Estratégia de Marketing: A Importância do Planeamento!
O sucesso de uma estratégia de Marketing depende, em grande parte, do seu planeamento. De facto, o primeiro passo é definir os objetivos e traçar as metas da sua empresa. Mas, depois, há que colocar em prática ações de Marketing Digital para os alcançar. É aqui que entra o planeamento: evita avanços e recuos, erros e gastos desnecessários. Está interessado em saber mais? Explicamos-lhe como é que um bom planeamento torna a sua estratégia de Marketing mais eficiente.
Estratégia de Marketing vs Planeamento
Antes de mais, importa diferenciar estratégia e planeamento, muitas vezes confundidos. O planeamento só vem depois de a estratégia de Marketing da empresa estar definida. Por isso, se não tem uma estratégia, não adianta gastar tempo a planear.
A estratégia de Marketing determina o posicionamento da sua empresa e os objetivos e metas a atingir. O planeamento define como irão ser alcançados esses objetivos, ou seja, quais as ações de Marketing Digital a colocar em prática, e quando.
O planeamento prepara terreno e abre caminho para a estratégia de Marketing. Ambos devem coexistir e estar sintonizados. Veja este exemplo de uma empresa que vende cosméticos:
Objetivo: Aumentar o nº de vendas de uma nova gama de verniz;
Estratégia de Marketing: Focar novos segmentos de mercado;
Plano: Desenvolver várias campanhas direcionadas para adolescentes;
- Ação de Marketing: Anunciar no Facebook e Instagram Stories.
Conheça a fundo a sua estratégia digital antes de fazer o planeamento
Ao fazer o planeamento da sua estratégia de Marketing, terá necessariamente de a conhecer a fundo. Isto é vantajoso porque permite:
Uma visão global da estratégia digital e ações praticadas
O planeamento permite ter noção do que está a resultar melhor e pior no Marketing Digital da sua empresa. Assim, é mais fácil aproveitar de forma mais eficiente as oportunidades que surgem. Além disso, os constrangimentos podem ser reconhecidos mais facilmente ou até identificados antecipadamente.
Evitar avanços e recuos
O planeamento da estratégia de Marketing é como um ponto de referência, que pode ser consultado ao implementar novas ações. Isto evita dúvidas no caminho a seguir e mudanças de direção que, muitas vezes, enfraquecem a estratégia.
Relembrar o foco da estratégia de Marketing constantemente
Um bom planeamento garante que todos os membros da equipa estão focados no mesmo objetivo. Isto é vantajoso particularmente em empresas com uma equipa de Marketing grande ou na chegada de novos elementos. Clareza, sintonia e foco são o resultado de um planeamento bem definido.
O planeamento evita gastos desnecessários de tempo e dinheiro
Um dos segredos para a eficiência é a antecipação. Se planear as suas ações, terá mais facilidade em:
Garantir que não ultrapassa o orçamento estabelecido
Ao planear terá, com certeza, de definir um orçamento anual para a sua estratégia digital. Assim, será mais fácil escapar a gastos desnecessários, fora do orçamento estabelecido, evitando prejuízos para a empresa.
Definir a duração das ações de Marketing
Tendo um planeamento para a sua estratégia, também é mais fácil estimar a duração de cada ação. Elabore um cronograma detalhado (mensal ou trimestral), que facilite a concretização dos seus objetivos anuais.
O planeamento de uma estratégia de Marketing não tem de ser complexo e inflexível
Muitas vezes, as empresas não planeiam por falta de tempo. Além disso, há a ideia de que, ao fixar-se um plano, irá perder oportunidades paralelas. Não é verdade, porque:
O planeamento pode e deve ser flexível
O facto ter um planeamento definido não significa que, a qualquer altura, caso seja necessário, não possa ser alterado. É melhor fazer um planeamento que precisa de alguns ajustes do que não fazer planeamento. Se faz alterações, é porque está atento aos resultados das ações e trabalha para melhorá-las, que é o objetivo.
Mas, atenção, o planeamento não deve estar em constante mudança. Deve ser sólido o suficiente para dar a conhecer as ações em que se deve investir pelo sucesso que têm.
Um bom planeamento não tem de ser complexo
Por vezes, os planos mais simples são os que, na prática, resultam melhor. Por isso, não se assuste se ainda não fez o planeamento da sua estratégia de Marketing. Ponha mãos à obra e descomplique.
Torne a sua estratégia mais eficiente com um planeamento realista
A chave para a eficiência é ter um foco realista e percorrer o melhor caminho para o alcançar. O planeamento ajuda a ter:
Objetivos realistas
Se o planeamento não está a resultar, o problema pode residir nos objetivos e metas estabelecidos. Caso sejam irrealistas, é importante rever o posicionamento da empresa e propor metas atingíveis.
Opte por objetivos a curto e médio prazos, que trazem mais motivação à equipa, e garanta um crescimento gradual. Naturalmente, as ações de Marketing terão de ser revistas e adequadas aos novos objetivos.
Menor risco de erro
Quanto mais preparação houver para as ações de Marketing, menor será o risco de erro. Antecipando-as e preparando-as para o sucesso, terá maior eficiência e efetividade. E com mais eficiência conseguimos mais vendas e mais reconhecimento.
O planeamento ainda não é tido como uma prioridade em muitas empresas e equipas de Marketing. Vemos estratégias não planeadas, que enfraquecem porque nem todos trabalham com o mesmo foco e rigor.
O planeamento mantém os profissionais focados nos objetivos e metas propostos pela estratégia de Marketing de cada empresa. Quanto maior o foco, maior o sucesso!
Quer começar a fazer planeamento? Experimente o nosso calendário de publicação de conteúdos. Assim, terá uma ideia do que é planear em Marketing Digital e das vantagens que traz. Depois, se precisar de ajuda para fazer (ou refazer) o planeamento da sua estratégia, saiba que estamos disponíveis para si!