Marketing Digital: 3 Métricas Cruciais Para a Sua Estratégia!
O Marketing Digital tem uma grande vantagem quando comparado com o tradicional: a sua mensurabilidade. Se desenvolvermos uma estratégia bem estruturada, conseguimos medir tudo: gastos por plataformas e respetivos ganhos, pessoas alcançadas, taxas de abertura de emails, cliques gerados, leads convertidos e muito mais!
No entanto, para conseguir efetuar um cálculo preciso, saber que retornos está a obter e em que oportunidades deve apostar, é fundamental utilizar algumas métricas. Neste artigo, explicamos-lhe aquelas em que deve apostar para saber se o seu plano de Marketing Digital está no bom caminho ou se é necessário limar algumas arestas.
3 Principais métricas do Marketing Digital:
1. Retorno Sobre o Investimento (ROI)
O ROI (Return On Investment) é uma métrica essencial em qualquer estratégia de Marketing Digital, pois permite verificar se o seu investimento está a gerar bons resultados. Ao calcular a taxa de retorno, perceberá se deve apostar mais num ou noutro tipo de estratégia. A fórmula de cálculo do ROI consiste na diferença entre o ganho obtido e a quantia investida.
ROI = Valores Adquiridos – Importâncias Investidas
Para obter um cálculo correto, é necessário verificar com cuidado todo o investimento feito. Mas esta análise gera algumas dúvidas e cria estimativas desajustadas.
Vejamos o seguinte exemplo: Investiu 500 euros em anúncios no Google Adwords e conseguiu um total de 50 leads. Isto significa que o custo por lead foi de 10 euros? Não. Para verificar o valor real de cada lead gerado, deverá incluir nas importâncias investidas os gastos que teve com os colaboradores que produziram a campanha de anúncios no Adwords, bem como os custos com as ferramentas que utilizou para monitorizar os resultados e efetuar análises.
Ao realizar este tipo de cálculo, estará a fazer uma avaliação separada, algo que muitas empresas fazem para verificar os resultados de cada plataforma e perceber quais as que funcionam melhor.
Há que considerar sempre os valores investidos em produção ou aquisição de conteúdos, no hosting do site, em Facebook Ads, plataformas de acompanhamento e análise de resultados, email marketing, entre outros. Só fazendo esta avaliação completa perceberá se está a ser bem-sucedido na sua estratégia de Marketing Digital.
2. Custo por Lead (CPL)
Um lead é alguém que demonstrou interesse nos seus serviços, produtos ou conteúdos, seja através do download de algo que partilhou, seja através da subscrição da newsletter ou blog da sua empresa. No fundo, representa um potencial cliente.
Com o CPL (também designado Custo por Lead Qualificado), é possível determinar quanto custou efetivamente cada lead. Este cálculo é efetuado através da divisão do valor investido pelo número de leads gerados nas diversas plataformas em que apostou para seguir a sua estratégia de Marketing Digital.
CPL = Importâncias Investidas : Número de Leads Conquistados
Neste cálculo, deve ter em conta um pormenor: nem todos os leads se enquadram no seu público-alvo, ou seja, nem todos são qualificados, apesar de esse ser o grande propósito das estratégias digitais.
Muitos leads não avançam para o patamar seguinte, não se transformam em clientes efetivos. Mas também para estes poderá definir uma estratégia específica, desenvolvendo neles a necessidade de ter aquilo que lhes oferece.
No cálculo do CPL, deverá ter este fator em consideração, se quiser uma análise mais completa e precisa e se verificar quais são os leads qualificados.
Ainda sobre o Custo por Lead, saiba que não existe uma média universal. O mesmo valor por lead pode representar muito para uma empresa e pouco para outra. Cabe a cada organização verificar qual deve ser o valor médio de CPL, tendo em conta os gastos efetuados.
3. Custo Por Aquisição (CPA)
Na verificação do sucesso ou insucesso da sua estratégia digital, é fundamental avaliar o número de vendas alcançadas e o investimento que foi necessário para as conquistar. Calculando essa diferença, obtém-se o Custo por Aquisição.
CPA = Importâncias Investidas : Número de Vendas
Após verificar os valores que resultam deste cálculo, é essencial confirmar se está a ter lucro e se o mesmo é significativo para aquilo que pretende com a sua estratégia digital ou para a continuidade do seu negócio.
Estas são as principais métricas que deve considerar na avaliação da sua estratégia de Marketing Digital. Poderá optar por efetuar avaliações individuais de cada plataforma ou analisar a estratégia no geral. Estas verificações devem ser frequentes, pois permitem reavaliar o seu plano e, caso seja necessário, efetuar as alterações que propiciarão a melhoria de resultados. Isto porque nem sempre se acerta à primeira!
Se está a iniciar-se no mundo do Marketing Digital, saiba desde já que não é fácil delinear uma estratégia. Porque queremos auxiliá-lo nesta tarefa, partilhamos consigo o nosso ebook de Marketing Digital para Empreendedores. Neste guia encontrará todas as dicas para implementar uma estratégia e atrair novos clientes. Faça o download gratuito e revolucione o Marketing Digital do seu negócio!