A otimização SEO – Search Engine Optimization é indispensável para que qualquer empresa figure no topo dos resultados dos motores de pesquisa. Existem diferentes estratégias, aplicadas em websites, páginas web ou blogs, que ajudam a subir no ranking do Google, o motor de busca por excelência.
A Link&Grow é uma agência de Inbound Marketing especializada em SEO on-Page. Isto significa que efetua todo o tipo de otimizações dentro de uma página, que podem incluir títulos, URL’s, palavras-chaves, meta-descrições, entre outros critérios.
“Em 95% dos casos, os sites das empresas que nos procuram nunca foram alvo de uma otimização SEO”, sublinha o CEO da Link&Grow, João Oliveira. A tendência é de uma maior procura deste tipo de serviços, independentemente da área de negócio.
Uma boa otimização SEO apoia-se no conteúdo!
O primeiro passo de uma otimização SEO é realizar um diagnóstico do website, de forma a identificar as ações de melhoria necessárias. É otimizado o conteúdo já existente ou criado novo conteúdo, tendo por base uma palavra-chave adequada às necessidades de pesquisa do público-alvo.
A criação de um blog, caso ainda não exista, é de extrema importância quando se fala em otimização SEO. “É um excelente espaço para reforçar a visibilidade da marca sobre determinado bem ou serviço e de gerar conteúdo novo com regularidade”, garante o diretor da agência de Marketing Digital.
O conteúdo deve ser, acima de tudo, relevante e assentar numa linguagem simples. Textos que contribuem para uma leitura mais dinâmica, com título, imagem e subtítulos, tendem a ser mais SEO friendly.
7 Dicas para chegar ao top 10 dos resultados de pesquisa
Numa otimização SEO on-Page existem vários fatores que podem ditar o sucesso do posicionamento de um website ou página. Tudo deve ser tido em conta: imagens, palavras-chave, URL’s, metadescrições, subtítulos e até o próprio tamanho do conteúdo.
1. Palavra-chave repetida várias vezes
A palavra-chave ou keyword deve estar presente em vários pontos de uma página e ser facilmente detetável pelo motor de pesquisa. No entanto, é importante que esta repetição não seja excessiva, sob pena de cair numa má prática denominada keyword stuffing.
2. Um título atrativo com a palavra-chave
O título ou title tag é a face mais visível do conteúdo. Deve conter sempre a palavra-chave e ser curto, para não ser cortado nos resultados apresentados no motor de pesquisa. É uma arma poderosa para captar a atenção do público-alvo.
3. Subtítulos que promovam organização hierárquica
De H1 a H6, os subtítulos pretendem organizar o conteúdo, hierarquizando a sua importância numa página web. Também aqui é recomendável usar a palavra-chave.
4. Metadescrição para gerar mais cliques
A metadescrição ou meta tag é o resumo que aparece logo abaixo do título, num resultado do motor de pesquisa. Apesar de não influenciar diretamente o rankeamento, tem um papel importante de convencer o público-alvo a visitar a sua página, aumentando a taxa de cliques.
5. URL’s não devem ser esquecidos!
É importante que a palavra-chave principal conste do URL, porque este também é examinado pelos mecanismos de pesquisa. Deve ser curto, simples e direto!
6. Imagens otimizadas, sempre!
As imagens também são encontradas pelos motores de pesquisa, por essa razão não devem ser esquecidas no processo de otimização SEO. Deve-se incluir pelo menos uma, com uma descrição Alt Text relevante de acordo com o teor da pesquisa.
7. Links internos como um complemento forte
Os links internos são uma excelente forma de complementar o conteúdo. Por outro lado, melhoram a experiência de navegação do utilizador, que, ao visitar várias páginas, passará mais tempo no seu site.
Além destas preocupações essenciais ligadas a cada página do seu site, é importante que sejam tidos em conta aspetos mais técnicos relacionados com o site como um todo. Por exemplo, ser mobile friendly, dispor de sitemap e ter um tempo de carregamento reduzido é essencial. Além disso, é vantajoso ter conhecimentos que lhe permitam criar um robots.txt, de forma a evitar que o Googlebot rastreie determinadas páginas do seu site.
5 Vantagens de trabalhar o posicionamento orgânico do seu site
Atrair mais visitantes, conquistar o público-alvo certo e aumentar vendas. Uma otimização SEO é o segredo para o sucesso de qualquer tipo de negócio, sobretudo quando é realizada de forma consistente.
Ao contrário das estratégias pagas, como as campanhas de Google Ads, através da otimização SEO é possível obter resultados no médio/longo prazo, que se prolongam por mais tempo.
1. Melhor posicionamento nos motores de pesquisa
Quanto melhor for o posicionamento orgânico nos motores de pesquisa, mais fácil será os visitantes encontrarem o seu negócio. Além de obter tráfego qualificado, este facto vai aumentar a notoriedade da marca e, por conseguinte, gerar mais conversões.
2. Mais tráfego qualificado
A otimização SEO não traz apenas um maior número de visitantes, mas atrai também os clientes certos ao seu negócio. Oferecer aquilo que as suas personas procuram acelera a decisão de compra.
3. Maior probabilidade de conversão
Publique conteúdo relevante e fidedigno no seu site, crie confiança junto do público e torne-se uma fonte que todos querem consultar. Quando alguém encontra o que procura de forma rápida e clara, existe maior probabilidade de fechar uma compra.
4. Redução da dependência de investimentos pagos
Uma grande parte dos negócios enfrenta períodos de investimento sazonal. Isto quer dizer que existem determinadas épocas do ano em que se verifica maior ou menor tráfego de visitantes.
“Uma otimização SEO eficaz vem acabar com essa sazonalidade” garante João Oliveira, da Link&Grow, que evidencia o poder dos conteúdos orgânicos para reduzir com a dependência dos investimentos pagos.
5. Aposta na consistência
O conteúdo orgânico, que segue todas regras de otimização SEO, é responsável por melhorar o posicionamento de uma página no Google. Quanto maior for o volume de informação gerada (através de múltiplos posts de blog, por exemplo), mais perto ficará do topo dos resultados.
O site da sua empresa não aparece na primeira página dos resultados de pesquisa? Aposte numa otimização SEO eficiente, levada a cabo por uma equipa multidisciplinar constituída por content writers, designers e web developers. Contacte a Link&Grow para solicitar um diagnóstico gratuito ao seu website.