Site atrasado ou lento é um dos motivos que leva uma pessoa a abandoná-lo e a procurar alternativas. Quem é que não desespera quando encontra um site que não só demora demasiado tempo a abrir como também a descarregar o conteúdo? Isto é um problema comum, acontece demasiadas vezes nos sites, e pode conduzir à perda de visitantes, clientes e/ou potenciais clientes.
Uma pessoa espera, em média, cerca de 5 segundos que um site descarregue o conteúdo. Se demorar mais do que isto, a pessoa abandona-o e procura outro mais rápido e com a mesma informação. Um site lento condena à partida que os seus visitantes nem vejam as informações sobre a empresa ou sobre os seus produtos/serviços.
Provada que está a importância da velocidade de um site, importa ir ao concreto. Queremos ajudá-lo a otimizar o seu site. Queremos que carregue mais rápido, que fique mais ágil e simpático para a navegação, que fique mais veloz. Reunimos para si 3 ferramentas que deve usar para testar a velocidade do seu site, bem como 3 boas práticas adicionais que o vão ajudar a otimizá-lo.
3 Ferramentas para testar a velocidade do seu site
Já existem imensas ferramentas gratuitas que conseguem testar a velocidade do seu site e identificar os elementos a que deve estar atento para o otimizar. São ferramentas que, feita a análise, identificam problemas e dão sugestões de melhorias. Deixamos aqui algumas que vale a pena experimentar:
1. Google PageSpeed Insights
Já aqui falamos do PageSpeed Insights, da Google. Esta é uma das ferramentas mais usadas por quem trabalha o SEO. Ao inserir o URL do site na ferramenta, este vai ser analisado em versão mobile (velocidade e experiência) e em desktop (velocidade). Cada uma dessas versões será avaliada de 0 a 100 sendo que, quanto mais perto de 100, melhor estará o seu site em termos de velocidade de carregamento.
Esta ferramenta mostra ainda uma lista detalhada dos problemas encontrados no carregamento do site:
- As principais causas para do site estar lento com sugestões sobre o que corrigir urgentemente;
- Os elementos que pode corrigir mas que não são prioritários;
- Os elementos positivos da página.
2. Pingdom Website Speed Test
Esta ferramenta, usada juntamente com a do Google, vai dar-lhe todas as informações acerca do seu site. Para além de uma nota de classificação, o Pingdom Website Speed Test também diz quantas requisições são feitas pela página do site, quanto tempo demora a carregar e o tamanho total dos arquivos presentes.
Mas esta ferramenta vai ainda mais ao detalhe. Depois da avaliação, é apresentado um gráfico que lhe diz quanto tempo demora a carregar cada item do site, da requisição à resposta.
3. GT Metrix
A GT Metrix é uma ferramenta bastante completa para avaliar o seu site. A análise utiliza 27 critérios e em cada critério destaca os elementos do site que devem ser otimizados.
A sua forma de utilização é muito semelhante com a ferramenta anterior. Para além da sua complexidade o que se destaca é o índice de classificação YSlow, um programa de código aberto que avalia a velocidade do site baseada nas regras de performance definidas pelo Yahoo.
3 Dicas para otimizar o seu site
Apesar das ferramentas que sugerimos já indicarem que elementos deve otimizar e qual a sua prioridade, é preciso saber como o fazer. E, para além disso, é preciso que adote nas suas rotinas de gestão do site e do seu conteúdo, boas práticas que contribuem para a sua otimização constante. Deixamos aqui 3 sugestões:
1. Comprimir imagens
É comum pensar-se – erradamente – que para ter imagens de qualidade no site, estas têm que ser enormes, ter tamanhos grandes e serem pesadas. No entanto, já existem ferramentas que conseguem comprimir o tamanho da imagem, sem prejuízo da qualidade da mesma.
Para quem utiliza ferramentas de edição de imagens, deve ter o cuidado de otimizar todas as imagens que use no site também aí. Atualmente, essas ferramentas já vêm equipadas com a função de exportar a imagem para web. É simples.
Visto que a maior parte dos sites são compostos essencialmente por imagens, ao reduzir o seu tamanho, o carregamento vai ser muito mais rápido.
2. Evitar muitos plugins
Os sites em WordPress costumam ter o problema de excesso de plugins, o que diminui a velocidade do site. Antes de utilizar um plugin, analise os recursos que este vai consumir e dê preferência aos plugins que adicionem funções necessárias ao site.
É necessário que avalie a velocidade do seu site regularmente, para que possa ter uma noção do desempenho que tem para o seu negócio. É preciso que perca tempo com esta questão e que, após a avaliação, proceda às melhorias sugeridas. Quanto mais rápido e funcional estiver o site, melhor para si e para a sua empresa. Acredite, ganha em visitas, clientes e potenciais clientes.
Caso esteja também a pensar em reformular o site, esta é uma ótima altura para testar a sua velocidade.
3. CSS, Javascript e HTML
Por vezes, os programadores organizam os dados de um site de tal forma que criam “linguagem” desnecessária, acabando por prejudicar a velocidade do site. Se retirar todas as linhas, espaços e comentários de programação, que são apenas indicadores de organização, vai conseguir resolver este problema.
Se não percebe muito de linguagem de programação ou se não quiser fazer esta “limpeza” manualmente, pode experimentar o Minify Code, Autoptimize e Better WordPress Minify para auxiliar nesta tarefa.
Se implementar tudo o que aqui dissemos no seu site, vai conseguir otimizá-lo e atrair mais clientes para o seu negócio. Tem dúvidas? Não se sente à vontade para o fazer sozinho? Quer mais esclarecimentos sobre este assunto? Faça uma avaliação gratuita ao seu site, nós dizemos-lhe os problemas que apresenta. Aproveite esta oportunidade e atraia mais visitas, converta leads e gere vendas.
A otimização de um site é fundamental para uma boa estratégia de marketing digital. Para o ajudar nesse campo, partilhamos consigo o ebook de planeamento de marketing digital. Vale a pena dar uma vista de olhos!