SEO local: Uma preocupação que os negócios locais devem ter
O SEO local é uma estratégia de Marketing muito eficaz para tornar o seu negócio uma referência na sua região. Consiste numa técnica simples, mas que traz excelentes resultados em negócios locais.
As pesquisas online do tipo “restaurantes perto de mim” ou “bares em Guimarães”, por exemplo, são cada vez mais frequentes. Já pensou no potencial de angariação de novos clientes se a sua empresa aparecer nestas pesquisas? Falamos de clientes que já sabem aquilo que precisam, só lhes falta escolher a melhor solução para o seu problema.
O que é o SEO local?
O SEO local é uma estratégia de otimização para que o seu site apareça nos primeiros lugares do Google numa pesquisa local. Este tipo de pesquisas está em crescimento, principalmente quando feita através de dispositivos móveis.
O uso constante do telemóvel facilita às pessoas uma busca de informação imediata e específica para a zona onde estão. Por exemplo, alguém que procura uma gráfica próxima para imprimir um documento necessário naquele momento.
O SEO local responde a estas pesquisas e os negócios locais podem e devem servir-se dele para alcançar um público interessado que esteja nas proximidades.
Tem um restaurante? Um bar? Um hotel? O SEO local pode trazer-lhe muitos clientes que estão perto de si e precisam dos seus serviços com alguma urgência. Se a sua empresa beneficiaria de maior visibilidade a nível regional, o SEO local é uma preocupação que deve ter!
4 Vantagens da otimização para SEO local
1. Aumenta a visibilidade e autoridade do seu negócio
Através da otimização para SEO local, conseguirá destacar-se no Google, aparecendo nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa. Dessa forma, terá mais visibilidade, o que é meio caminho andado para receber mais visitas (tanto num site, como numa loja física).
Quantas vezes já recorreu ao Google para procurar restaurantes na sua área e acabou por jantar naquele que surgiu em primeiro lugar? É que o facto de aparecer entre os primeiros resultados dos motores de busca também aumenta a autoridade de um negócio.
Isto acontece porque, se o Google sugere e as avaliações são positivas, quem procura assume que deve ser bom! Gera-se assim um efeito bola de neve: clientes novos e satisfeitos dão boas avaliações, o que traz mais clientes.
2. Incentiva a concretização de uma ação
Normalmente as pesquisas locais surgem de uma intenção de ação muito concreta. Quando alguém pesquisa por “hotéis em Guimarães” já tem intenção de ir, só lhe falta escolher o hotel para avançar na sua jornada de compra.
Esta intenção de ação é uma mais-valia porque a necessidade do cliente já está criada, o que agiliza muito o processo. É nesta altura que é importante dar-se a conhecer e para isso deve recorrer ao SEO local. Falamos de apresentar respostas a clientes que já têm uma real expectativa de compra ou de utilização do serviço.
3. Atrai novos clientes
Muitos negócios locais vivem dos seus clientes habituais, de recomendações e de eventuais turistas que passeiem na área em que se situam. Desta forma, acabam por perder a oportunidade de atrair mais clientes.
Se, cada vez mais, as pessoas procuram informações online, aproveite para se evidenciar! Por exemplo: alguém que adota um cachorrinho vai precisar de um veterinário, de preferência na área de residência. Se, ao pesquisar no Google, encontrar a sua clínica e optar por ela, terá ganho mais um cliente para os próximos anos! Quando o objetivo é atrair clientes, o SEO local deve estar integrado numa estratégia completa de Inbound Marketing.
4. Não exige muitos recursos
O SEO local é uma excelente estratégia para negócios locais com recursos limitados. Sem ter de investir em campanhas pagas, vai conseguir mais visibilidade, mais visitas e mais clientes. Segundo Neil Patel, um dos grandes nomes do Marketing Digital, palavras-chave definidas para a área geográfica podem gerar até 333% mais receita!
Já está convencido?
As pesquisas locais estão a tornar-se cada vez mais um hábito generalizado e o Marketing Digital das empresas precisa de acompanhar estas novas tendências. No caso dos negócios regionais, o SEO local pode ser um fator determinante para o sucesso!
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