Facebook: Novas Alterações Penalizam Publicações Spam!
O Facebook faz parte da estratégia de Marketing Digital da sua empresa? Então, é importante que conheça as mais recentes alterações desta rede social. Agora, as publicações spam, com pouca autenticidade, são penalizadas na sua visibilidade.
Em maio de 2017, o Facebook começou por anunciar a batalha contra o chamado clickbait (conteúdos que não correspondem às expectativas criadas pelos títulos, geralmente enganadores ou exagerados) e contra as publicações que redirecionam os utilizadores para páginas repletas de publicidade.
A mais recente alteração ocorreu em dezembro passado. O Facebook anunciou a sua decisão de travar o engagement bait, ou seja, as publicações que induzem à interação através de comentários, likes ou partilhas. A rede social ouviu os utilizadores e decidiu fazer alterações no algoritmo para que o seu feed de notícias deixe de dar visibilidade a este tipo de posts.
A explicação do Facebook para as novas alterações
Depois de verificar a insatisfação dos utilizadores com todo o tipo de publicações que induzem à interação, o Facebook decidiu deixar de dar visibilidade a determinado conteúdo. Foram analisados e categorizados milhares de posts (de acordo com os vários tipos de engagement bait), num processo de automatização que agora permite uma deteção fácil e eficaz de conteúdo spam.
O objetivo desta alteração é dar maior visibilidade ao conteúdo autêntico, em detrimento de publicações sensacionalistas ou de spam. Fora deste controlo estão as publicações que solicitam recomendações ou conselhos, posts com informação sobre pessoas desaparecidas ou de angariação de fundos para causas solidárias.
Conheça as diversas formas de engagement bait
- Vote baiting – Publicações que pedem o seu voto, como, por exemplo, “Vote no seu destino de férias preferido”.
- React baiting – Posts que pedem uma reação, tais como: “Se é fã desta banda, faça um like”.
- Share baiting – Incentivos à partilha: “Partilhe com 10 amigos e habilite-se a ganhar esta máquina fotográfica”.
- Tag baiting – Publicações que pedem para identificar amigos: “Identifique dois amigos e fique habilitado a ganhar…”.
- Comment baiting – Posts como: “Comente SIM se também é fã desta música”.
Nos casos em que publicações no Facebook apelam à interação, começará a notar uma diminuição do seu alcance. Consequentemente, deparar-se-á com uma queda no número de likes e partilhas, especialmente se recorrer repetidamente ao engagement bait. Ao deixar de recorrer a este tipo de conteúdo, as consequências deixarão de se fazer sentir.
O que fazer para manter a visibilidade dos posts no Facebook?
- Partilhe conteúdos relevantes, informativos, autênticos, fiáveis e seguros.
- Evite recorrer a táticas de engajamento – click bait, engagement bait – e não direcione os utilizadores para sites pouco friendly.
- Analise alternativas para gerar leads. Se ainda não experimentou os anúncios no Facebook, saiba que podem ser uma opção.
- Aposte numa estratégia de captação de leads para além do Facebook e das restantes redes sociais. Crie um blog ou aposte no email marketing. Terá maior controlo na distribuição dos seus conteúdos e atingirá um leque de utilizadores mais abrangente.
O Facebook muda as regras do jogo de um dia para o outro. Por isso, se a sua empresa marca presença nesta e noutras redes sociais, importa estar sempre atualizado para tirar o máximo partido do seu investimento.
Tem alguma dúvida? Não hesite em contactar a nossa equipa. Estamos cá para ajudar. Quer melhorar a sua presença nesta rede social? É essencial analisar o resultado das suas publicações. Faça o download do nosso Relatório de Desempenho para o ajudar nessa tarefa.