Facebook: 9 Dicas de Marketing Para a Página da sua Empresa
O Facebook é atualmente uma ferramenta imprescindível de divulgação para qualquer empresa, já que continua a ser a rede social mais utilizada pelas pessoas.
Cada rede social tem as suas características e é importante saber como usá-las. Com as novas atualizações, o Facebook disponibiliza opções mais simplificadas para as empresas comunicarem. Por isso, reunimos as melhores dicas que deve implementar nas estratégias de marketing para a página de Facebook da sua empresa.
1. A foto de perfil e de capa são os seus cartões-de-visita
Estas duas secções das páginas de Facebook são por vezes esquecidas e ficam muito tempo estagnadas. A foto de capa tem um poder de divulgação enorme. É com esta imagem que vai convidar um seguidor a visitar a sua página de Facebook. Por isso, promova-se com ela!
Certifique-se que a imagem que usou é atrativa e que dá a conhecer o que se passa de momento na empresa. Tem um novo produto? Coloque uma imagem na capa do Facebook. Vai realizar um evento? Já sabe o que fazer.
2. Adapte os separadores ao seu negócio
O Facebook permite criar novos separadores para incentivar a interação dos seguidores na sua página. Aproveite esta característica para criar um call-to-action ou uma Landing Page no Facebook, adaptados à sua empresa. Crie, por exemplo, um botão para os seguidores deixarem o feedback no site.
3. Relembre os seus sucessos
É importante partilhar novos conteúdos para cativar os seguidores da sua página de Facebook. Mas é também importante que os relembre das conquistas da sua empresa. Marque a data de um momento importante com um conteúdo diferente e festeje-o com os seguidores.
Teve uma conquista recente? Então marque esse post para que seja o primeiro que as pessoas veem quando entram na sua página de Facebook. Assim, vai poder informar os seguidores mais distraídos e aumentar a notoriedade da sua marca.
4. Partilhe conteúdo dinâmico. Promova a interação
É aqui que não deve ter medo de arriscar. Se quiser aumentar a interação na sua página de Facebook, é nesta dica que deve apostar. Pode partilhar imagens, GIF’s, memes, infográficos, vídeos em direto, concursos… Todos estes conteúdos dinamizam a sua página e, por serem visuais, cativam o seu seguidor. Quando estiver a partilhar um vídeo, lembre-se de fazer o upload diretamente para a página do Facebook, para gerar mais visualizações orgânicas.
5. Alcance mais pessoas com os anúncios pagos
O Facebook Ads vai ajudá-lo a aumentar a sua rede de contactos e, consequentemente, a chegar a mais pessoas. Segmente bem o seu público-alvo e promova conteúdos que informem quem não conhece sobre o seu trabalho. Com um budget pequeno, é incrível onde a sua página consegue chegar. Deixe que a imagem do anúncio fale por si, já que apenas pode ocupar 20% do espaço com texto.
6. Recorra às hashtags e aos emojis
No Facebook, as hashtags e os emojis têm um papel um pouco diferente.
Aqui, as hashtags vão ajudar a caracterizar o tipo de conteúdo que está a partilhar e a encontrar de uma forma mais fácil o que os seus seguidores andam a dizer sobre a sua empresa, mesmo que não identifiquem a sua página.
Os emojis funcionam bem numa página que não use um tom muito formal. Assim, pode conferir mais humor ao conteúdo e pode humanizar um pouco o texto.
7. Partilhe os conteúdos dos seus seguidores
Quantas vezes foi notificado que vários seguidores o mencionaram e a única ação que fez foi gostar da publicação? Os seus seguidores mencionam a sua marca espontaneamente e isso merece ser mostrado. Por isso, comece a partilhar também as menções na sua página de Facebook. Assim, vai incentivar a que mais seguidores mencionem a sua página e a criar mais buzz à volta da sua marca.
8. Nunca perca uma oportunidade de interagir com os seguidores
Não deixe nenhum comentário ou mensagem por responder. Mostre que se preocupa e que está disponível para atender às dúvidas e questões dos seus seguidores. Mesmo os comentários negativos merecem uma resposta. Pode responder apenas com o contacto onde as pessoas possam deixar a sua reclamação. Assim, vai transmitir uma imagem de transparência e que a empresa está focada nos seus clientes.
9. Faça um agendamento dos posts
Para garantir que faz as publicações no tempo certo, agende-as no início de cada semana. Assim, pode planear antecipadamente o que vai comunicar no Facebook. Para o ajudar, preparamos para si uma calendarização para planear os seus conteúdos. No entanto, mantenha algum espaço para qualquer alteração ou novidade que possa surgir, para que não pareça que as partilhas são automáticas e sem vida.
Estas são pequenas dicas que podem fazer a diferença no marketing da página de Facebook da sua empresa. Faça um bom planeamento e veja onde pode melhorar a sua estratégia. Mensalmente, analise a evolução da sua página no Facebook para saber que estratégias estão a resultar. Lembre-se que cada seguidor é diferente e para o ajudar nesta tarefa desenvolvemos um e-book que irá ajudá-lo a identificar as pessoas que seguem a sua empresa.
Se quiser saber mais dicas sobre como impulsionar a página do Facebook da sua empresa, deixe-nos o seu comentário ou entre em contacto connosco. Teremos todo o gosto em ajudá-lo.