Inbound Marketing: a Vantagem de Medir Com Vista ao Sucesso!
Inbound Marketing é uma estratégia de marketing assente no conteúdo e cheia de vantagens. Não há dúvida e já o referimos imensas vezes. Contudo, hoje vamos focar a vantagem do Inbound Marketing que permite às empresas medir e analisar os resultados das suas campanhas e da estratégia de conteúdos planificada, com o objetivo de as otimizar e para ter uma referência de sucesso – ou não – do trabalho levado a cabo. Atualmente, qualquer estratégia empresarial implementada é justificada através de números – o Inbound Marketing vem responder a esta necessidade pois prevê uma análise de resultados contínua a todo o processo de implementação de uma campanha – os resultados de cada ação são medidos e é a partir daqui que se definem novas estratégias ou se otimizam as que estão em curso. A capacidade de medir permite perceber se o planeamento feito vai de encontro aos objetivos estabelecidos, se a empresa está a conseguir comunicar com os seus potenciais clientes e clientes atuais, se o relacionamento com as leads é o mais adequado, se os conteúdos são ajustados às personas do negócio.
#Saber o número exato de visitas ao seu site…
…e quanto tempo duram essas visitas. São métricas simples mas permitem ter noção do alcance da sua empresa, da sua visibilidade e, além disso, permitem perceber quais as páginas mais acedidas pelos visitantes, leads e clientes, no fundo as que são preferência – uma landing page? O blog? Um artigo em particular? Quanto mais envolvente e interessante é o seu conteúdo, maior o tempo despendido no seu site, pelo que estas métricas poderão dar-lhe indicações quanto à necessidade, ou não, de o tornar mais apelativo e, eventualmente, alterar ou diversificar o seu conteúdo. O conteúdo deve ser pensado em função das personas do seu negócio e escrito para dar resposta às suas necessidades.
O seu site tem vindo a manter o número de visitantes e de visitas? Isto poderá indicar que há necessidade de atrair novos potenciais clientes. A taxa de rejeição também é um indicador útil para o seu negócio pois contabiliza o número de visitas que clicam no seu site e saem logo de seguida.
Estas métricas são uma clara vantagem do Inbound Marketing comparativamente com uma estratégia de marketing tradicional, onde dificilmente terá hipótese de saber o número de pessoas que “rejeitaram” a sua campanha, não permitindo atuar de imediato. No marketing tradicional também não é possível medir o alcance da sua campanha: quantas pessoas viram um anúncio televisivo ou um outdoor com publicidade à sua marca? Uma das vantagens do Inbound Marketing é exatamente essa, o conhecimento acurado de números que justificam a opção por determinadas ações em detrimento de outras.
#Conhecer o percurso de quem o procura nos diferentes espaços!
Uma estratégia de Inbound Marketing pressupõe que a sua empresa seja procurada pelos potenciais clientes através de diversos espaços: blog, redes sociais, email, Google. No marketing tradicional, também existem vários canais para publicitar mas os resultados de cada um deles não são mensuráveis. Uma das vantagens do Inbound Marketing reside precisamente na possibilidade de rastrear todas as informações valiosas para o seu negócio e saber se o seu investimento está, ou não, a ser bem aplicado. Ora vejamos:
– Blog: tem a possibilidade de analisar as visualizações de cada artigo publicado e de saber quais são os mais populares filtrando-os por autor, tópico ou canal de divulgação e, a partir daí, investir naquilo que lhe traz mais resultados. Também pode analisar o número de cliques nos call-to-action presentes nas páginas de cada artigo – será que estão a converter visitantes em leads? Há call-to-action que resultam melhor que outros? A partir destas informações, pode produzir mais conteúdo sobre os assuntos mais procurados, otimizar CTA’s, enfim, experimentar várias opções e ver qual a que melhor resulta.
– Redes sociais: o sucesso da sua presença nas redes sociais é facilmente medido através do número de visualizações, de alcance, de likes, de partilha. O que importa é que estes dados sejam analisados periodicamente e, em função dos resultados, seja revista ou adaptada, a estratégia de conteúdos.
– Email marketing: a taxa de abertura do seu email vai indicar-lhe o número de pessoas que abriram o seu email; a taxa de cliques no email dir-lhe-á quantas clicaram nos call-to-action que lá estavam. Enviar emails à sua lista de contactos não é suficiente – é necessário que as pessoas os abram e cliquem no que tem para oferecer. A partir daqui até pode experimentar várias formatações de email e perceber qual delas funciona melhor. Se a percentagem de abertura de email é baixa, é hora de mudança, antes que repense este investimento. Email marketing de qualidade, é uma excelente forma de relacionamento com as suas leads e clientes atuais. De novo, a questão central é o seu conteúdo. Tem que ter interesse para quem o vai ler.
Ao optar pelo marketing tradicional não terá as mesmas vantagens do Inbound Marketing: quantas visualizações teve um anúncio televisivo? E quantas das pessoas que o viram, procuraram a sua empresa? Quantas pessoas olharam para a publicidade da sua empresa num jornal? E quantas dessas leram o anúncio? E dessas, quantas compraram um serviço/produto da sua empresa? No marketing tradicional, os resultados não se podem medir e o seu investimento poderá não estar a atingir os objetivos pretendidos. A vantagem do Inbound Marketing reside, portanto, não só na sua capacidade de medir resultados, como em usar esses dados para otimizar as estratégias ao longo da campanha, investindo nas ações mais eficientes e melhorando as menos eficientes.
#Analisar a taxa de conversão
Medir a taxa de conversão é uma prática obrigatória em qualquer campanha, numa estratégia de Inbound Marketing. Esta métrica diz respeito à geração de leads, ou seja, à visita que, por exemplo, assina uma newsletter ou que faz download de um ebook e nesse momento, converte em lead através de um contacto que disponibiliza.
Analisar a taxa de conversão por funil – considerando a jornada de compra do potencial cliente – permite-lhe ter um conhecimento acurado de quais as etapas a que o seu site responde de forma mais ou menos eficiente: por exemplo, a primeira etapa pode estar pensada para conversão quando o cliente se regista para receber uma newsletter, a segunda quando se inscreve para assistir a um webinar – se os problemas de conversão ocorrem especificamente numa destas etapas da jornada de compra, a estratégia deve ser repensada e otimizada tendo em conta as necessidades dos utilizadores que se encontram nessa mesma etapa. Para isso recorra à informação privilegiada a que tem acesso: o histórico de pesquisas dos seus utilizadores, o conteúdo a que atribuíram mais importância ou os dados básicos que facultaram.
No marketing tradicional, estas vantagens do Inbound Marketing não se verificam: a segmentação é feita de uma forma muito superficial – a campanha poderá versar num ou mais canais (televisão, rádio, revista) mas vai abranger clientes que não estão interessados no seu produto/serviço e, ao mesmo tempo, excluir muitos outros que têm uma necessidade à qual a sua empresa poderia responder.
Na Link&Grow acreditamos que uma estratégia bem implementada, que tire partido de todas as vantagens do Inbound Marketing, pressupõe uma análise rigorosa e permanente dos resultados de cada ação executada e a sua interpretação. Com base em números, gere-se o investimento de uma forma sustentada, tomam-se decisões como reequacionar ou alterar campanhas, investir nas mais eficientes, repensar as que não funcionam como esperado. Com base em dados, aproveita-se todo o potencial do email marketing, otimizando-o com vista a ter resultados, planeiam-se estratégias de conteúdos para redes sociais e blog. Tudo é feito e pensado com um profundo conhecimento das métricas e com objetivos bem definidos.
Se pretende saber mais sobre esta capacidade métrica que o Inbound Marketing estimula ou se necessita de algum esclarecimento sobre como fazê-lo, entre em contacto com um especialista da Link&Grow ou deixe um comentário – estamos aqui para ajudar a sua empresa a crescer! Fale connosco! Queremos ouvir a sua opinião e estamos aqui para o esclarecer.
Como queremos que se organize da melhor forma para 2017, preparamos também para si um ebook, uma espécie de guia para o ajudar a fazer o Planeamento de Marketing Digital da sua empresa. Saiba como analisar a sua situação atual, definir objetivos, selecionar projetos e atividades prioritárias para o seu negócio! Faça o download aqui.