A geração de leads pode contemplar várias estratégias, como forma de promover um determinado produto ou serviço e atrair mais visitantes, convertendo-os depois em clientes fiéis. Este é um caminho que pode ser bem-sucedido, dependendo do grau de qualificação das leads.
A maioria das agências de Marketing Digital em Portugal dedica-se à geração de leads já na fase “fundo de funil”. Isto é, orienta as suas estratégias para o alcance de resultados rápidos, recorrendo, por exemplo, a campanhas de PPC (Pay per Click) no Google e Facebook.
Mas será que as leads geradas dessa forma são mais qualificadas? A Link&Grow garante que não. João Oliveira, CEO da agência de Inbound Marketing, explica que “nestes casos o custo da lead é mais baixo, mas tal não significa que haja qualificação”.
“Hoje em dia, há cada vez mais empresas que oferecem apenas leads, servindo-se de bases de dados enormes”, esclarece o empresário. “Na Link&Grow preferimos um posicionamento diferente, focado em criar melhores oportunidades de negócio através da geração de leads mais qualificadas.”
Na geração de leads, é importante criar relevância digital!
A estratégia de geração de leads da Link&Grow passa por ajudar as marcas a tornarem-se relevantes no mercado digital. Assim sendo, as leads não são exclusivamente captadas no “fundo do funil”, mas em todas as fases da jornada de compra.
A relevância digital começa logo a ser criada no topo do funil, com recurso a conteúdo capaz de despertar interesse e que é partilhado nas redes sociais, site, blog ou outro canal. “Quando se educa o público-alvo, este sabe quem é a empresa e o que faz”, afiança João Oliveira.
A jornada de relação inicia-se quando o potencial cliente procura saber mais sobre a marca através de ofertas ou materiais ricos, em que são usadas landing pages, formulários ou calls-to-action. Todas estas formas pretendem atrair um tráfego mais qualificado.
Através de um maior envolvimento, a buyer persona vai ganhando cada vez mais confiança na marca. Na hora de comprar, já está pronta para uma decisão informada e, por conseguinte, a sua satisfação será maior.
“As leads orgânicas são mais qualificadas, mas levam tempo!”
Quanto à geração de leads orgânicas ou pagas, o diretor da Link&Grow não tem dúvidas: os resultados sólidos e sustentáveis demoram a surgir. “Tudo o que é orgânico demora tempo, mas a qualificação tende a ser maior e mais uniforme no futuro.”
No entanto, o CEO não desvaloriza o poder das conversões pagas, extremamente úteis numa fase inicial para divulgação da marca ou tipo de negócio. Tais ações decorrem a curto prazo, ao contrário das conversões orgânicas, que se desenrolam a médio e longo prazo.
Email marketing – Uma poderosa arma de nutrição de leads
O email marketing é uma das melhores formas de nutrir leads, orientando-as na sua jornada de compra. Esta ferramenta permite “entregar ao cliente o que ele realmente deseja ler”, explica João Oliveira.
No email marketing é possível criar estratégias estruturadas, assentes num workflow de emails enviados a bases de dados segmentadas. “Com isso, conseguimos criar conteúdos mais personalizados do que uma publicação numa rede social”, garante.
Além da segmentação do conteúdo para cada etapa da jornada de compra, é também possível medir o interesse do potencial cliente, definindo o melhor plano de nutrição de cada lead, individualmente.
A sua empresa precisa de uma estratégia de geração de leads mais eficaz? A Link&Grow ajuda a sua marca a alcançar oportunidades de negócio através de leads qualificadas, de acordo com as suas necessidades. Peça já um diagnóstico digital gratuito!