5 Dicas de otimização de conteúdo para a pesquisa por voz
A pesquisa por voz (ou voice search) é uma forte tendência no Marketing Digital para os próximos anos. Certamente já ouviu falar ou até já recorreu a este tipo de procura, através de assistentes de voz como por exemplo Google Assistant, Siri ou Alexa.
Basicamente, pesquisar por voz consiste em falar para os dispositivos para obter respostas dos motores de busca. É mais prático e rápido do que recorrer à escrita, particularmente no caso de estar a usar dispositivos móveis.
Para quem trabalha o Inbound Marketing coloca-se de imediato a questão: De que forma a produção de conteúdo se poderá adaptar a esta nova forma de pesquisa? Hoje partilhamos consigo dicas importantes sobre o tema que o irão ajudar a aparecer nos primeiros resultados de uma pesquisa por voz.
5 Dicas para produzir conteúdo otimizado para pesquisas por voz
1. Se o utilizador pergunta, apresente respostas!
Neil Patel, um dos maiores especialistas mundiais em Marketing Digital, chama a atenção para o facto de se associar frequentemente a pesquisa por voz a palavras-chave de cauda longa. Há de facto uma tendência para se ser mais específico ao falar, mas o que caracteriza mesmo a pesquisa por voz são as frases interrogativas.
Por exemplo, alguém vai na rua e pesquisa através da voz por: “Quais as farmácias abertas no centro do Porto?”, “Qual a causa do fumo branco nos carros?” ou “Quais os melhores alojamentos familiares em Troia?”. Desse modo, é importante que o conteúdo seja estruturado numa lógica de perguntas e respostas.
Uma página de FAQ (ou Questões Frequentes) resulta bem, mas não deve ficar apenas por aí. Descubra quais são as perguntas mais frequentes dos seus clientes e escreva artigos de blog sobre as mesmas.
O conteúdo deve responder às perguntas de forma direta, por isso dê importância à organização e estrutura do texto, privilegiando tópicos e parágrafos curtos. Caso contrário, o algoritmo não irá beneficiar o seu site e dificilmente conseguirá aparecer nos primeiros resultados dos motores de busca.
2. Featured snippets – Para pesquisas rápidas, respostas rápidas
Os featured snippets consistem num tipo específico de apresentação de resultados que aparecem no Google, num formato de tópicos de resposta direta para a pesquisa efetuada. Num parágrafo, lista ou tabela, é apresentada a resposta ao que procurava, sem ter de clicar num site. São, por isso, chamados de posição zero do Google.
O objetivo dos featured snippets é fornecer respostas rápidas e relevantes. Por isso, os assistentes de voz apresentam-nos com maior frequência do que links para uma página com conteúdo mais pormenorizado. Investir na produção de conteúdo conciso traz vantagens para a sua estratégia digital global e garante melhor posicionamento em termos de SEO.
3. A pesquisa por voz prefere linguagem simples
Evite criar conteúdo vago, com pouco interesse e demasiadas palavras caras. Aliás, este é um requisito transversal no Inbound Marketing. O que importa é comunicar informação com utilidade e valor para quem lê, usando frases claras e diretas, sem grandes complicações.
Esta dica relaciona-se com a anterior, pois assenta no mesmo critério: a prioridade dada pelos assistentes de voz recai sobre conteúdos concisos e de fácil compreensão.
Ao produzir conteúdo, pense em como conversaria com os clientes. Opte por uma linguagem natural, com frases curtas e palavras simples. O Inbound Marketing procura atrair o interesse das pessoas e a familiaridade é a melhor forma de o fazer.
4. A importância da localização na pesquisa por voz
A pesquisa por voz está muito relacionada com a procura de informações locais – por exemplo, por restaurantes ou bares próximos. Muitas vezes, são usadas palavras-chave alusivas à localização, como por exemplo “restaurante italiano em Braga”.
Por isso, ter a localização do seu negócio bem clara no seu site é muito importante. Outra dica é registar-se no Google My Business e criar um perfil de empresa gratuito, com informação de morada e contactos. Para os clientes, torna-se mais fácil chegar até à sua empresa ao usar o Google e o Google Maps.
5. Conteúdo para dispositivos móveis? Essencial!
Temos referido frequentemente a importância da otimização dos sites para dispositivos móveis. Uma vez que a pesquisa por voz é feita maioritariamente através do smartphone ou tablet, esta otimização torna-se fundamental. Se o seu site não é mobile friendly, dificilmente surgirá nos resultados. Lembre-se que o Google penaliza sites não responsivos!
Se ainda não testou a pesquisa por voz, pode fazê-lo através de assistentes como: Siri, Alexa, Google Assistant ou Google Now. Experimentar é a melhor forma de perceber como funciona e assim ter ideias para otimizar o seu conteúdo.
O digital está em constante transformação e é imprescindível saber adaptar o Marketing das empresas às novas exigências. Estas inovações são boas oportunidades para aperfeiçoar o seu Marketing Digital e ser um dos primeiros a responder aos desafios, ganhando visibilidade no Google. Este é o primeiro passo para aumentar a sua taxa de conversão, ganhar clientes e ver as suas vendas crescer.
Para saber mais sobre este e outros assuntos de Inbound Marketing, convidamo-lo a subscrever o nosso blog. Deixe que as novidades cheguem até si e fique a par de todas as novas tendências digitais!