenção as suas dimensões, pois estas devem adequar-se às redes sociais onde vão ser partilhadas. Na maioria das plataformas, a dimensão 800×800 é suficiente, mas algumas ficam melhor em formato retangular (1920×1280).
A ferramenta online Canva é uma alternativa gratuita ao Photoshop, além de ser de fácil utilização. Para criar uma imagem neste website, escolha o formato e selecione a cor de fundo ou arraste um padrão/imagem de fundo existente. De seguida, adicione o texto e as imagens e ajuste em conformidade. Para uma solução ainda mais simples, pode usar um dos layouts pré-concebidos pelo Canva para as várias redes sociais.
Esperamos que estas sugestões sejam úteis para a produção de conteúdos e que o ajudem a ter ideias novas quando a inspiração lhe faltar! Relembramos que os conteúdos, quando produzidos com cuidado e veracidade, são uma grande ferramenta para a sua estratégia digital.
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