Influencer Marketing: Aumente a notoriedade da sua marca!
O Influencer Marketing surge num momento em que as redes sociais e os blogs assumem um papel importante no Marketing Digital. Hoje em dia é fácil entender a visibilidade que alguém com muitos seguidores pode dar a uma marca. Além disso, a sua influência junto do público contribui para motivar o consumo de determinado produto.
O Influencer Marketing pode, de facto, ajudar a impulsionar a sua marca e hoje mostramos-lhe como.
Afinal, o que é o Influencer Marketing?
O Influencer Marketing aumenta a visibilidade e notoriedade das marcas, o tráfego e a taxa de conversão. Tudo isto através de publicações (nas redes sociais ou outras plataformas) de influenciadores digitais sobre uma marca, produto ou serviço.
Um influenciador digital é simplesmente alguém com uma quantidade significativa de seguidores que, através do seu carisma, influencia as pessoas a fazer ou comprar algo. Pode ser um ator, blogger ou outro tipo de celebridade.
Os influencers não dizem diretamente aos seguidores para comprarem este ou aquele produto. Vão, isso sim, dar a conhecer esse produto de forma aparentemente casual, num registo de confiança e proximidade (ainda que tenham de identificar como “publicidade” todas as publicações que fazem em parceria com uma marca).
Temos os exemplos das influenciadoras Joana Vaz e Catarina Gouveia. Alguns posts no seu Instagram dão a conhecer produtos da Prozis, partilhando códigos promocionais com os seus seguidores.
Quando um influenciador digital promove uma marca, os seguidores ficam com a sensação de que está tão satisfeito que resolveu partilhar a experiência.
Qual é o influenciador digital certo para a sua marca?
Existem micro-influenciadores (influenciadores de nicho, conhecidos apenas no meio em que se movimentam) e grandes influenciadores (celebridades conhecidas do público em geral). Ao escolher o influenciador para o seu Influencer Marketing deve considerar:
- Os custos envolvidos;
- Os objetivos da estratégia.
Os grandes influenciadores podem ser mais caros, mas garantem mais visibilidade (devido ao elevado número de seguidores que têm). Por outro lado, os micro-influenciadores podem conseguir mais engagement e os seus valores são mais acessíveis.
7 Vantagens do Influencer Marketing
1. Garante acesso a múltiplos canais de comunicação
Geralmente, os influenciadores digitais estão presentes em várias redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, Twitter) e muitos têm também um blog. Trabalhando a sua estratégia digital em parceria com um influenciador vai garantir a presença em vários canais de uma só vez. É uma forma eficaz de potenciar a visibilidade da sua marca.
2. Permite atingir o público-alvo
Com uma estratégia adequada de Influencer Marketing conseguirá direcionar as suas ações para o seu público-alvo. Os influenciadores digitais tendem a ser seguidos por um público específico, particularmente no caso dos influenciadores de nicho.
Kayla Itsines é um bom exemplo: tem mais de 12 milhões de seguidores no Instagram. Já imaginou o potencial desta personal trainer numa estratégia de Marketing de uma marca de fitness?
3. Acessibilidade
O Influencer Marketing pode parecer dispendioso à partida, porque os influenciadores sabem o valor que podem adicionar a uma marca. Mas existe quase sempre margem para negociar preços e condições.
Provavelmente, recorrer a grandes celebridades tem um custo mais elevado, mas pode optar por influenciadores de nicho. Há também a alternativa de escolher alguém que está a começar, mas que já revela bons índices de engagement.
Como referimos, dependerá também dos seus objetivos:
- Quer gerar mais tráfego?
- Pretende aumentar as taxas de conversão?
- Precisa de dar a conhecer um produto específico?
4. Flexibilidade
A parceria com um influenciador digital pode ter diversos contornos e tempos de duração. Há dois tipos principais de estratégias de Influencer Marketing:
- Ativação– Consiste em referências pontuais, como uma foto de uma celebridade num evento de uma marca;
- Campanha– Engloba um conjunto de ações realizadas num determinado período de tempo, com um objetivo final (por exemplo, aumentar o tráfego de um site). Há marcas que optam por ter embaixadores e, nesse caso, a relação com os influenciadores digitais é mais longa. A relação da Raquel Strada com o Centro Comercial Amoreiras é um bom exemplo.
5. Gera confiança
Sabemos que a publicidade “boca a boca” traz resultados. Confiamos mais na opinião dos nossos amigos do que em qualquer campanha de Marketing. O Influencer Marketing parte desse princípio, mas recorrendo a indivíduos influentes seguidos por muitas pessoas.
Nas redes sociais, os seguidores sentem uma certa proximidade com os influenciadores digitais, o que torna as suas recomendações confiáveis. Os influencers têm credibilidade e os conteúdos que partilham impactam quem os segue.
6. Trabalha o conteúdo
O Marketing de Conteúdo é fundamental para qualquer empresa que investe numa estratégia digital. A partilha frequente de conteúdos relevantes, originais e com qualidade é determinante para o sucesso de uma marca.
Recorrer ao Influencer Marketing vai potenciar a produção de conteúdo da sua empresa. Além das suas publicações, terá também as do influenciador. Isto traduz-se em mais visibilidade.
7. Gera bons resultados
Vários estudos indicam que o Influencer Marketing traz normalmente resultados positivos:
- Segundo um estudo da Tomoson 51% dos profissionais de Marketing dizem ter conseguido leads mais qualificadas com o Influencer Marketing;
- De acordo com a Mediakix 89% dos profissionais consideram que o ROI do Influencer Marketing é comparável ou melhor do que o das restantes estratégias digitais;
- Dados da Influencer Marketing Hub revelam que 9 em cada 10 profissionais de Marketing Digital acreditam que o Influencer Marketing é eficaz.
Estamos certos de que irá ouvir falar cada vez mais de Influencer Marketing. Mas como uma estratégia digital não é feita só de influenciadores, é importante estar a par de outras ações de Marketing.
Subscreva o nosso blog. Prometemos partilhar consigo o que precisa de saber para desenvolver estratégias de Marketing Digital de sucesso!