Marketing digital: 5 Benefícios Para as Empresas!
O Marketing Digital caracteriza-se por um conjunto de estratégias e ações de marketing pensadas para serem colocadas em prática através do mundo digital, da Internet. Esta vertente é, atualmente, uma área em que cada vez mais se deve apostar, principalmente quando o objetivo é divulgar o seu negócio e atrair mais clientes.
A verdade é que as pessoas cada vez mais pesquisam produtos e serviços através da Internet. Os meios tradicionais, em alguns casos, também ajudam, é claro. Contudo, há sempre a tendência de querer saber mais sobre aquele produto que se viu numa publicidade na televisão ou no jornal. Essa procura de informação acaba por ser feita nos motores de pesquisa online, como é o caso do Google. Aqui é possível encontrar, não só dados e características dos serviços ou produtos, como também opiniões de outras pessoas sobre o mesmo. A partir daí, os consumidores tomam a decisão final: comprar ou não.
Tendo isto em consideração, facilmente se compreende que a aposta das empresas em estratégias de Marketing Digital é cada vez mais importante e essencial para alcançar o sucesso e notoriedade.
Cuidados a ter na definição de estratégias
Como referimos, hoje em dia a pesquisa de dados sobre os produtos é feita pelo próprio consumidor e, para ele, o antigo conceito de publicidade já não é atrativo. O público já não pretende receber informação em excesso, sem cuidado ou que não vai de encontro às suas necessidades. O consumidor quer informação que seja relevante para si, para os seus problemas, que acrescente valor ou que seja útil no seu dia-a-dia.
Por muito que queira divulgar o produto da sua empresa, a sua estratégia de marketing digital tem que ser pensada para o cliente e não para o item que quer vender. O cliente é o foco da sua estratégia. É para ele que deve elaborar a sua campanha, tendo em conta as suas necessidades.
5 Vantagens do Marketing Digital na sua empresa
A aposta no marketing digital é uma grande mais-valia para qualquer empresa, no entanto, para as pequenas e medias empresas (PME’s) que, normalmente, têm menos capital disponível, é a aposta certa! Como iremos explicar mais à frente, esta vertente do Marketing pode ter resultados muito bons com um baixo custo.
Motivos não faltam para investir em estratégias digitais para o seu negócio, mas deixamos-lhe aqui 5 vantagens extremamente benéficas:
1. Fomenta o relacionamento da marca com o cliente
A presença online de uma marca, além de ser fundamental nos dias que correm, acaba por aproximar a empresa do cliente. O consumidor sente que pode ser “atendido” e esclarecido em qualquer altura ou sempre que precisar. E, se a sua empresa souber aproveitar esta proximidade para conhecer o seu público, além de criar conteúdo relevante e atrair mais consumidores, pode ainda partir para o segundo motivo com mais segurança e eficácia.
2. Permite dirigir a campanha ao seu público-alvo
Ao estarem mais próximas do seu público e ao saberem quem ele é, quais são as suas necessidades, os seus problemas e os seus objetivos, as empresas conseguem criar estratégias de marketing segmentadas para os consumidores que lhes interessam, aqueles para os quais o seu negócio é direcionado. Isto, além de maximizar o impacto da campanha digital, permite rentabilizar ainda mais os gastos que for efetuando.
3. Possibilita igualdade de oportunidades
A presença e a aposta em estratégias digitais bem elaboradas e criativas permite uma “luta” igual com a concorrência. No marketing tradicional, o valor que cada empresa pode investir é o que permite ter campanhas com maior alcance e melhores meios. No mundo digital essa desigualdade dissipa-se, é a criatividade e a capacidade de comunicar que contam.
É fundamental que as campanhas digitais sejam bem pensadas e aplicadas e aí, os recursos monetários deixam de ser o mais significativo na altura de ser bem-sucedido.
4. Permite obter resultados mais concretos e em tempo real
Uma outra vantagem das campanhas de marketing digital é a possibilidade de identificar claramente o retorno sobre o investimento (ROI) que foi feito. Todos os dados podem ser medidos e, a grande maioria, em tempo real. Esta mensurabilidade é possível através da verificação dos resultados de cada campanha: quantos cliques, quantas leads, quantas vendas geradas, quantos gostos, entre outros. Isto permite ainda perceber quais são as estratégias que funcionam melhor e que devem ser a grande aposta da sua empresa.
5. Tem uma ótima relação custo-benefício
A verdade é que muitas das estratégias de marketing digital passam pelas redes sociais, cujas publicações são gratuitas (só há custos em publicações patrocinadas), e por estratégias de SEO que visam alcançar lugares cimeiros na pesquisa orgânica dos motores de pesquisa. Deste modo, o alcance que se consegue com estratégias digitais é mais barato quando comparado com o valor que seria necessário desembolsar numa estratégia de marketing tradicional para ter o mesmo resultado.
Deixamos aqui 5 vantagens demonstrativas dos benefícios que existem em apostar no digital para a sua empresa. O marketing digital está na moda, é algo que as empresas não devem recear e, sobretudo, não devem recusar. A internet faz cada vez mais parte do dia a dia do consumidor, as pessoas estão online e as empresas também têm que estar. Há que acompanhar a tendência, modernizar a forma de comunicar e evoluir, para ter sucesso.
Contudo, não basta ter um site, se não estiver devidamente otimizado; não é suficiente ter uma página no Facebook, se não souber o que publicar, quando o fazer e como o fazer; não basta enviar um email, se o assunto não é atrativo e não é aberto ou se vai diretamente para o SPAM. Para que consiga resultados, é preciso que delineie uma estratégia de marketing digital. Para que consiga fazê-lo com êxito, atraindo novos clientes e gerando vendas, criamos um manual para si: Marketing Digital para empreendedores. Faça o download gratuito aqui e comece já a trabalhar a presença digital da sua empresa. Se tiver alguma dúvida, alguma questão, não hesite em falar connosco. Estamos absolutamente disponíveis para o ajudar.