Copywriting é uma técnica de produção de conteúdos, muito utilizada na área de Marketing. À pessoa que produz, isto é, escreve esses conteúdos, chamamos copywriter. Ao conteúdo em si, damos o nome de “copy”.
O copywriter pode criar diversos tipos de textos para diferentes plataformas: blogs, websites, emails, anúncios, catálogos, publicações de redes sociais, cartazes, entre outros. Para lhe dar um exemplo mais concreto, temos este texto que retrata bem um dos vários copy’s que podem ser elaborados por estes profissionais.
O processo de criação de conteúdos não é, contudo, feito de ânimo leve. O profissional deve sempre efetuar uma prévia pesquisa sobre os temas que está a produzir para que, deste modo, elabore conteúdo rico e verdadeiro.
O objetivo do copywriting
O copywriting é muitas vezes confundido com a escrita jornalística. No entanto, o objetivo é totalmente diferente! Trata-se, no fundo, de uma arte de produzir conteúdos que influenciem quem os consome. O copywriter é muitas vezes referenciado como “um comercial no papel”, uma vez que escreve para incitar à ação por parte do consumidor. Essa ação pode ser o download de um documento, o preenchimento de um formulário, uma chamada para um número de apoio à venda, uma compra, uma tomada de decisão ou um envolvimento com um produto, serviço ou empresa. Tudo depende do objetivo da estratégia que está na base da criação de determinado conteúdo.
Porque o copywriting é importante para o seu negócio?
A maioria das empresas ainda tem alguma relutância em abandonar as antigas estratégias de marketing que não valorizam a produção de conteúdos cativantes, verdadeiros e direcionados aos leitores. No entanto, vivemos numa era digital onde os consumidores têm acesso a cada vez mais informações e, se não for produzido copy do seu interesse, facilmente passam ao próximo conteúdo. Com certeza que não é isso que quer para o seu negócio.
O objetivo de qualquer empresa é atrair novos clientes para, posteriormente, aumentar as vendas e lucros. É aqui que entra o copywriting! Esta arte de escrever tem, como já explicamos, o objetivo de atrair consumidores através de textos e materiais que sejam do seu interesse, que os envolvam com as marcas. Por isso mesmo é que deve estar atento a esta vertente da produção de conteúdos e inseri-la na estratégia de marketing do seu negócio!
Se optar por uma estratégia de Inbound Marketing ou de Marketing de Conteúdos aí então perceberá como é que o copwriting é essencial. Uma estratégia eficaz destas vertentes do Marketing Digital necessita de grandes quantidades de conteúdo, para criar interação com o leitor e gerar leads sólidas que sejam os futuros clientes, potenciadores do sucesso do seu negócio.
O conteúdo, ou seja, o copy, é um elemento chave para uma estratégia eficiente e que produza bons resultados. Um bom copywriter irá avaliar a sua empresa, a sua área de negócio, os seus objetivos, os seus clientes atuais e os potenciais clientes. Com esta análise, será capaz de criar conteúdos específicos para o seu público-alvo, que não sejam invasivos, que despertem interesse, que criem necessidades e que, numa fase final, os transformem em consumidores ativos, em seus clientes.
4 Vantagens do copywriting para as empresas
De forma resumida, deixamos-lhe 4 vantagens do copywriting para o seu negócio, que o vão fazer pensar porque é que ainda não tem nenhum copywriter a criar conteúdos válidos para a sua empresa!
1. Textos com maior qualidade
A escrita utilizada nos seus materiais, anúncios ou no website do seu negócio é um dos cartões-de-visita da sua empresa. Se os textos não forem cuidadosamente elaborados e tiverem erros ortográficos, a impressão que dará aos seus atuais ou potenciais clientes, não será a melhor. Com um bom copywriting, isso já não acontecerá, pois existirá o cuidado de criar conteúdos de qualidade e sem erros.
2. Melhora o posicionamento e notoriedade
Se a produção de textos for pensada numa lógica de Search Engine Optimization (SEO), vai permitir que o seu blog, site ou outra página que pretende promover, alcance posições cimeiras nos motores de pesquisa. Isto, em conjunto com conteúdos de qualidade, criados para várias plataformas, também ajudará a aumentar a notoriedade da sua empresa.
3. Maior conversão e geração de leads
A criação de textos de qualidade e otimizados que visam atrair consumidores acaba sempre por gerar resultados. Copy’s que despertem interesse, que incidam sobre os problemas dos seus clientes, que mostrem soluções, acabam por atrair leitores e convertê-los em leads. E estas podem ser nutridas com mais conteúdos personalizados transformando-as, em última instância, em clientes satisfeitos!
4. Mais proximidade com os seus clientes
O copywriter é capaz de produzir textos mais direcionados para o seu público-alvo. Conteúdos variados que podem gerar uma maior envolvência do cliente com a empresa, aumentando assim a proximidade e, em alguns casos, transformando os clientes em verdadeiros defensores da marca.
Como pode verificar, o copywriting, ou seja, a produção de conteúdo é fundamental para alcançar bons resultados nas suas estratégias digitais. Os consumidores querem receber informação, mas que seja sobre os assuntos do seu interesse, com consistência e veracidade. Daí o papel fundamental do copywriting, principalmente, quando inserido numa estratégia de digital que também visa atrair clientes, como é o caso do Inbound Marketing.
Para saber como desenvolver uma estratégia de conteúdos eficaz e aprender a produzir conteúdo direcionado para as personas do seu negócio e para a fase em que se encontram na jornada de compra, faça o download do nosso guia prático.