SEO, já aqui falamos como esta ferramenta pode ajudar o site do seu negócio a alcançar um bom posicionamento orgânico nos motores de pesquisa. As práticas de SEO são ainda mais importantes quando se trata de otimizar sites de negócios locais.
Quando um potencial cliente faz uma pesquisa na internet à procura de um produto ou serviço, como por exemplo, um restaurante, ele procura um bom negócio, o mais próximo possível da sua localização. O SEO vai ajudá-lo a alcançar esses potenciais clientes, aqueles que fazem uma pesquisa local, melhorando o seu posicionamento nos motores de pesquisa. Para isso, é preciso que comece agora a implementar boas práticas de SEO no seu site, que irão fazer toda a diferença.
1. Tenha as informações do seu negócio bem visíveis e atualizadas
Nome, endereço e contactos são três informações essenciais para o seu negócio e que não podem faltar nas práticas de SEO, se quiser potenciar o seu negócio local. Porquê? Para além de serem o seu cartão-de-visita online, contêm as palavras-chave que normalmente um cliente utiliza quando faz uma pesquisa. Por isso, estas informações têm que estar visíveis em todas as páginas do seu site para que não escape aos olhos do cliente, nem aos olhos dos motores de pesquisa, ao mesmo tempo que contribui para o SEO local.
2. Registe a sua empresa no Google My Business
Esta é outra prática de SEO local que não pode faltar. Se um cliente pesquisar no Google, por exemplo, informações muito parecidas com as que registou nesta plataforma, a sua empresa irá aparecer logo no lado direito, de forma destacada, quando mostrar os restantes resultados da pesquisa.
Para que esta prática de SEO funcione realmente, tem que completar bem o perfil da sua empresa. Esses dados vão ajudar o Google a conseguir caracterizá-lo melhor num mar de empresas, aumentando as possibilidades de obter maior visibilidade nas pesquisas locais. Para além de que, ao aparecer destacado, vai ser mais credível ao cliente. O Google My Business também inclui a sua morada no Google Maps e cria um perfil no Google+.
3. Dê atenção às avaliações dos clientes
Cada vez mais é frequente os consumidores procurarem avaliações sobre um negócio deixadas por outros clientes. Por isso, use este campo a favor das suas estratégias de SEO local. Responda sempre às avaliações que fazem ao seu serviço/produto, mesmo que estas sejam negativas. Nestes casos, aproveite para tentar perceber o que correu mal e como pode melhorar, numa próxima vez, a experiência do cliente. Vai demonstrar que é uma empresa que se preocupa com os clientes e que quer realmente responder às suas necessidades.
Estas avaliações também irão trabalhar para o SEO local do seu negócio, uma vez que depois aparecem no Google My Business e em alguns sites de avaliação de serviços. Por isso, incentive os seus clientes a deixarem online uma avaliação sobre a sua empresa.
4. Invista no conteúdo local
Se está a promover o seu negócio dentro de uma cidade/região, deve trabalhar o SEO para essa região. Crie conteúdos que falem sobre a cidade em que está inserido. Alie as estratégias de SEO às de Inbound Marketing e dê a conhecer a sua cidade e não exclusivamente o seu negócio.
5. Aproveite os diretórios locais
Já reparou que sempre que pesquisa uma empresa num local, aparecem na pesquisa sites com listas de empresas daquele local específico? É por isso que os diretórios online não podem faltar numa estratégia de SEO local. Para além de ter links externos que apontam para o seu site, as suas informações vão ser repetidas inúmeras vezes. Em termos de SEO, isto vai dizer ao Google que a sua empresa está a ser muito mencionada online, melhorando o seu posicionamento nos motores de pesquisa.
6. Trabalhe num site responsivo
É cada vez mais importante que um site seja responsivo, em termos de boas práticas SEO, para atrair potenciais clientes. A maioria das pessoas procura produtos/serviços a partir de dispositivos móveis. Se o seu site aparecer todo desformatado, o cliente vai perder a paciência e o mais provável é abandonar o site.
Por isso, se quer aumentar a sua visibilidade local, o seu site tem que ser mobile-friendly. Esta é uma das estratégias de SEO obrigatórias para conseguir chegar ao cliente nos dias de hoje.
Todas estas boas práticas de SEO vão contribuir para que o site do seu negócio local aumente o posicionamento e atraia mais clientes. Um bom trabalho de SEO não é difícil, mas requer atenção a pormenores que podem fazer a diferença. Para facilitar o seu dia-a-dia, disponibilizamos uma checklist com as práticas regulares para um bom SEO. Assim, não vai deixar escapar nenhuma.
Ter um site responsivo, conteúdo relevante e informações consistentes sobre a sua empresa é meio caminho para que o cliente o consiga encontrar online. Se mesmo assim ficou com algumas dúvidas ou se acha que ainda não é capaz de aplicar estas estratégias de SEO, peça-nos uma avaliação gratuita ao seu site. Nós damos-lhe sugestões de melhorias e otimizações. Não perca esta oportunidade para atrair novos clientes e aumentar as vendas!