Search Engine
Optimization
O seu site no top 10 da Google
Na Link&Grow, aliamos o conhecimento de copywriters, designer e programadores para fazer a sua empresa sobressair entre as dezenas ou centenas de concorrentes. Contacte-nos e perceba de que forma podemos ajudá-lo a gerar mais valor para o seu negócio.
Lembra-se da última vez em que, numa pesquisa, acedeu à 2ª página de resultados do Google? Pois é, os seus clientes também não! É por isso que o SEO está na ordem do dia!
As estratégias de Search Engine Optimization – otimização para motores de pesquisa – servem para garantir que o seu site é encontrado com facilidade pelas pessoas que pesquisam online.
Estar na internet já não é suficiente! É preciso assegurar que as páginas web são vistas pelos utilizadores. As campanhas PPC ajudam a aumentar a visibilidade, mas implicam investimento e têm resultados limitados. Com estratégias de SEO bem implementadas, a sua empresa pode aparecer no topo dos resultados de pesquisa orgânicos, sem custos e no longo prazo.
Mais de 67% dos internautas clica nos 5 primeiros resultados orgânicos dos motores de pesquisa. Só 3,73% clica nas páginas da 6ª à 10ª posição.
(Zero Limit Web)
Aumentar a visibilidade de uma página web está ao seu alcance. Com boas práticas de SEO, pode otimizar o seu site para surgir nos primeiros lugares sempre que alguém faz uma pesquisa por palavras relacionadas com o seu negócio.
Como chegar ao top 10 dos resultados de pesquisa?
Sabe o que define quais as páginas web que aparecem no top 10 dos resultados de pesquisa (SERP) quando procura por determinada palavra ou expressão? Atualmente, sabemos que os crawlers do Google usam mais de 200 critérios para definir a relevância dos sites por cada pesquisa efetuada.
Os critérios on page avaliam aquilo que diz respeito à estrutura e ao conteúdo da página. Já o SEO off page incide sobre os aspetos externos ao site.
Uma estratégia em que o conteúdo é “rei”!
Deve ser a base de toda a sua estratégia, não apenas porque informa os visitantes e gera confiança, mas também porque é fundamental em termos de SEO. Todos os restantes critérios têm de estar apoiados num conteúdo de excelência! Ao contrário do que possa parecer, conteúdos longos têm maior impacto, porque tendem a ser mais aprofundados.
Faça uma boa seleção da palavra-chave para a sua página e inclua-a no seu conteúdo com frequência, mas de forma equilibrada e contextualizada. Não caia no erro de repetir continuadamente a palavra-chave (prática penalizadora denominada keyword stuffing) e recorra a termos relacionados ou sinónimos (LSI Keywords).
Trata-se de um dos critérios de SEO on page mais importantes, pois é este que chama a atenção dos utilizadores (e dos web crawlers), informando sobre o conteúdo que pode ser encontrado na página.
Permitem organizar o seu conteúdo por prioridades, de H1 a H6. O H1 é o tópico mais importante e os restantes são subtópicos/subtítulos (H2 a H6).
Dê preferência a endereços curtos e de simples compreensão e inclua sempre a palavra-chave principal. Por exemplo, se a sua página for sobre Inbound Marketing, o URL deve ser algo do género https://www.url.com/inbound-marketing.
Ajudam a melhorar a experiência do utilizador que navega no site, relacionando páginas do mesmo domínio que abordam assuntos complementares, para uma visão mais global.
Ter tráfego proveniente de outros domínios ajuda o seu site a ganhar autoridade. Os crawlers assumem que, se o citam, é porque o seu conteúdo tem relevância. Atenção: Um link num site relacionado com a sua área de negócio vale mais do que dois links em sites que em nada se relacionam com o seu!
Deve ser a base de toda a sua estratégia, não apenas porque informa os visitantes e gera confiança, mas também porque é fundamental em termos de SEO. Todos os restantes critérios têm de estar apoiados num conteúdo de excelência! Ao contrário do que possa parecer, conteúdos longos têm maior impacto, porque tendem a ser mais aprofundados.
Faça uma boa seleção da palavra-chave para a sua página e inclua-a no seu conteúdo com frequência, mas de forma equilibrada e contextualizada. Não caia no erro de repetir continuadamente a palavra-chave (prática penalizadora denominada
Trata-se de um dos critérios de SEO on page mais importantes, pois é este que chama a atenção dos utilizadores (e dos web crawlers), informando sobre o conteúdo que pode ser encontrado na página.
Permitem organizar o seu conteúdo por prioridades, de H1 a H6. O H1 é o tópico mais importante e os restantes são subtópicos/subtítulos (H2 a H6).
Dê preferência a endereços curtos e de simples compreensão e inclua sempre a palavra-chave principal. Por exemplo, se a sua página for sobre Inbound Marketing, o URL deve ser algo do género https://www.url.com/inbound-marketing.
Ajudam a melhorar a experiência do utilizador que navega no site, relacionando páginas do mesmo domínio que abordam assuntos complementares, para uma visão mais global.
Ter tráfego proveniente de outros domínios ajuda o seu site a ganhar autoridade. Os crawlers assumem que, se o citam, é porque o seu conteúdo tem relevância. Atenção: Um link num site relacionado com a sua área de negócio vale mais do que dois links em sites que em nada se relacionam com o seu!
As meta descriptions não influenciam diretamente o rankeamento, mas esclarecem o utilizador acerca do conteúdo da página e ajudam a aumentar a taxa de cliques (CTR). Os botões de partilha e os CTAs também não são um fator direto, ainda que sejam fundamentais para a divulgação dos seus conteúdos e para a geração de leads.
Retenha os visitantes, oferecendo-lhes uma boa experiência!
Imagens
Devem ser incluídas na página, desde que otimizadas. Adeque as dimensões à plataforma e inclua a keyword no Alt text.
Vídeos
As palavras-chave devem aparecer no título e descrição. As tags para YouTube têm vindo a ganhar relevância, assim como o uso de keywords e suas variações nos primeiros segundos de vídeo.
Design responsivo
Quão desagradável é abrir um site no smartphone e ter de fazer zoom para ler o conteúdo? É isso que tem de evitar! O design do seu site deve ser mobile-friendly, ou seja, de se adaptar a cada dispositivo.
Velocidade de carregamento
Nos dias de hoje, o seu site não deve demorar mais de 3 segundos a carregar. Caso contrário, é provável que os visitantes desistam antes de ver o conteúdo.
Tempo de permanência no site
Se os utilizadores se mantiverem no seu site durante vários minutos, estarão a dar indicação ao Google de que este tem qualidade e responde às suas necessidades.
O que está por trás de um site otimizado para SEO?
Invisíveis para o utilizador comum, mas igualmente indispensáveis para uma indexação eficiente e uma boa experiência de navegação são alguns critérios técnicos que se prendem com programação e desempenho do website.
É uma espécie de índice das páginas do seu site, que ajuda os motores de pesquisa a rastreá-lo.
Permite controlar a informação do site que deve, ou não, ser indexada pelos motores de pesquisa. Por exemplo, páginas de login e de acesso exclusivo a clientes não têm vantagens em aparecer na SERP.
Pense nas placas que são colocadas nas portas das lojas a dizer que mudaram de endereço. Os redireccionamentos fazem exatamente o mesmo: redirecionam os utilizadores para a página correta quando a anterior já não está ativa.
Um site com autoridade gera oportunidades de negócio!
Investir em SEO é investir tempo, já que os resultados não são imediatos. Mas a médio/longo prazo, com a orientação certa e um trabalho regular e consistente, conseguirá gerar leads mais qualificadas e em maior número.
Com conteúdo de qualidade, que capte a atenção dos internautas e gere uma boa experiência de navegação, a sua empresa ganha autoridade na web. Gera-se um círculo vicioso, com resultados duradouros e que não dependem de campanhas pagas.
Assim, chegarão até si as pessoas que procuram exatamente aquilo que tem para oferecer. E isto reverte-se em mais oportunidades de negócio.
O site da sua empresa não está otimizado para SEO? Parece-lhe difícil e trabalhoso proceder a uma otimização eficiente, que coloque a sua empresa como opção número 1 para quem pesquisa online? Efetivamente, é!
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