Facebook Ads: 5 Dicas para criar anúncios eficientes!
O Facebook Ads é uma das plataformas em que as empresas apostam para anunciarem serviços, produtos e outras novidades. Por um lado, há facilidade em criar anúncios com baixo orçamento. Por outro, o significativo número de utilizadores torna esta rede social muito aliciante.
A contabilização mais recente indica que o Facebook tem cerca de 1,4 mil milhões de utilizadores ativos em todo o mundo. Dentre estes, 5,2 milhões são de Portugal. Contudo, se o número de pessoas que utilizam esta rede social é elevado, o de concorrentes também o é.
Nesse sentido, para ser bem-sucedido na criação de anúncios no Facebook Ads, é essencial ter dois fatores em consideração: relevância e desempenho.
Classificação de relevância no Facebook Ads: Como funciona?
O Facebook procura mostrar aos utilizadores os anúncios mais adequados às suas preferências. Além de proporcionar uma melhor experiência aos usuários, rentabiliza o investimento, uma vez que as publicações pagas aparecem apenas a quem realmente se interessa pelo seu conteúdo.
Para determinar como propagar os anúncios da melhor maneira, o Facebook Ads criou a classificação de relevância. Esta atribui uma pontuação entre 1 (pouco relevante) e 10 (muito relevante) a cada anúncio, assim que este atinge as 500 visualizações, e varia em função da resposta do público.
O cálculo tem em consideração os objetivos definidos para o anúncio, o desempenho e as opiniões positivas e negativas. As primeiras referem-se às reações, partilhas, cliques e outras ações que ajudam a cumprir o objetivo da campanha de anúncios. As segundas estão relacionadas com atos que não contribuem para tal. Por exemplo, ocultar o anúncio ou todas as futuras publicações.
A classificação de relevância é importante, uma vez que pode diminuir o custo por alcance e, ao mesmo tempo, ajudar a avaliar os seus anúncios. Após verificar quais os que têm melhores resultados, perceberá qual deve ser a sua aposta.
5 Dicas para uma boa classificação de relevância:
1. Pense no que quer transmitir
Antes de criar o anúncio, reflita bem sobre o conteúdo, as personas da sua empresa e a mensagem que pretende transmitir. Lembre-se de que deve elaborar algo que atraia a atenção do público, que esteja relacionado com o seu produto/serviço e que se diferencie dos restantes anúncios.
Se escolher um anúncio com imagem, tenha o cuidado de verificar se a percentagem de texto é inferior a 20%. Caso contrário, não será elegível para utilização no Facebook Ads.
2. Direcione os anúncios para um público-alvo específico
Evite selecionar um grupo de pessoas demasiado alargado nos seus anúncios. Prefira, ao invés, públicos-alvo personalizados ou semelhantes. Desse modo, conseguirá tornar o anúncio relevante, pois será direcionado para quem pode estar realmente interessado no seu produto/serviço.
3. Crie segmentações
Segmentar o público dos seus anúncios é essencial para melhorar a relevância dos mesmos e alcançar as pessoas que são, efetivamente, importantes. Uma empresa pode ter diversos produtos e serviços, para diferentes pessoas. Assim sendo, não faz sentido selecionar sempre o mesmo tipo de público para todos os anúncios.
Pense nas personas do seu negócio e seja específico ao selecionar a idade, os interesses, a localização, etc. Efetuar uma fragmentação é essencial e bastante simples.
Na página de suporte do Facebook Ads, pode descobrir como fazê-lo a partir do conhecimento que tem do seu público.
4. Faça testes
A plataforma Facebook Ads dá-lhe a possibilidade de escolher o que pretende testar: o anúncio ou o público. Se quer analisar o anúncio, pode criar um único formato, mas definir diferentes públicos. Posteriormente, conseguirá verificar com qual destes o seu anúncio tem melhor desempenho.
Se o objetivo é avaliar o público, basta fazer o oposto: criar diferentes anúncios para o mesmo segmento de pessoas. Pode até efetuar testes A/B para verificar que tipo de anúncios funcionam melhor para cada segmentação.
5. Efetue medições e atualizações
Independentemente do que pretende testar, não deve esquecer-se de medir os resultados e verificar o desempenho dos seus anúncios. Este fator é importante, pois permite perceber se deve manter ou atualizar algo para garantir uma boa classificação de relevância.
Para ser bem-sucedido na sua estratégia de Marketing Digital, a análise deve ir muito além dos anúncios no Facebook Ads. Meça e avalie toda a atividade da sua empresa na rede social e melhore, dia após dia, através da análise dos resultados.
Para saber quais os aspetos a considerar nesta avaliação, descarregue gratuitamente a nossa checklist Report para Registo e Análise do Facebook. Caso surja alguma dúvida, não hesite em contactar-nos. Na Link&Grow, estamos inteiramente disponíveis para ajudar o seu negócio a crescer.