Marketing de Conteúdo
Educar para atrair o cliente certo
Na Link&Grow, temos uma equipa de profissionais de Marketing Digital (estrategas, copywriters, designers, especialistas em PPC) que pode definir e implementar uma estratégia de sucesso para a sua empresa, alimentando site, blog e redes sociais.
Vivemos num mundo cada vez mais digital, onde empresas e clientes se conhecem e concretizam negócios online! É aqui que entra o Marketing de Conteúdo: ajuda clientes com determinadas necessidades a encontrar empresas que ofereçam as soluções certas para si. A ideia é simples: criar e partilhar conteúdo relevante, que atraia as pessoas à sua marca, sem promover produtos/serviços explicitamente.
O Content Marketing é uma estratégia focada em criar conteúdo relevante e consistente. Este é partilhado com o objetivo de atrair um público específico, que será acompanhado ao longo do processo de compra e mesmo após o negócio estar terminado. Chama-se a isto nutrição de (potenciais) clientes. Quando feita corretamente, ajuda a criar uma relação de confiança que facilita a concretização do negócio ou compra.
Muitas empresas internacionais – como a Rolex, Burberry, Ben & Jerry´s, Frank Body e Asos – já apostam em Marketing de Conteúdo, pois sabem que, quando ajudam os clientes a resolver as suas necessidades, ganham autoridade enquanto marca.
Como fazer chegar o conteúdo às pessoas certas?
A internet tornou toda a informação acessível e as pessoas podem controlar o que querem ou não receber. Por isso, não é suficiente criar conteúdo! É preciso saber destacá-lo na imensidão que é a internet.
Não basta enviar emails, ter uma página de Facebook ou criar um blog. Os seus conteúdos têm de seguir regras de otimização SEO e de comunicar com as pessoas em todas as diferentes fases do funil de compra. Além disso, devem considerar os vários perfis de clientes de cada marca – as chamadas personas.
1. SEO, o segredo para aparecer!
Otimização de conteúdos com vista a melhorar o seu posicionamento orgânico nos motores de pesquisa.
Quando fazem uma pesquisa, as pessoas prestam atenção apenas aos primeiros resultados que o Google sugere. Por isso, para fazer negócios online, é aí que tem de estar! Como? Há vários critérios de SEO a considerar, sobre os quais nos debruçamos aqui.
2. Responder a todos, sem exceção!
Os seus potenciais clientes não se encontram todos no mesmo patamar da jornada de compra. Peguemos no exemplo de um stand de automóveis usados:
– Há o cliente que começa agora a procurar automóveis porque o seu está a dar problemas.
– Há aquele que vai aumentar a família e precisa com urgência de um carro de 7 lugares.
– E existe também aquele que já decidiu a marca e o modelo que quer comprar.
Naturalmente, todos eles têm dúvidas diferentes e o conteúdo que lhes interessa será também muito diferente. É importante responder a todos ou perderá oportunidades de negócio!
Não confunda Content Marketing com produção de conteúdo sobre as vantagens e resultados dos produtos e/ou serviços que disponibiliza. O Content Marketing é precisamente o contrário: escrever a pensar nos clientes que precisam dos seus produtos e/ou serviços para que, como um boomerang, eles venham até si.
O que o Marketing de Conteúdo pode fazer pelo seu negócio?
Mais tráfego e
leads orgânicas
Quanto maior o número de visitantes e leads angariados organicamente, menor o investimento em campanhas de PPC. Logo, menos custos para a empresa!
Ser encontrado por
quem interessa!
Não importa ter milhares de seguidores no Instagram ou milhares de visitas ao seu site se não gerar conversões. Só partilhando conteúdo relevante, original e otimizado para SEO é possível garantir que é encontrado pelas pessoas certas.
Mais notoriedade
para a sua marca
Hoje em dia, quem não está na internet praticamente não existe. Quem está, e com bastante visibilidade, ganha mais notoriedade. Já imaginou os seus seguidores a partilhar os seus melhores conteúdos com outros utilizadores da internet? É publicidade sem qualquer custo! E acontece com muitas marcas, quando o conteúdo é realmente bom.
Um cliente satisfeito vale por 5!
O Marketing de Conteúdo favorece um melhor relacionamento entre empresas e clientes, mesmo depois de já ter sido feita uma primeira compra. Segundo Philip Kotle:
A melhor publicidade é feita por clientes satisfeitos.
Angariar novos clientes custa 5 vezes mais do que manter os atuais.
Reduzir os clientes insatisfeitos em 5% pode aumentar os lucros entre 25% e 85%.
O lucro que um cliente dá à empresa tende a aumentar ao longo do tempo. É importante criar e manter uma relação de confiança, para que confie, compre e regresse. E clientes satisfeitos certamente regressam!
Como fazer Content Marketing?
Antes de começar, é preciso delinear uma estratégia e um plano de ação. A partir daí, há imensas formas de entregar a sua mensagem:
Através da publicação de artigos de blog, disponibilize conteúdos úteis pensados nas suas personas e em todas as etapas do funil de vendas. Com um bom trabalho de SEO, aumenta o número de páginas indexadas nos primeiros resultados dos motores de pesquisa e melhora a probabilidade de ser encontrado por potenciais clientes.
Se tem um blog, é importante publicar consistentemente artigos autênticos e de qualidade, para que as pessoas não se esqueçam de si e confiram autoridade à sua marca.
Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest… As redes sociais têm especificidades próprias e, por isso, o tipo de publicações varia de plataforma para plataforma. A produção de conteúdos para social media é a forma mais fácil de uma marca se envolver com os clientes. Mas, em Inbound Marketing, as redes sociais não visam apenas comunicar com o público. Têm um propósito fundamental: gerar mais leads e vendas!
O email é o meio mais clássico de comunicar com as pessoas e continua a ser bem-sucedido. Mas não envie emails sem filtrar a sua lista! Em Content Marketing, importa entregar o conteúdo certo à pessoa certa para aumentar as taxas de conversão.
As landing pages são páginas pensadas unicamente para a conversão. O copy, as imagens, as cores, o CTA… Tudo é pensado para converter visitantes em leads, através de formulários de conversão.
Estas “páginas de destino” são usadas pelos profissionais de Marketing Digital para, por exemplo, disponibilizar materiais ricos (tais como infográficos, ebooks ou checklists) ou oferecer serviços (tais como uma consulta de avaliação). Os dados pessoais do utilizador funcionam, assim, como “moeda” de troca.
Ajudamos a sua empresa a crescer!
O Marketing de Conteúdo exige trabalho para produzir resultados: é necessário pensar o que escrever, quando publicar e em que plataformas, a quem dirigir a mensagem e muito mais…
Na Link&Grow, temos uma equipa de profissionais de Marketing Digital (estrategas, copywriters, designers, especialistas em PPC) que pode definir e implementar uma estratégia de sucesso para a sua empresa, alimentando site, blog e redes sociais.
Além de produzirmos materiais ricos e concretizarmos campanhas de angariação de leads, fazemos uma avaliação permanente dos resultados e encontramos, a cada passo, pontos de melhoria que lhe permitirão vender mais e melhor.
Fale connosco e inicie o seu percurso rumo ao crescimento!