Marketing Digital para E-commerce: Saiba como vender mais!
O marketing digital para e-commerce é a chave para impulsionar vendas e dar mais credibilidade à sua loja online. Num momento em que a maioria dos consumidores prefere comprar sem sair de casa, esta parece ser uma aposta do presente, mas também do futuro.
O tempo que um cliente gastava a deslocar-se até ao ponto de venda, é agora passado na internet à procura de informação sobre determinado bem ou serviço. Por essa razão, é tão importante aplicar estratégias que influenciem os consumidores durante a jornada de compra.
Assim sendo, o objetivo do marketing digital para e-commerce é atrair o maior número de leads qualificadas ao seu negócio e convertê-las, eficazmente, em clientes fiéis.
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8 Estratégias de Marketing Digital para E-commerce
1. Invista num diagnóstico e planeamento estratégico digital
O diagnóstico é essencial para avaliar a presença online de qualquer negócio. A partir de uma análise rigorosa, é possível definir um planeamento estratégico digital, de forma a definir objetivos e metas.
A criação da persona é igualmente importante, pois as ações devem ser adaptadas aos interesses do público-alvo, a curto, médio e longo prazo. Ao conhecer quem está a comprar, mais fácil será prever as suas necessidades no funil de vendas.
2. Aposte num website apelativo e seguro
A primeira impressão que o seu website transmite aos visitantes é crucial. Além de apelativo, deve ser uma plataforma segura e intuitiva, de forma a facilitar todo o processo de compra.
Deve apostar em verificações e outros protocolos de segurança, de forma a reforçar a confiança do consumidor. Disponibilizar mais do que um método de pagamento seguro vai aumentar as hipóteses de venda.
3. Ofereça uma experiência de compra positiva
Imagine que um utilizador chega ao seu website e as páginas demoram a carregar ou as aplicações são demasiado complicadas. O mais provável é que o visitante acabe por desistir da compra.
É por isso que apenas atrair visitantes ao seu website não basta! É necessário que todos os pontos de contacto funcionem corretamente, desde que o usuário contacta pela primeira vez com o produto/serviço até ao momento do checkout.
O UI (User Interface) e o UX (User Experience) devem ser trabalhados em conjunto no marketing digital para e-commerce. O objetivo é, por um lado, proporcionar uma experiência positiva e, por outro, evitar ao máximo situações de frustração no potencial cliente.
4. Otimize todos os caminhos de conversão possíveis
A conversão de visitas em leads pode ocorrer através do website, chatbots, blog e redes sociais. Todos estes caminhos devem seguir estratégias de otimização SEO, para que a sua loja online seja encontrada em motores de pesquisa, como o Google, de forma orgânica.
A aposta em marketing de conteúdo é também uma forma eficaz de atrair visitantes. Produza artigos de blog ou ebooks para aprofundar determinadas características e vantagens do seu produto ou serviço.
5. Não se esqueça de realizar uma segmentação avançada
Depois de conseguir atrair visitantes ao seu website é possível analisar os dados de navegação, relativamente aos respetivos hábitos de consumo. A partir desse momento, é mais fácil definir qual o conteúdo mais relevante para determinado cliente e usá-lo de forma eficaz através do email marketing.
6. Use o email marketing para nutrir as suas leads
O email-marketing é uma das melhores formas para trabalhar a comunicação com a base de dados previamente escrutinada. No marketing digital para e-commerce, esta ferramenta é usada, sobretudo, em ações de fundo de funil.
É importante ser constante, mas não exagerar no envio de emails. Estes devem ser claros, simples e curtos. Lembre-se que um título apelativo é uma boa estratégia para aumentar a taxa de cliques.
7. Recorra ao carrinho abandonado e outras estratégias de venda
Quando o cliente vai embora do seu website não é o fim. Uma das estratégias mais utilizadas em marketing digital para e-commerce é a do carrinho abandonado. Caso o utilizador não conclua a compra, será enviado um email a convencê-lo a terminar a operação.
Existem outras estratégias de venda, tais como o Cross e Up Selling, que funcionam bem na fidelização dos seus clientes. Esta é uma forma de complementar ou acrescentar algo ao produto/serviço adquirido.
8. Analise todas as ações através de reports milimétricos
O marketing digital para e-commerce é focado em resultados. Medir todas as ações até à exaustão vai permitir identificar quais as estratégias que estão a resultar e aquelas que não.
Entre as métricas de desempenho (KPI) de fundo de funil que devem ser tidas em conta, as principais são o ROI, CAC, CPL e CPA.
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