Dicas infalíveis para a sua farmácia online vender mais
Uma farmácia online pode ser um negócio altamente lucrativo. As vendas digitais nesta área crescem de ano para ano, com os consumidores a valorizarem cada vez mais a hipótese de adquirirem os seus artigos à hora que desejam, a partir do conforto de suas casas.
Sabia que três em cada quatro pessoas pesquisam online a solução para os seus sintomas antes de procurar ajuda profissional? Esta é uma oportunidade de venda para a sua farmácia online, mas antes é necessário aparecer nos primeiros resultados da pesquisa!
Descubra de seguida algumas ações certeiras de Marketing – digital e offline – para fazer crescer as vendas da sua farmácia online. Desde logo, todos os canais envolvidos no processo devem estar sincronizados e falar a uma só voz, pelo que um bom CRM pode ajudar.
Pôr o site da farmácia online a vender!
Antes de mais, sendo uma farmácia online um site que vende produtos de farmácia, deve cumprir todos os requisitos impostos pelo INFARMED.
Depois, é preciso garantir que a loja online está otimizada, orientada para a conversão e que oferece uma boa experiência ao visitante. Nesse sentido, estes são aspetos cruciais:
1. Mostrar transparência acima de tudo
- Ter uma proposta de valor clara;
- Informar explicitamente sobre pagamentos, garantias, envios, trocas e devoluções.
- Indicar avisos legais e políticas de privacidade e qualidade em vigor;
- Ter os contactos bem visíveis e acessíveis no site e, idealmente, ter um chat para esclarecimentos em tempo real;
- Dar a conhecer as respostas às questões mais frequentes (FAQ´s).
2. Disponibilizar produtos apelativos, organizados e fáceis de pesquisar
- Para cada artigo, é fundamental sistematizar e manter a informação completa e atualizada, respeitando as diretrizes de SEO, inclusive no que toca às imagens. Ter fotografias com qualidade é um dos requisitos e, sempre que fizer sentido, é interessante adicionar vídeos de demonstração. O consumidor tende a “comprar com os olhos”;
- Criar categorias de produtos bem definidas (tais como medicamentos não sujeitos a receita médica, dermocosmética, saúde oral, veterinária, etc.), com uma hierarquia simples de navegar e uma seção para a submissão de receitas, elemento diferenciador para aumentar a competitividade da farmácia online;
- Colocar uma barra de pesquisa no topo do site;
- Ter filtros de pesquisa funcionais e eficazes, que apresentem bons resultados. Este aspeto é muito importante para evitar frustrações e desistências de potenciais compradores que não encontraram o que procuram;
- Garantir que o site é rápido e responsivo, ou seja, que tem boa leitura em dispositivos móveis.
3. Conquistar a confiança dos potenciais clientes
Este é um aspeto crucial para o sucesso de qualquer farmácia online e advém, em boa medida, da demonstração de que a loja é credível e a experiência de compra é segura. Nesse sentido, há elementos essenciais a apresentar:
- Identificação legal da farmácia;
- Certificado SSL do site;
- Informação sobre a garantia de satisfação;
- Selos de confiança de entidades conhecidas a atestar a compra segura;
- Prova social: Reviews de pessoas que já usaram o seu e-commerce.
4. Potenciar a compra
Eis algumas medidas estratégicas para levar o visitante a comprar na sua farmácia online:
- Criar campanhas que impulsionem a compra, como descontos ou oferta de portes de envio e colocá-los bem visíveis na loja online, através de banners ou pop-ups junto à descrição dos produtos;
- Criar sentido de urgência de quantidade ou temporal, indicando, por exemplo, que já só existem x unidades em stock ou que são as últimas horas de portes grátis;
- Tornar o check-out simples, permitindo comprar com o mínimo de constrangimentos possíveis – numa só página e mesmo que o utilizador não tenha criado conta;
- Permitir todas as formas de pagamento comuns no e-commerce;
- Automatizar janelas pop-up a recordar artigos abandonados no carrinho;
- Partilhar testemunhos de anteriores compradores do artigo que é visualizado;
- Sugerir produtos relacionados ou complementares.
Outras vias digitais para vender mais
Além do que é feito diretamente no site, há outras ações no digital que podem aumentar o tráfego à farmácia online e impulsionar vendas.
1. Presença digital otimizada
- Manter a informação importante e de contacto atualizada e detalhada em todos os canais de comunicação – Google, redes sociais e outros sites relevantes, como o das Farmácias Portuguesas;
- Sempre que faça sentido, apontar de forma clara o acesso à farmácia online – por exemplo, colocando o link direto no Google e nos detalhes da apresentação da página de Facebook. Na bio do Instagram pode mesmo colocar-se um link para as macro categorias da loja, de modo a facilitar a pesquisa de produtos;
- Nas redes sociais e no Google, responder a todos os comentários em publicações e a todas as mensagens, esclarecendo as dúvidas colocadas. No que toca às mensagens, é conveniente ativar uma resposta automática, dando conta que a questão será respondida em breve;
- Alimentar a relação com o público-alvo através de uma atividade dinâmica e de partilha de conteúdos relevantes nas redes sociais e de uma estratégia de email marketing.
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2. Anúncios no Google, Facebook e Instagram
- No Google, além de anunciar via Google Shopping, é possível criar anúncios search e display para publicitar a sua farmácia online ou os produtos aí vendidos;
- Também os Facebook Ads e Instagram Ads são uma ótima via para aumentar as vendas de e-commerces.
Neste âmbito, é fundamental garantir que o feed de produtos da loja está otimizado antes de avançar com anúncios em qualquer destes canais.
Instalar no site pixéis de acompanhamento de Facebook e Google permite analisar a proveniência do tráfego da farmácia online.
3. Lojas noutros canais e pontos de venda
- Instagram Store e Facebook Store: Dentro das redes, estas lojas facilitam um primeiro contacto com produtos que são vendidos na farmácia online, chamando a atenção para ela e potenciando compras por impulso;
- Marketplaces: Uma farmácia online que tenha a loja digital bem construída, preços competitivos e um método de entrega eficaz pode aumentar consideravelmente o seu rendimento através dos e-commerces colaborativos.
Note que é possível vender num marketplace sem ter um e-commerce, pelo que é também uma oportunidade para as farmácias que ainda não têm loja online realizarem vendas.
Ao contrário do que acontece nos anúncios, estes pontos de venda não estão sujeitos a restrições a certos produtos da área da saúde (suplementos alimentares e dietéticos, produtos de cariz sexual, etc.).
4. Trabalhar a notoriedade
Damos-lhe nota de algumas ações que o ajudam a criar ligação com o seu público-alvo e a destacar-se das demais farmácias.
- Publicação no blog de artigos sobre temas do interesse do público-alvo;
- Promoção online de sessões de aconselhamento nutricional, diagnóstico de alergias, rastreios de patologias de pele ou outros, a realizar no espaço físico (caso exista) ou só no digital (ajustando a ação a esta via);
- Realização regular de lives nas redes sociais a esclarecer dúvidas sobre áreas de interesse (por exemplo, suplementos alimentares, dermocosmética ou produtos pet);
- Divulgação de novidades e produtos-tendência no mercado de beleza e cosmética.
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Escalar vendas através da fidelização de clientes
Naturalmente, para um e-commerce aumentar a sua taxa de conversão, importa angariar novos clientes, mas também fidelizar os que já tem. Nesse sentido, há ações-extra relacionadas com o pós-venda que podem motivar alguém a tornar-se cliente recorrente de uma farmácia online:
- Oferecer serviços extraordinários, como a entrega de medicamentos sujeitos a receita médica ou a medição de tensões ao domicílio;
- Ter uma transportadora eficaz, com a possibilidade de acompanhar o status da encomenda e de editar o dia/hora da entrega ou mesmo o local;
- Dar a hipótese de levantamento da encomenda na farmácia física (caso exista);
- Investir em detalhes que melhoram a experiência de quem compra, tais como:
- Envio de amostras de produtos relacionados com a encomenda;
- Cuidado e personalização colocados na embalagem de envio;
- Oferta de um desconto para usar na encomenda seguinte;
- Apostar num sistema de pontos, na oferta de vouchers ou noutros benefícios.
Pôr em prática todas estas ações sem o apoio de uma equipa especializada não é fácil e, certamente, não trará os resultados esperados. Por isso, de forma a definir e implementar uma estratégia de vendas eficaz, pode ser útil contratar uma agência de marketing.
E como tempo é dinheiro, dê hoje mesmo o primeiro passo para aumentar as vendas da sua farmácia online. A nossa equipa pode ajudar! Além de uma vasta experiência em marketing de saúde, temos provas dadas na área do comércio online.
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