Lead Generation
A arte de gerar oportunidades de negócio
Quer saber como gerar mais leads qualificadas, reduzir o custo por lead e aumentar as oportunidades de negócio da sua empresa? Temos uma equipa pronta para falar consigo!
Sabia que, quando navegam na internet, só 3 em cada 100 utilizadores estão preparados para comprar? E que um cliente informado está disposto a pagar mais pelo seu produto/serviço?
Por um lado, de pouco vale gerar leads que não se interessam realmente pelo que a sua empresa tem para oferecer. Por outro, gerar leads de fundo de funil implica um investimento avultado que nem todas as empresas conseguem suportar.
A lead generation não pode ser resumida a um número! Deve basear-se numa estratégia sólida e bem planeada, que permita reduzir o custo de cada lead, gerando um saldo positivo para a empresa.
Com estratégias de nutrição eficazes, leads de topo de funil – que não devem ser contactadas imediatamente – podem vir a tornar-se clientes fidelizados e promotores da sua marca. Acederam a conteúdo relevante que resolve a sua necessidade e ganharam confiança na empresa. Isto refletir-se-á em leads mais qualificadas e melhores oportunidades de negócio!
Lead | s. f.
Potencial cliente; pessoa que demonstrou interesse no serviço/produto de determinada empresa, facultando informação pessoal.
O que pretende para o seu negócio são clientes interessados, certo? Uma lead é meio caminho andado para o conseguir! Trata-se de alguém que tem interesse na sua empresa e que, por vontade própria, facultou os seus dados pessoais, seja para aceder a mais informação, participar num passatempo ou solicitar um contacto telefónico.
A partir desse momento, a sua empresa pode começar a nutrir a relação com a lead através de conteúdo que responda às suas necessidades. Se decidir enviar-lhe um email, certamente terá ótimas hipóteses de ser bem recebido e de mostrar que tem o que o potencial cliente procura!
Acreditamos que as leads são geradas através da criação de conteúdo interessante e de qualidade. Falamos de Inbound Marketing, ou seja, de atrair os potenciais clientes ao invés de chegar até eles de forma intrusiva e indiscriminada.
O que é preciso para gerar uma lead?
01.
Oferta
Seja um material rico, uma consulta gratuita ou uma promessa de contacto para obter informação adicional, algo de valor tem de despertar o interesse dos seus visitantes. A oferta deve ser clara e relevante para que estes se convertam em leads.
02.
Landing Page
Criada unicamente com o objetivo de convidar as pessoas a receber a oferta, a landing page tem de convencer os visitantes a facultar os seus dados pessoais. A conversão deve ser a única saída, para evitar dispersar a atenção.
03.
Formulário
A conversão dos visitantes em leads dá-se através do preenchimento de um formulário, no qual o utilizador partilha a sua informação pessoal, bem como outros dados de relevo. Pergunte o mínimo possível para não afastar potenciais clientes.
04.
CTA
Um call-to-action chamativo, que leve as pessoas à ação, é fundamental para gerar conversões. A aposta deve recair sobre um botão de cor contrastante e com um copy atrativo, que crie urgência.
Reunidos estes elementos, estão criadas as condições básicas para a geração de leads. Agora, é hora de divulgar as suas landing pages. Lembre-se de que todos os canais são úteis para promover as suas ofertas, organicamente ou através de campanhas pagas.
Lead generation sem landing pages
Um site preparado para Inbound Marketing é uma excelente ferramenta de lead generation. Para que os visitantes avancem na jornada de compra, é indispensável a criação de formulários de conversão. Estes devem aparecer em diversas páginas do website.
Se a sua empresa for um centro de formação, por exemplo, dê aos visitantes a possibilidade de se inscreverem nos workshops através de formulários de conversão instalados no site. Crie uma página otimizada em termos de SEO, de forma a atrair o máximo número de visitantes possível.
A geração de leads pode também ser feita diretamente nas redes sociais. No Facebook, os anúncios de leads com formulário instantâneo substituem as landing pages e permitem à sua empresa obter resultados promissores.
As leads são todas iguais?
As leads podem estar mais ou menos avançadas na jornada de compra. As leads TOFU são aquelas que estão no início do funil, o que significa que ainda têm um caminho a percorrer antes de finalizar a compra. São menos qualificadas, exigem um menor investimento por parte da sua empresa e tornam-se, por isso, mais baratas.
Uma estratégia de Marketing baseada em lead generation tem como objetivo acompanhar os potenciais clientes no processo de tomada de decisão, através de uma comunicação aberta e personalizada, ajudando-os a perceber o que é melhor para eles.
Se uma lead fez download de um infográfico sobre máquinas fotográficas profissionais, o ideal será começar por lhe enviar conteúdo sobre os tipos de equipamentos disponíveis de mercado, as vantagens e desvantagens de cada um e conselhos para quem está a iniciar-se na fotografia, por exemplo.
Desta forma, o potencial cliente passará a encarar a sua empresa como expert no assunto e ganhará confiança na marca. Na hora de comprar, saberá muito a respeito da empresa e fará uma compra informada e geradora de uma enorme satisfação.
Nutrir é o segredo para gerar leads que compram!
O Email Marketing reveste-se de especial importância na fase de nutrição de leads. Construir um workflow de emails que vá ao encontro das especificidades das suas listas de contactos (sempre segmentadas) ajuda a conduzir as pessoas até ao momento da compra.
A geração de leads não pode estar focada apenas no fundo de funil (nos 3% que já estão prontos para comprar), pois corre o risco de estas não se identificarem com os valores da sua marca. E, na hora de decidir, o único critério valorizado será o preço, que nem sempre é o melhor atributo.
Gerar leads frias e nutri-las é parte fundamental para criar clientes fiéis. Devemos construir uma base de dados qualificada e segmentada, por um valor reduzido, e conduzir as leads a uma venda qualificada de maior valor.
Um cliente informado está disposto a pagar mais!
Na Link&Grow, desenvolvemos ações de conversão pagas, de curto prazo, e ações de conversão orgânicas, de médio a longo prazo, para gerar contactos de grande valor para o seu negócio!
Lemos os touchpoints e usamos estratégias de lead tracking e lead scoring para nutrir a relação com os potenciais clientes e ajudá-los a decidir pelos seus produtos/serviços de forma descontraída e relevante.
Quer saber como gerar mais leads qualificadas, reduzir o custo por lead e aumentar as oportunidades de negócio da sua empresa? Temos uma equipa pronta para falar consigo!