Inbound Marketing: As vantagens de usar o Google Trends!
No Inbound Marketing, o objetivo é comunicar com e para o público-alvo, respondendo às suas necessidades. As publicações nos sites, blogs e redes sociais são tanto melhores quanto mais úteis forem. Mas, para ser útil, é preciso conhecer bem o público-alvo, os seus assuntos de interesse e as pesquisas que faz.
Em Inbound Marketing, é também fundamental conhecer as tendências dentro da sua área de negócio. O Google Trends existe para isso: dá-lhe a conhecer as tendências das suas palavras-chave e de palavras-chave relacionadas.
De nada serve criar conteúdos apelativos se estes não forem pesquisados, certo? Por isso, escolha a keyword perfeita com a ajuda do Google Trends. É o primeiro passo para ser bem-sucedido numa estratégia digital.
O que é o Google Trends e como pode melhorar o Inbound Marketing?
O Google Trends é uma ferramenta do Google que permite acompanhar o nível de pesquisas de uma palavra-chave. Esta plataforma permite-lhe trabalhar o Inbound Marketing de maneira mais eficiente, garantindo que vai ao encontro das necessidades dos utilizadores.
1. Conhecer a popularidade de assuntos por região e momento
- Saiba quais foram os assuntos mais populares do dia na homepage do Google Trends. Também pode conhecer as tendências da última hora ou dos dias anteriores.
- Receba notificações por email sobre os assuntos mais pesquisados online. Certamente, terá ideias para novos conteúdos. Imaginemos que tem uma loja online de vinhos e nota uma forte tendência nas pesquisas por vinho alentejano. Porque não criar um vídeo sobre o vinho do Alentejo? O Inbound Marketing é isso: dar às pessoas aquilo que elas procuram.
- Saiba em que países as palavras-chave foram mais pesquisadas. Pode ainda conhecer a popularidade, por país, de termos semelhantes a essa keyword. Por exemplo, se está na dúvida entre a palavra-chave “cinema português” ou “filmes portugueses”, o Google Trends dá-lhe a resposta.
- Também pode conhecer o interesse da palavra-chave por região. Se a sua keyword é “Inbound Marketing”, pode saber se há mais pesquisas no Norte, Centro ou Sul. Estas informações devem ser consideradas na sua estratégia de Marketing Digital.
- Com o Google Trends, saiba quais foram as tendências do ano, por país e categoria. Com base nesta informação, planeie os conteúdos do ano seguinte. Voltando ao vinho alentejano, se foi uma pesquisa popular durante o ano anterior, dê-lhe especial atenção nas publicações do próximo ano.
- Conheça as flutuações da sua palavra-chave ao longo do ano. Se notar picos nas pesquisas em determinadas alturas, obtém ideais para investir no Google Ads. O Google Trends ajuda-o a poupar dinheiro nas suas campanhas.
2. Comparar palavras-chave e pesquisas relacionadas
- Escreva uma palavra-chave, clique em “+ Comparar”. Escreva outra e compare o volume de pesquisa de ambas. Depois, é só optar pela mais popular.
- Há palavras-chave que pertencem a categorias diferentes. Por exemplo, se escolher “verniz”, aparecem resultados sobre verniz de unhas e verniz para madeira. Com o Google Trends, pode selecionar a categoria pretendida para não ser induzido em erro.
- O Google Trends sugere-lhe pesquisas relacionadas com a sua palavra-chave. Isto significa mais ideias para novos conteúdos que enriqueçam a sua estratégia de Inbound Marketing.
3. O Google Trends também é útil para quem tem canal no Youtube
Pode utilizar o Google Trends para conhecer os vídeos com mais visualizações no Youtube. Os resultados mostram-lhe os vídeos mais populares nas últimas 24 horas, no país que selecionou. Recordamos que os vídeos são uma excelente ferramenta para atrair a atenção das pessoas.
Já usa o Google Trends para otimizar a sua estratégia de Inbound Marketing? Conte-nos como é que esta ferramenta ajuda a definir os seus conteúdos. Gostamos de conhecer experiências concretas dos nossos leitores.
Ficou com alguma dúvida? Precisa de produzir conteúdo sobre a sua área de negócio, mas faltam-lhe ideias? Tem dificuldade em promover os seus conteúdos online? Solicite-nos uma avaliação gratuita do Marketing Digital da sua empresa. Contacte-nos sem qualquer compromisso para que possamos apontar sugestões de melhoria da sua estratégia de Inbound Marketing.